França pode vender armas e equipamentos militares ao Azerbaijão

 

Banu Salmanli

Sabina Hasanova

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

O Azerbaijão observa com bastante interesse a redução de barreiras na cooperação com a França na esfera técnico-militar, disse o especialista militar Rashad Suleymanov ao Defence.az. O especialista militar disse que as empresas francesas iniciaram conversações sobre a venda de veículos militares e certos equipamentos para o Azerbaijão. 

O Naval group (ex- DCNS)  realizou reuniões com as Forças Navais do Azerbaijão sobre a construção de navios de guerra. Eles ofereceram embarcações OPV-90 para o Azerbaijão. A ECA Robotics Company ofereceu sistemas de desminagem submarina, equipamento de inteligência e a empresa “MBDA Systems” ofereceu sistemas de defesa aérea e de mísseis para a guarda costeira.

“Azeraeronavigation (AZANS) realiza a construção do sistema aeronáutico no sistema de aviação civil do Azerbaijão. Esta empresa continua a negociar alguns projetos. Além disso, é possível obter dispositivos ópticos da Vectronix Company, que faz parte do Safran Group. Por isso, as empresas francesas consideram a cooperação multifacetada com o Azerbaijão ”, disse Suleymanov.

“A MBDA Systems, a CİFAL Group, a Naval Group, a Airbus Defense, a Etienne Lacroix, a Nexter Systems, a Proengin, a Thales e outras empresas estarão representadas na exposição internacional de defesa ADEX-2018, a ser realizada em setembro em Baku”, observou ele.

“Além disso, o Azerbaijão tem interesse em caças Rafale produzidos pela empresa francesa“ Dassault ”, além de helicópteros da Airbus. Além disso, a Nexter Systems produz vários tipos de granadas, obuses que também podem estar no foco de interesse das tropas de artilharia do Azerbaijão. Seus obuses  Caesar provaram-se no mundo.

Além disso, a Alemanha também começou a tomar algumas medidas em relação ao Azerbaijão. Há um alívio nos embargos. Como é sabido, entre os países da Europa Central, a República Tcheca, a Eslováquia e a Polônia não impõem a proibição de suas empresas venderem armas ao Azerbaijão. A Itália também considera a cooperação com o Azerbaijão no campo da defesa ”, disse Rashad Suleymanov.

Segundo o especialista militar, haverá também um abrandamento dos embargos por parte dos países da Europa Ocidental, como o Reino Unido, a Noruega e a Suécia, que impõem embargo ao Azerbaijão devido ao conflito armênio-azerbaijano de Nagorno-Karabakh.

Fonte: Defence Az

4 Comentários

  1. Eu estou surpreso com essa matéria, achei que o Azerbaijão opta-se apenas por equipamento soviéticos / russos devido há este país está na aérea de influencia russa, acredito que as corporações russas de defesa estejam ofertando algo também ao governo do Azerbaijão encontra partida, enfim os equipamentos franceses são muitos bons, acho que dependendo dos preços e formas de pagamento o Azerbaijão poderá fazer um bom negócio. Tenho uma duvida em relação a Armênia que possui divergências com o Azerbaijão isso poderia criar uma corrida armamentista e aumentar ainda mais as tensões entre os dois.

  2. Logo o Azerbaijão terá Rafales em sua força aérea e aqui se tivermos 12 Gripens NG que mal terão combustíveis em Brasilia, já vai ser muito.

    • Como sempre, um pessimismo com hora e lugar marcado… a dois anos não se ouviria isso de sua pessoa… que coincidência, não?

    • Se informe melhor! A encomenda inicial brasileira é de 36 Gripens, tendo inclusive já o financiamento aprovado.

      Toda essa revolta é por causa dos acontecimentos de domingo?

Comentários não permitidos.