A construção da nova série de submarinos do Projeto 955A começará no Sevmash Shipyard após 2023, disse a fonte
Tradução e adaptação- E.M.Pinto
MOSCOU, 21 de maio / TASS /. Os submarinos nucleares Borei-B, projeto 955B, permaneceram fora do programa de armamentos da Rússia para 2018-2027 e, após 2023, a Rússia construirá mais seis submarinos do Projeto 955A Borei-A, informou uma fonte do setor doméstico de defesa na segunda-feira.
Como foi relatado anteriormente, o trabalho no projeto conceitual dos submarinos aprimorados do Projeto 955B com o novo sistema de propulsão a jato de água e equipamento a bordo estava previsto para começar em 2018. Seu desenvolvimento foi incluído no programa de armamentos estaduais e uma série de quatro desses submarinos foi planejado para ser construído.
“Após a análise das propostas sobre a construção de submarinos nucleares Borei-B, foi tomada a decisão de abandoná-los, já que o projeto de construção desses subs não atende ao critério de ‘custo / eficiência’. Em vez disso, a versão final do estado programa de armamento até 2027 inclui submarinos Borei-A… A construção da nova série de submarinos do Projeto 955A começará no Sevmash Shipyard depois de 2023… No geral, há planos para construir seis submarinos Borei-A, que estarão operacionais nas frotas do norte e do Pacífico. Com a conclusão desta série, a Marinha operará 14 novos submarinos estratégicos movidos a energia nuclear: 11 Borei-A e três subs da classe Borei“, disse a fonte.
A TASS não possui uma confirmação oficial desta informação.
Submarinos Borei
Os submarinos Projeto 955 e Projeto 955A foram desenvolvidos pelo Departamento de Projeto Central Rubin para Engenharia Marinha. O Estaleiro Sevmash, em Severodvinsk, no noroeste da Rússia, continua construindo a primeira série de oito submarinos Borei. Três submarinos do Projeto 955 já entraram em serviço com a Marinha Russa: são eles, o submarino líder Yuri Dolgoruky e os submarinos produzidos em série Alexander Nevsky e Vladimir Monomakh.
Os outros cinco submarinos estão sendo construídos sob o Projeto Borei-A 955A melhorado: o Príncipe Vladimir, o Príncipe Oleg, o Generalíssimo Suvorov, o Imperador Alexandre III e o Príncipe Pozharsky.
Dois submarinos Borei-A, o Príncipe Vladimir e o Príncipe Oleg, serão entregues à Marinha Russa em 2019. O último dos oito submarinos, o Príncipe Pozharsky, deve se juntar à Marinha em 2021-2023, de acordo com várias fontes.
As distinções dos projetos 955 e 955A não são conhecidas, mas como o diretor do grupo Rubin, Igor Vilnit observou anteriormente,
“A nova série de embarcações incorpora as melhorias graduais “.
De acordo com fontes abertas, os submarinos Borei-A apresentam um casco atualizado, nova eletrônica e melhor tecnologia furtiva em comparação aos seus antecessores.
Os cruzadores submarinos do Projeto 955 e do Projeto 955A são referidos como sendo de quarta geração de submarinos movidos a energia nuclear e fazem parte da tríade nuclear da Rússia. Os submarinos Borei estão armados com mísseis balísticos intercontinentais de propulsão sólida Bulava (Clava). Cada submarino é capaz de transportar até 16 desses ICBM. Os submarinos substituirão os submarinos de 637BDR de mísseis estratégicos de terceira geração na frota do Pacífico e 667BDRM na frota do norte.
Leia também
http://www.planobrazil.com/alexander-nevsky-o-2o-ssbn-da-classe-borei-entra-em-servico-ativo-neste-proximoa-sabado-na-marinha-russa/
http://www.planobrazil.com/dossie-vilyuchinsk-conheca-a-mais-isolada-das-bases-de-submarinos-nucleares-da-russia-nova-casa-dos-navios-projeto-955-borei/
http://www.planobrazil.com/pensando-em-2030-russos-calculam-que-principal-arma-de-sua-marinha-sera-a-forca-de-submarinos-armados-com-misseis-bulava/
http://www.planobrazil.com/russia-inicia-construcao-de-dois-borei-este-ano/
Interessante efeito de espiral luminosa no céu da Noruega que surgiu em 2009, inexplicável por algum tempo, mas esclarecido depois.
Causado por teste falhado de míssel Bulava, construído para estes submarinos Borei.
https://www.youtube.com/watch?v=GAg1lWiVwu4
Se forem todos infláveis, como irão submergir ???… 🙂