ADSUMUS: Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) ministra instrução aos futuros mergulhadores de combate

Instrução de desminagem humanitária

 

O Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) ministrou instrução para os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Mergulhador de Combate para oficiais e Curso Especial de Mergulhadores de Combate, do Centro de Instrução Almirante Átila Monteiro Aché, em 7 de junho. A instrução tem como propósitos mostrar aos alunos as técnicas e equipamentos no “estado da arte” utilizados nas atividades de desativação de artefatos explosivos e limpeza de áreas com minas terrestres (desminagem humanitária).
No campo da desativação de artefatos explosivos, o BtlEngFuzNav conta com pessoal qualificado em diversas instituições do Brasil e exterior. O batalhão tem sido empregado em prol da sociedade brasileira, principalmente a partir dos grandes eventos ocorridos no Brasil, como as Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo de 2014, inclusive em conjunto com os militares qualificados na defesa contra agentes nucleares, biológicos, químicos e radiológicos. Já na desminagem humanitária, há no BtlEngFuzNav amplo histórico de atuação no exterior, contribuindo para a remoção de minas terrestres em Angola, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Peru.
Os assuntos abordados na instrução são áreas em que o batalhão vem utilizando os conhecimentos operacionais, ocorridos de sua constante preparação para o apoio à mobilidade dos Grupamentos Operativos de fuzileiros navais, em prol da sociedade brasileira e da contribuição do País às operações de paz e humanitárias no exterior.