ADSUMUS: 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realiza exercício operativo “SubexRib” em Outeiro-PA

Militares do 2ºBtlOpRib em instrução de progressão
da tropa em conduta de combate
O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realizou o exercício operativo denominado “SubexRib”, na região de Outeiro (Distrito de Belém-PA), no período de 9 a 12 de julho. A ação teve como objetivo adestrar as subunidades de combate (companhias, pelotões e esquadras de tiro) do batalhão dentro do contexto das operações ribeirinhas e observar na prática o emprego de uma força de emprego rápido no teatro de operações da Amazônia Oriental.
Para a realização do “SubexRib”, foram simulados ataques a duas localidades distintas. Nesse contexto, os militares tiveram de aplicar conhecimentos de técnicas básicas de combate como: progressão da tropa em conduta de combate; técnicas de ação imediata para os ambientes fluvial e terrestre; ataque coordenado; e patrulha ribeirinha. Ainda para uma melhor aplicação prática, foi confeccionado o caixão de areia, uma maquete que permite a representação real da superfície do solo e suas características em três dimensões.
Militares do 2ºBtlOpRib em instrução no caixão de areia
O Comandante do 1º Pelotão do 2ªCiaFuzNav, Primeiro-Tenente Fuzileiro Naval Pedro Tomé Barreto Almeida, comentou sobre a ação: “Foi uma manobra de grande enriquecimento doutrinário, uma vez que as tarefas mesclavam duas perspectivas elencadas na missão do 2°BtlOpRib: a realização de operações ribeirinhas e de operações terrestres de caráter naval”.
Fonte: MB

3 Comentários

  1. Já está mais que na hora dos Fuzileiros Navais Brasileiro serem declarados a 4ª Força Armada do Brasil e terem seu próprio orçamento, sua hierarquia mudada para se distinguir da Marinha e ter até suas aeronaves próprias de Asas fixas e Rotativas

  2. Não é tira de borracha. É um “LIRP” em voltas atrelados ao guarda-mato do M-16. Em Operações no ambiente Ribeirinho é muito útil. ??

Comentários não permitidos.