Corveta project 22800 Uragan, realiza testes no lago Ladoga

Rustam- Moscou

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

O principal pequeno navio de mísseis “Uragan” (planta número 251) do project 22800 (código “Karakurt”) está em plena operação durante os testes de funcionamento da fábrica no Lago Ladoga.

Karakurt  será armada com o míssil de cruzeiro de longo alcance Kalibr-NK e o míssil anti-navio de médio alcance P-800 Oniks e têm uma autonomia de 15 dias com uma tripulação extremamente reduzida. 

O Project 22800 foi apresentado pela primeira vez publicamente pela Almaz em 2015 e deriva do Projeto 12300 Skorpion , projeto Almaz na década de 1990 para um barco de mísseis de deslocamento de 500 toneladas, os navios incorporam diversos avanços alcançados no projeto 21631, o Buyan. -M

As Karakurts apresentam uma superestrutura em mais furtiva com um mastro integrado que transporta quatro painéis de radar Phased Arrey .

O armamento primário consiste em mísseis de cruzeiro Kalibr-NK ou P-800 Oniks. mísseis anti-navio supersônicos transportados em oito células do sistema de lançamento vertical UKSK na parte traseira da superestrutura, atrás da ponte.

As corvetas construídas para a Marinha Russa serão equipadas com uma arma automática dupla de 76,2 mm AK-176MA, uma versão modernizada da AK-176 . Uma versão de exportação proposta pode conter uma arma italiana Oto Melara de 76 mm .

 Para a defesa anti-míssil, os dois primeiros navios terão apenas um par de CIWS baseados em armas AK-630M. A partir do terceiro navio, as Karakurts serão equipados com o novo sistema Pantsir-M. Ressalta-se que as corvetas não possuem capacidade de guerra anti-submarina .

 

https://www.youtube.com/watch?v=YrWFu0SL25o

As corvetas Project 22800 corvetas, codinome Karakurt ( viúva negra)são navios de uma nova classe de corvetas lança mísseis mísseis  em construção para a Marinha Russaque se destina a ser um complemento de água azul mais navegável que as corvetas da classe Buyan-M ,as quais foram projetadas para a zona litorânea e estão servindo atualmente na Frota Cáspio e na Frota do Mar Negro da Rússia .

 Os primeiros dois navios foram lançados em 24 de dezembro de 2015 e, a partir de julho de 2016, quatro estão em construção. Em agosto de 2016, foi relatado que um total de sete navios foram encomendados do estaleiro Pella  e que outros cinco navios da classe foram encomendadosao estaleiro Zelenodolsk.

Em julho de 2017, o vice-ministro da Defesa da Rússia, Yuriy Borisov, anunciou que seis corvetas adicionais serão encomendadas para a frota russa do Pacífico e que as corvetas deverão ser construídas pela unidade de construção naval de Amur .

Em agosto de 2017, durante o Fórum Internacional Militar-Técnico ARMY 2017 , foi assinado um contrato para várias corvetas da classe.

Navios encomendados

Nome Construtores Comissionado Frota
Uragan Estaleiro de Pella, São Petersburgo 2018 Frota Báltica
tufão Estaleiro de Pella, São Petersburgo 2018 Frota Báltica
Shtorm Mais estaleiro , Feodosiya, AO Pella 2019 Frota do Mar Negro
Shkval Estaleiro de Pella, São Petersburgo 2019 Frota do Norte
Burya Estaleiro de Pella, São Petersburgo 2020 Báltico ou do Norte
Okhotsk AO Pella More Shipyard, Feodosiya 2020 Frota do Mar Negro
Vikhr AO Pella More Shipyard, Feodosiya 2021 Frota do Mar Negro
Tsiklon Estaleiro Zelenodolsk Zaliv, Kerch Frota do Mar Negro
Musson Estaleiro Zelenodolsk , Zaliv Kerch Mar Negro
Passou Estaleiro Zelenodolsk Zaliv Zavod, Kerch Mar Negro
Briz Estaleiro Zelenodolsk Zaliv Zavod, Kerch Mar Negro
Tornado Estaleiro Zelenodolsk Mar Negro
Smerch (Karakurt) Estaleiro Zelenodolsk 2020 Mar Negro
Vento Estaleiro Amur Pacífico
nariz Estaleiro Amur

 

Pacífico
Influxo Estaleiro Amur Pacífico
Priboj Estaleiro Amur 2022 Pacífico
aprendido Vostochnaya Verf ‘, Amursky Pacífico
ter

 

Imagem- c) Artem Balabin

1 Comentário

Comentários não permitidos.