KJ 600 semelhanças e distinções dos AWACS Navais Americanos

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

Acredita-se que o Instituto 603 / XAC têm vindo a desenvolver a primeira geração de AWACS naval em um tamanho e configuração muito similar ao modelo americano E-2D. O AWACS, apelidado de KJ-600 (ou HJ-600?), Baseia-se na experiência adquirida com o demonstrador de tecnologia JZY-01 anterior.

Devido ao seu peso pesado e potência limitada do motor, o kJ-600 foi projetado para decolar do porta-aviões usando apenas uma catapulta. Espera-se que o AWACS seja equipado com dois turbopropulsores WJ-6C (5.100 hp, a serem seguidos por WJ-6E) com hélices de 6 pás de alta eficiência, o mesmo tipo de motor é usado no transportador médio Y-9 . Especula-se que a aeronave exibirá uma única antena AESA de rotação mecânica dentro do rotodome, a fim de fornecer uma cobertura total de 360 ​​°.

leia também

http://www.planobrazil.com/revelada-nova-imagem-do-suposto-awacs-naval-chines/

http://www.planobrazil.com/china-planeja-desenvolver-na-proxima-decada-uma-nova-geracao-de-porta-avioes-para-rivalizar-com-a-classe-geral-ford/

Esta configuração sugere a tentativa de maximizar o comprimento da antena em um espaço muito restrito dentro do rotodome a fim de alcançar uma faixa de detecção mais longa. Acredita-se que o radar seja o produto da CETC.

O AWACS parece mais fino e mais curto que o JZY- 01. Pode levar uma tripulação de 5 membros (piloto, co-piloto, RO, CICO, ACO) semelhante ao do E-2D. Uma imagem recente (janeiro de 2017) indicou que um modelo em tamanh oreal do KJ-600 foi construído para ajudar  projetar o porta-aviões indígena Type 003 para ser equipado com catapultas.

Fonte: Chinese Militar Aviation

5 Comentários

  1. Ta na hora de mudar o nome da China para algo como : Clone ou fotocopiadora.
    Por muito que admire o crescimento tecnologico e industrial da China supreende me a falta de criatividade?

  2. A convergencia de design de projetos que tenham a mesma função é algo natural na engenharia (pontes, predios etc…), basta ver as “copias” que existem dos analogos do avião Tucano. Diga-se de passagem essa convergencia ocorre até na Natureza, quando observamos animais muito parecidos (mas de especies completamente diferentes) por exercerem em seus respectivos ambientes funções similares.
    E o que vale ai é o recheio eletrônico, e mesmo para se fazer copias (não confundir com pirataria de DVD) tem que ter meritos e pra que ficar reinventando a roda se o design usado pelos EUA (que é referência) funciona muito bem.

    Sds

Comentários não permitidos.