A construção da nova série de submarinos do Projeto 955A começará no Sevmash Shipyard após 2023, disse a fonte
Tradução e adaptação- E.M.Pinto
MOSCOU, 21 de maio / TASS /. Os submarinos nucleares Borei-B, projeto 955B, permaneceram fora do programa de armamentos da Rússia para 2018-2027 e, após 2023, a Rússia construirá mais seis submarinos do Projeto 955A Borei-A, informou uma fonte do setor doméstico de defesa na segunda-feira.
Como foi relatado anteriormente, o trabalho no projeto conceitual dos submarinos aprimorados do Projeto 955B com o novo sistema de propulsão a jato de água e equipamento a bordo estava previsto para começar em 2018. Seu desenvolvimento foi incluído no programa de armamentos estaduais e uma série de quatro desses submarinos foi planejado para ser construído.
“Após a análise das propostas sobre a construção de submarinos nucleares Borei-B, foi tomada a decisão de abandoná-los, já que o projeto de construção desses subs não atende ao critério de ‘custo / eficiência’. Em vez disso, a versão final do estado programa de armamento até 2027 inclui submarinos Borei-A… A construção da nova série de submarinos do Projeto 955A começará no Sevmash Shipyard depois de 2023… No geral, há planos para construir seis submarinos Borei-A, que estarão operacionais nas frotas do norte e do Pacífico. Com a conclusão desta série, a Marinha operará 14 novos submarinos estratégicos movidos a energia nuclear: 11 Borei-A e três subs da classe Borei“, disse a fonte.
A TASS não possui uma confirmação oficial desta informação.
Submarinos Borei
Os submarinos Projeto 955 e Projeto 955A foram desenvolvidos pelo Departamento de Projeto Central Rubin para Engenharia Marinha. O Estaleiro Sevmash, em Severodvinsk, no noroeste da Rússia, continua construindo a primeira série de oito submarinos Borei. Três submarinos do Projeto 955 já entraram em serviço com a Marinha Russa: são eles, o submarino líder Yuri Dolgoruky e os submarinos produzidos em série Alexander Nevsky e Vladimir Monomakh.
Os outros cinco submarinos estão sendo construídos sob o Projeto Borei-A 955A melhorado: o Príncipe Vladimir, o Príncipe Oleg, o Generalíssimo Suvorov, o Imperador Alexandre III e o Príncipe Pozharsky.
Dois submarinos Borei-A, o Príncipe Vladimir e o Príncipe Oleg, serão entregues à Marinha Russa em 2019. O último dos oito submarinos, o Príncipe Pozharsky, deve se juntar à Marinha em 2021-2023, de acordo com várias fontes.
As distinções dos projetos 955 e 955A não são conhecidas, mas como o diretor do grupo Rubin, Igor Vilnit observou anteriormente,
“A nova série de embarcações incorpora as melhorias graduais “.
De acordo com fontes abertas, os submarinos Borei-A apresentam um casco atualizado, nova eletrônica e melhor tecnologia furtiva em comparação aos seus antecessores.
Os cruzadores submarinos do Projeto 955 e do Projeto 955A são referidos como sendo de quarta geração de submarinos movidos a energia nuclear e fazem parte da tríade nuclear da Rússia. Os submarinos Borei estão armados com mísseis balísticos intercontinentais de propulsão sólida Bulava (Clava). Cada submarino é capaz de transportar até 16 desses ICBM. Os submarinos substituirão os submarinos de 637BDR de mísseis estratégicos de terceira geração na frota do Pacífico e 667BDRM na frota do norte.
Leia também
2 Comments