ADSUMUS: 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realiza adestramento em aeronave UH-15 Super Cougar do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2)

Adestramento de embarque tático na aeronave “Super Cougar”
Nos dias 5 e 6 de julho, o 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realizou instrução para os pelotões da 1ª Companhia de Fuzileiros Navais (1ªCiaFuzNav) com a aeronave Super Cougar, do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2). A atividade teve como objetivo complementar o adestramento das subunidades com os meios aeronavais. Ela foi realizada nas antigas instalações do 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, onde deve ser implementado o Esquadrão de Helicópteros da Marinha do Brasil em Belém-PA.
O adestramento foi dividido em duas fases: na primeira, foram realizadas instruções teóricas no Hangar da Ala 9, organização militar da Força Aérea Brasileira em Belém-PA, com ênfase no embarque e desembarque das equipes na aeronave estática e em solo. Na etapa seguinte, os militares colocaram em prática o que absorveram na teoria.  Em voo, as equipes da 1ªCiaFuzNav puderam realizar uma simulação de infiltração em locais de desembarque previstos no Teatro de Operações da Amazônia Oriental, tendo como base doutrinária as operações ribeirinhas no contexto da Amazônia Oriental.
Aeronave decola com equipes da 1ªCiaFuzNav do 2ºBtlOpRib
O Comandante da 1ªCiaFuzNav, Capitão-Tenente Fuzileiro Naval Thiago André Ximenes Almeida, comentou sobre a missão: “Esse adestramento possibilitou uma melhor sinergia entre militares do 2ºBtlOpRib e os meios aeronavais. A atividade proporcionou o correto posicionamento tático dos grupos de combate de uma companhia de fuzileiros navais dentro de uma aeronave de asas rotativas”. O emprego de helicópteros em conjunto com a tropa possibilita uma melhor operação entre os meios aeronavais e os fuzileiros navais para a realização do deslocamento por meio de helicóptero.
Fonte: MB

1 Comentário

Comentários não permitidos.