HANGOUT PLANO BRASIL – Coréia do Norte, Cúpula de Singapura e suas implicações

Hangout do Plano Brasil tratando sobre a Cúpula de Cingapura, o esperado encontro entre Kim Jong Un e Donald Trump, e suas implicações para a Coréia do Norte e demais atores envolvidos.

Com as participações:

Renato do Prado Kloss
Bacharel em Relações Internacionais pelo IBMEC-MG (2013) e Mestre em Estudos Estratégicos pela University of Reading (2017). Atualmente, focado nas áreas de Estratégia, Segurança, Defesa e Assuntos Asiáticos. Tem experiência nas áreas de Relações Internacionais, Estratégia e História Militar.

Tito Lívio Barcellos Pereira
Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2009), bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é integrante – grupo de estudos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humans (FFLCH-USP) e mestre em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança pelo Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST-UFF). Atualmente doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais  pela UFRGS.
É integrante do grupo de estudos sobre Rússia e Espaço pós-soviético pelo Laboratório de Estudos da Ásia (Departamento de História – USP) e pesquisador do Laboratório Defesa e Política[s] (INEST – UFF). Tem experiência na área de Geografia, Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase na área de Geopolítica, Geografia Regional, Rússia e Espaço pós-soviético.

 

Mediação: Luiz Medeiros – Equipe Plano Brasil.

4 Comentários

  1. A Cúpula de Singapura era um show político do Kim para fortalecer a imagem do presidente da Coreia do Sul Moon nas eleições locais que ocorreram uma semana depois do evento. Nestas eleições o partido de esquerda (comunista) de Moon obteve algo em torno de 90% dos postos do executivo dos governos locais da Coreia do Sul. Antes do Moon chegar no poder os conservadores mandavam na poítica do Coréia do Sul e estes isolaram o norte para tentar asfixia-la e acelerar sua derrocada e ai então realizar a reunificação com o norte enfraquecido. Quando o atual presidente Moon assumiu o poder, o Kim do norte esperou até a proximidade das eleições locais para do nada acenar com promessas de paz e prosperidade na península culminando com o show político na fronteira entre os dois países antes da cúpula de Singapura. Isso aumentou exponencialmente a popularidade do Moon que todos sabem ser comunista e desde que assumiu o poder só quer saber de mandar dinheiro para o norte, perseguir politicamente os conservadores, diminuir a força das forças armadas do sul, aumentar a influencia dos movimentos de esquerda e dos sindicatos do país, controlar a mídia local substituindo os seus responsáveis pode pessoas fiéis aos comunistas, aparelhar o estado com simpatizantes de esquerda, enfraquecer o vínculos com os EUA, emendar a constituição federal, etc ….. Depois do shows na fronteira das coreias e em singapura o norte está silente e escondido como sempre esteve e acredito pessoalmente que ele espera a proximidade das próximas eleições no sul para repetir o show da reunificação para então tentar dominar o legislativo do país e então dominar o sul ideologicamente. Neste caso será o norte que ditará as regras da reunificação (totalmente favorável a eles) com o dinheiro do sul. Esperem a aproximação das eleições do legislativo do sul para os próximos movimentos do Kim. O Presdente Moon do sul é pau mandado do regime comunista do Norte e deve fidelidade a este, e não ao sul.

    • Sr Andromeda1016.
      E como é que o Trump não soube disso? Imagino que existam pessoas na CIA que saibam falar Coreano, ou pelo menos saibam usar o Google tradutor.

      Sds

      • É claro que eles sabem, mas o Trump também tinha interesses políticos pessoais no encontro com o Kim. O seu principal conselheiro de segurança john bolton era da linha dura e não queria a aproximação com a coreia do norte pois sabia da palhaçada mas o Trump queria se promover politicamente também e como precisava de distração para o seu problema de vínculo com a russia durante a sua eleição se aproveitou politicamente do evento também. No fundo tanto o kim como o trump queriam esse teatro todo para atender interesses pessoais. Olha só como as coisas estão agora, só não voltou para o estágio letárgico e beligerante de sempre pois ainda precisam manter as aparências para os movimentos futuros.

  2. Parece que cuba vai ter nova constituição em que será prevista a PROPRIEDADE PRIVADA… que maravilha !!!… descobriram o óbvio, após quase 70 anos… propriedade privada funciona !!!… não são uns fofos ???… agora só falta a coreia malvadona do norte cair na real… 🙂

Comentários não permitidos.