Ilustração: Navios e submarinos representando 15 nações parceiras internacionais em estreita formação durante o exercício Rim of the Pacific (RIMPAC) 2014. Foto: Marinha dos EUA
Tradução e adaptação- E.M.Pinto
A Marinha do Brasil cancelou sua participação na manobra naval multinacional Rim of Pacífico (RIMPAC) 2018 devido a cronogramas operacionais.
A informação foi divulgada no USNI News que afirmou que a retirada da Marinha do Brasil do exercício foi confirmada pela 3ª Frota dos EUA. Esperava-se que o Brasil participasse do exercício no qual reuniria 25 nações pela primeira vez porém, após a retirada da edição de 2016 o Brasil repete o feito. Como foi o caso neste ano, o Brasil citou compromissos de cronograma imprevistos como motivo para cancelar a participação.
O Brasil não havia planejado enviar navios para participar da RIMPAC 2018 e nenhum exercício terá que ser modificado para se adaptar à falta de pessoal da Marinha do Brasil, segundo o relatório. Os outros três estreantes no RIMPAC 2018 são, Israel, Sri Lanka e Vietnã, os quais participam como programado, já a China foi convidada a não participar.
O exercício RIMPAC começou em 29 de junho e está programado para terminar em 2 de agosto, após mais de um mês de cooperações, Neste evento é a primeira vez que uma nação não-fundadora, o Chile, ocupará uma posição de liderança de comandante de componente. Este ano também contará com lançamento ao vivo de um Míssil Anti-Navio de Longo Alcance (LRASM) de uma aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos, bem como, de mísseis pela Força de Autodefesa do Japão.
Além disso, pela primeira vez desde RIMPAC 2002, que o 3º Centro de Comando da Frota dos EUA se mudará de San Diego para Pearl Harbor para apoiar o comando e controle de todas as forças da 3ª Frota na área de responsabilidade da Terceira Frota, incluindo forças que operam no Pacífico Ocidental. O Centro de Comando da Frota será estabelecido em um comando e controle conjunto implantável no Hospital Point para a primeira parte do exercício e, em seguida, a transição para a USS Portland (LPD 27) para o restante do exercício.
Marinha do Brasil não participa nem mais de seus Deveres. Principalmente em atuar junto de outros.
Todo castigo para a MB é pouco! Quem mandou acreditar na fábula do “Brasil-PuTênfia” e embarcar no PROSUB, que por sinal está sendo investigado pela força tarefa da Lavajato e pelo MP francês? Agora está arcando com as consequências.
Enquanto isso o EB e a FAB, que não se deixaram enganar, seguem seus programas de reequipamento.
Participar do RIMPAC NUNCA foi dever da MB (e sequer do seu interesse).
Tanto é assim, que desde o primeiro exercício, em 1971, o Brasil jamais participou.
Aliás, o próprio nome do exercício “Rim of the Pacific” (Anel do Pacífico) já diz tudo…Ou o brasil agora é uma nação banhada pelas águas do Pacífico?
Ao contrário do que você afirma participar do RIMPAC é de todo o interesse da MB pelo fato de ser o mais abrangente e complexo exercício naval do mundo sendo a oportunidade de atuar em conjunto com marinhas de primeiro nível como é o caso da própria US Navy, da Força Marítima de Autodefesa do Japão e da Marinha Real Australiana. Ou seja, seria uma fonte preciosa de aprendizado para a nossa marinha.
Contudo, e como todos sabemos, a MB simplesmente não tem navios para deslocar até o Havaí, onde o exercício é realizado, pelos equívocos de ordem política que coloquei acima, que estão a cobrar um preço altíssimo da força.
Para finalizar o fato do exercício ser realizado no Oceano Pacífico não impede outros países não banhados pelo mesmo de participar. Em edições anteriores tivemos a participação da Marinha Real Britânica e da Marine Nationale Francesa. E nessa edição temos a participação das IDFs, cujo país é banhado pelo Mar Mediterrâneo.
Ps: HMS TIRELESS SEU COMENTÁRIO ESTAVA ATÉ SEGUNDO OS PADRÕES PARA CONTRIBUIR PARA O DEBATE, RETIREI ESSA ULTIMA PARTE POIS NADA TEM A VER COM O CONTEÚDO APRESENTADO!
O fato é que nos 57 anos de existência do RIMPAC, inclusive no auge do regime militar…A MB nunca participou destes exercícios.
E o custo/benefício de participar, ou não, quem pode determinar é a própria MB, não o sr. ou eu.
E a julgar pelas decisões da MB ela não considerou ser do seu interesse, provavelmente em termos de custo/benefício…
Certamente que países extra-Pacífico podem participar como convidados, mas sempre são muito poucos comparados ao número de países participantes situados no Pacífico. São a exceção e não a regra!
E vc erra o dizer que França e Reino Unido são países ausentes das águas do Pacífico, porque ambos tem territórios ultramarinos no Pacífico.
Uma vez que a primeira edição do exercício se deu em 1971 são 47 anos e não 57 anos do mesmo sim!?
Quanto ao custo benefício de participar do exercício é algo que a MB simplesmente não pode avaliar pois não tem navios suficientes para tal visto que a frota de superfície hoje é dia é uma risível piada. Para enviar uma fragata ao Líbano com o fim de cumprir com seus compromissos com a UNIFIL faz-se necessário canibalizar outros navios da mesma classe, comissões para a África que deveriam ser feitas por fragatas estão sendo feitas pelos navios patrulha da Classe Amazonas e por aí vai. E tudo isso são fatos caudalosamente descritos nos sites de defesa e geopolítica e não meras ilações.
E a falta de meios para tal é fruto de uma decisão política equivocada da Força, alinhada com um grupo político que então se encontrava no poder e cujos perversos frutos estão sendo colhidos hoje e ainda o serão por um bom tempo.
Quanto à participação de Marinhas de fora do Pacífico no exercício, tem sido mais frequente. Além das já citadas Royal Navy e Marine Nationale também a Real Marinha Holandesa, a Real Marinha da Noruega e a Marinha indiana, todos eles países não banhados pelo Oceano Pacífico, participaram visto reconhecer a importância do mesmo para ao adestramento dos seus integrantes e também para testar a proficiência dos seus meios navais.
47 anos, está correto.
Bem, vc esta aqui para fazer doutrinação política da submissão, não discutir os fatos, por isto despeja um monte de inverdades que não correspondem a realidade.
PRA QUE SERVE AS FORÇAS ARMADAS NO braziu senhor HMS TIRELESS ??? ….
Diante de tudo isso que presenciamos sendo feito neste pais…eu gostaria de fazer aqui uma pergunta para quem é militar…e que me respondessem com toda a sinceridade…rs…PRA QUE SERVE AS FORÇAS ARAMADAS NO braziu ???…PRA MIM PARECE UM GASTO INÚTIL DIANTE DE TUDO ISSO QUE SE VÊ SENDO FEITO NESTE PAIS !!! ….
Por esse comentário venho lhe dizer que esse seu pensamento sobre o papel das FFAA está totalmente equivocado!
Se a marinha não serve pra nada, porque todos país as tem? É claro que temos devemos ter uma marinha. Pela que somos um país desorganizado e endividado, senão poderíamos ter uma marinha descente e de um tamanho de acordo com as reais necessidades do Brasil.
“Mateus Barbosa
12 de julho de 2018 at 11:58
Por esse comentário venho lhe dizer que esse seu pensamento sobre o papel das FFAA está totalmente equivocado!”
Vc pensa que foi coincidência o anuncio daquela pilantragem da “fusão” da Embraer ser feita bem em cima da celebração do aniversario de Santos Dumont?!…o dono da Dolly quando foi preso em sua fabrica relatou que uma procuradora entrou no lugar segurando uma lata de coca…estas desgraças além de estarem desmantelando toda a nossa nação para mantê-la atrasada, subdesenvolvida e subserviente a eles ainda por cima DEBOCHAM da nossa cara!!!…não precisamos ser subservientes aos eua para sermos capitalistas…os eua não são os inventores e nem os donos do capitalismo…por isso a europa e os eua são tão lindos…mandamos dinheiro pra lá o tempo todo...existiu uma nação chamada Brasil, que se transformou em depósito de matéria prima dos eua...
MAS JÁ QUE É PARA ENTREGAR TUDO POR QUE NÃO PRIVATIZAMOS AS FORÇAS ARMADAS !?…já que o temer privatizou tudo entregando aos estrangeiros não existe mais motivos para o braziu ter Forças Armadas…não há mais nada pra defender…tudo já está nas mãos dos países estrangeiros…temer poderia privatizar as Forças Armadas economizando dinheiro gasto com essa estrutura…
O braziu NÃO é mais um pais Soberano…Se não há soberania, se não há patrimônios a defender, se o braziu NÃO É mais dos brasileiros, NÃO FAZ O MENOR SENTIDO a sociedade arcar com gastos ASTRONÔMICOS para manter Forças Armadas que já NÃO TÊM finalidade nenhuma!!!…me desculpe senhor Mateus..com todo o respeito, mas equivocada é esta mentalidade da maioria dos militares de hoje…de que “O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”…hoje patriotismo é entreguismo e destoar disso é comunismo…
NAÇÃO PÉRFIDA DE RÉPROBOS!!!…toda a riqueza e poder que conquistaram foram através de guerras , desgraças , trapaças e sujeiras…se não fosse a França ainda seriam uma colônia insignificante da Inglaterra hoje…podem destruir ou arruinar tudo deste lugar…MAS A MIM NUNCA FARÃO CURVAR…pois eu HONRO minha Mãe e meu Pai com o meu sangue e minha alma…NA DERROTA, NA DESGRAÇA, NA RUÍNA E NO QUE FOR…podem se apossarem ou destruírem a Embraer…mas JAMAIS conseguirão destruir a imagem e a memória de SANTOS DUMONT…JAMAIS conseguirão apagar os feitos dele da historia…JAMAIS conseguirão apagar a estrela dele…é uma nação de parasitas…que vive de sugar o sangue e o suor de outros povos…mas nada é para sempre…e algum dia vcs cairão…e o impacto da queda será proporcional ao tamanho que conquistaram as custas de sangue e desgraça…e o mundo então entendera que nunca foram grandes…mas sim somente ricos…e a riqueza é como a onda do mar…vai e volta…
Brava gente brasileira! Longe vá… temor servil: Ou ficar a pátria livre. Ou morrer pelo Brasil :
https://www.youtube.com/watch?v=6OM20Kd0N2o
Especial Santos-Dumont A redescoberta de Santos-Dumont :
http://infograficos.estadao.com.br/especiais/a-redescoberta-de-santos-dumont/
Meus parabéns! Assino embaixo.
Obrigado amigo Ferreira Junior….
Demoiselle é obra-prima de inventor :
http://infograficos.estadao.com.br/especiais/a-redescoberta-de-santos-dumont/demoiselle-360.php
Henrique Dumont :
https://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_Dumont
As Forças Armadas no BRASIL servem para persuadir comunistas. Se Embraer, que foi criada pelos MILITARES não tivesse sido privatizada, hoje caso já não tivesse sido devidamente saqueada pelo lulopetismo, seria uma pequena fabricante de avionetas. Trollzinho vai estudar. Caso a Embraer não se fundisse com a Boeing, tal qual Airbus e Bombardier, seria engolida.
Michel Temer, aliado do PT de longa data e criação do lulopetismo. Vice da Rainha da Mandioca com os votos de todos os petistas. Trollzinho você pode escrever dezenas, centenas de linhas, mas isso você nunca conseguirá mudar. Para desespero dos cleptocratas lulopetistas a direita acordou no BRASIL.
Salve 31 de Março de 1964.
ABAIXO O MALDITO FORO DE SÃO PAULO
BRAVO !!!… e o choro esquerdalha é livre e a realidade é um soco no estômago vermelhinho… 🙂
Nesse exato momento estamos pagando uma tal de banda vermelha nas contas de energia fornecida pelas distribuidoras que foram privatizadas para pagar os prejuízos deles…Também a Aneel já anunciou que autorizou aumento de 15,7% nas contas da Eletropaulo…é assim como funciona a privatização no braziu…se privatiza os lucros mas se socializa os prejuízos!….
Ou o braziu tem muito esperto ou o braziu tem muito otário…Na verdade acho que ele funciona tão bem porque tem muito dos dois…
Quer energia de grátis, MTroll, compre uma usina solar… o BNDES não financia pra vc, sujeito físico, mas para empreiteiras cumpanheiras, talvez alguns BILHÕEZINHOS… 🙂
“Marco
13 de julho de 2018 at 21:00
Trollzinho vai estudar. ”
Todo mundo é ignorante…só que em assuntos diferentes….
Quem disse que dessa cabecinha de vento não pode sair redemoinhos !!!… 🙂
“Não se espante com a altura do voo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar.”
Santos Dumont
È que existe uma aliança secreta á alguns anos entre o Brasil e a China. Como a China costumava participar e para 2018 os Estados Unidos a desconvidaram provocando um ato hostil para com ela subentendendo-se que os exercicios são um treinamento para futuras possiveis hostilidases contra ela. Como o Brasil é aliado da China encontrou uma desculpa fajuta para não participar.