A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) assina Termo de Cooperação com a Nitro Química

No dia 27 de junho de 2018, durante a RIDEX (Rio International Defense Exhibition), foi assinado, pelo Gen Div R1 Celso José Tiago, Diretor-Presidente da IMBEL e pelos Sr Marcos Barros Cruz e André Dameto, Diretores-Gerais da NITRO QUÍMICA, um termo de cooperação entre ambas Empresas, visando à cooperação técnica para o desenvolvimento da indústria de nitrocelulose no Brasil.

Por força de lei, a IMBEL deve promover, com base na iniciativa privada, a implantação e desenvolvimento da indústria de material bélico de interesse do Exército. Assim como, pelo seu Estatuto Social, a Empresa deve fomentar a Base Industrial de Defesa e atividades correlatas essenciais para a IMBEL cumprir, dentre outros objetivos, as exigências de mobilização do País.

Pelo acordo, as empresas se comprometem com os Objetivos Estratégicos do País na área da Defesa, cabendo à IMBEL oferecer assessoramento para que a NITRO QUÍMICA fique em condições de produzir nitrocelulose grau militar, atendendo ao interesse da Mobilização Nacional. À NITRO QUÍMICA, por sua vez, caberá a prestação de assistência técnica para melhorar os níveis de manutenção e produtividade da FPV.

Na ótica do Planejamento Estratégico da Empresa, a cooperação com a Nitro Química está diretamente inter-relacionada com quatro Objetivos Estratégicos (OE) da IMBEL:

  • OE 1.1 – Alcançar sustentabilidade financeira;
  • OE 1.2 – Contribuir para o fortalecimento da infraestrutura industrial de defesa;
  • OE 2.2 – Alcançar participação relevante e sustentável de mercado; e
  • OE 4.3 – Contribuir para a capacidade de mobilização industrial.

Buscando ampliar seus mercados, as empresas também trabalham juntas para o desenvolvimento de novos produtos a base de nitrocelulose.

Das ações decorrentes da cooperação IMBEL – NITRO QUÍMICA, destaca-se a futura aquisição de nitrocelulose grau militar produzida pela IMBEL e a sua exportação pela NITRO QUÍMICA para os mercados mundiais em que a atua.

A celebração desse acordo, condicionado pela legislação vigente e direcionado para os Objetivos Estratégicos da IMBEL, representa uma significativa contribuição para o cumprimento das missões e a consecução dos objetivos da Empresa.