Panorama: Fuerzas Comando 2018

Por Mateus Barbosa

Entre os de 16 e 26 de julho aconteceu a competição Forças Comandos 2018 no Panamá, a competição envolveu unidades policiais e forças armadas de 17 países, sendo eles, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Panamá, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago e os Estados Unidos.

Objetivo da Competição Forças Comandos é adestra as unidades de Operações Especiais dos Países das Américas no que tange ao combate ao Narcotráfico, Terrorismo e Pirataria além de promover as relações e trocas de experiências entre os países participantes nesse evento que acontece uma vez no ano e é organizado pelo Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM).

Cada equipe participante é formada por 7 militares sendo, 4 militares da equipe de assalto, 2 militares atiradores de elite e 1 militar suplente. O Brasil em 2018 participou com uma equipe formada por militares do COpEsp (Comando de Operações Especiais do Exercito Brasileiro) que foram provados em diversos ambientes, sendo eles, Capacidades Físicas, Táticas, Avaliações aquáticas, Pistas de Obstáculos, Macha Forçada, Tiro, Combate Urbano dentre outras atividades.