CONHEÇA O CENTRO DE INSTRUÇÃO DE BLINDADOS GENERAL WALTER PIRES

Santa Maria (RS) – O Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires (CI Bld) foi criado em 1996 na cidade do Rio de Janeiro. No ano de 2004, por motivos estratégicos, foi transferido para Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde segue até hoje.

A missão do CI Bld é a de especializar oficiais e sargentos das Forças Armadas do Brasil e de nações amigas na operação e manutenção de viaturas blindadas, bem como no emprego tático de frações blindadas e mecanizadas até o escalão subunidade. Além disso, o Centro coopera na avaliação de produtos de defesa.

O Centro é uma escola de armas combinadas por excelência, que conta, em seu quadro de instrutores, com militares altamente especializados nas diversas plataformas blindadas existentes no Exército Brasileiro. A sinergia advinda do trabalho conjunto de militares das diversas armas, quadros e serviços contribui para a excelência do ensino, tanto no domínio técnico do material, quanto no emprego tático das frações blindadas e mecanizadas.

Dentre os cerca de 23 cursos e estágios ministrados por ano no CI Bld, destacam-se, na área técnica, os da Família Leopard 1 BR, M113 e da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média de Rodas (VBTP-MR) 6×6 Guarani. No campo tático, o destaque vai para o estágio tático da Força-Tarefa Subunidade Blindada, Pelotão de Exploradores e o de liderança de pequenas frações de Cavalaria Mecanizada. Desde sua chegada a Santa Maria (RS), já foram especializados mais de 3.300 alunos, com uma média de cerca de 220 alunos por ano. Para essa tarefa, o CI Bld se utiliza, além das próprias viaturas blindadas, de diversos outros materiais de ensino.

A utilização de simuladores como ferramenta para a aprendizagem é de suma importância para o operador ou mecânico de viaturas blindadas, uma vez que os instrutores podem apresentar aos alunos problemas militares próximos da realidade e de difícil solução para o escalão considerado. O acompanhamento dos procedimentos que serão executados pelo instruendo pode ser executado de maneira fácil e oportuna, promovendo a excelência do processo ensino-aprendizagem. A Seção de Simuladores do CI Bld existe há cerca de 10 anos e possui larga experiência nesse tipo de atividade.

Por intermédio dos mais de 30 pedidos de cooperação de instrução conduzidos anualmente, o CI Bld coopera com inúmeras organizações militares do Exército, tanto da área de ensino quanto operacionais. O ensino no CI Bld é referência no âmbito das Forças Armadas brasileiras e internacionais. Ao longo de mais de 20 anos, utilizando tecnologia de ponta, instrutores capacitados e focados na atividade-fim do Exército Brasileiro, o CI Bld vem demonstrando ser um polo irradiador de conhecimento, constituindo-se na célula máter da transformação de nossas forças blindadas e mecanizadas. Assim, pode-se afirmar que, na área de blindados, todos os caminhos levam à Santa Maria e ao Centro de Instrução de Blindados.