UkrOboronProm revela detalhes da sua nova geração de veículos de combate.

Tradução e adaptação- Tito Lívio Barcelos

A UkrOboronProm, empresa ucraniana que reúne os principais expoentes do seu complexo industrial-militar, revelou detalhes da sua nova geração de veículos de combate de infantaria, desenvolvidos pela empresa “Escritório de Design de Máquinas Morozov” sediado em Kharkov, no leste do país e pertencente ao conglomerado.

De acordo com o anúncio da UkrOboronProm, os projetistas e engenheiros da “Morozov” estão focados no desenvolvimento do BMP-U (Boevaya Mashina Pekhoty – “veículo de combate de infantaria”) um novo veículo que pretende substituir os modelos BMP-1 (em serviço desde 1966) e BMP-2 (em 1980). A Morozov já desenvolveu o design básico virtual, e a produção do protótipo de testes está previsto para ocorrer em 2019.


O BMP-U é concebido para transporte e apoio de fogo para as forças terrestres. Providenciará melhor proteção para a tripulação de 3 membros e 7 soldados transportados. De acordo com os cálculos, o nível de proteção do BMP-U será de 10-12% superior ao BTR-4 (este de uma categoria diferente – uma viatura blindada leve sobre rodas). Além disso, o compartimento de transmissão do motor será montado na frente do veículo, garantindo melhor proteção a tripulação.

Para providenciar maior manobrabilidade e velocidade no campo de batalha, o BMP-U será equipado com um motor diesel de 735 cavalos e transmissão automática. Concendendo um peso de 25-27 toneladas, o BMP-U terá uma razão de peso/potência de cerca de 27-29 cv/t Sendo significantemente superior a capacidade do BMP-1 (21-23 cv/t) e até alguns carros de combate modernos. Além disso, o BMP-U poderá transpor obstáculos aquáticos com facilidade.

O BMP-U será armado com um novo módulo de combate BM-8 com características aprimoradas. Será equipado com um canhão 30 mm, lança-granadas, metralhadora, além de mísseis anticarro “Barrier” – tudo automatizado.


O design do BMP-U será modular, com a possibilidade do uso dessa plataforma para toda uma família de veículos sobre esteira. Estão previstos um veículo de comando, reconhecimento, atendimento médico, reparos e evacuação além de outros que podem ser criados a partir do novo chassis.

A empresa Morozov também está trabalhando para criar uma promissora nova geração de carros de combate. Está num trabalho preliminar para o desenho do novo veículo – será dividido em duas etapas separadas: a criação de um novo motor, o desenvolvimento dos novos sistemas de armas, munições, proteção e sistemas de controle, assim como a automatização da maioria desses processos para reduzir o número de tripulantes de três para dois.

Esses trabalhos estão planejados para alguns anos, incluindo a implementação de todos os pontos chave do programa. Por enquanto a Morozov está focada no desenvolvimento preliminar do motor e no cálculo dos principais parâmetros, assim como a produção dos primeiros protótipos.

O novo motor terá 1500 cavalos e a possibilidade de operar com diferentes tipos de combustíveis e misturas, e a habilidade de operação em diversas condições climáticas. Pretende ter dimensões mais compactas, construção modular e ser operado usando usando tração traseira, bem como layouts de tração dianteira. Devido a isso, o motor também pode ser usado para criar novas amostras de veículos pesados.

 

Fonte: Defence Blog