A empresa Rafael Advanced Defense Systems, de Israel, criou um novo conceito de sistema revolucionário de defesa aérea que combinará a capacitação de tecnologias modernas para lidar com os desafios de combate em constante mudança no campo de batalha moderno.
Por Colton Jones- Defence Blog
Tradução e adaptação- E.M.Pinto
A Rafael revelou durante a exposição EUROSATORY 2018 seu sistema de defesa integrada All-in-one com base no sistema Iron Dome operacional e comprovado em combate, que alcançou mais de 1700 interceptações de combate com uma taxa de sucesso de mais de 90%.
De acordo com o comunicado da empresa, a Very Short Range (VSHORAD) integrou o sistema de defesa aérea e contra-foguete, artilharia e obuses (C-RAM), integrado em um único veículo. Ele fornece proteção de tropas motorizadas ou mecanizadas, bem como defesa aérea de instalações militares / industriais / administrativas.
Uma única bateria pode proteger uma cidade de tamanho médio. O novo sistema avançado oferece uma defesa robusta e seletiva. O sistema usa um interceptor único com uma ogiva especial que detona os alvos no ar. Sua capacidade de discriminar entre ameaças dirigidas a uma área habitada e aquelas que cairão no mar ou em campos abertos reduz os custos e limita lançamentos interceptadores desnecessários.
O sistema é eficaz em todas as condições meteorológicas, incluindo nuvens baixas, chuva, tempestades de poeira ou neblina. O sistema pode engajar várias ameaças de maneira simultânea e eficiente.
Qual é o alcance e o custo?
Aí está um sistema interessante para as FAs brasileiras , não teria muitas dificuldades para integrar este sistema aos meios brasileiros , sem contar que já são velhos parceiros os Israel esses.