Tradução e adaptação- E.M.Pinto
Durante uma reunião em Ancara, nesta quinta-feira, 17 de maio de 2018, o subsecretário turco de Indústrias de Defesa İsmail Demir anunciou que o contrato para a produção em massa do carro de combate principal (MBT) Altay será assinado em breve.Em abril de 2018, foi anunciado que a empresa turca BMC, fabricante de veículos blindados e táticos com rodas, ganhou o contrato para continuar o desenvolvimento e a produção do Altay.
De acordo com fontes da indústria de defesa turca, a produção em massa do Altay poderia começar no final de 2019 ou início de 2020. Anteriormente, no Plano Estratégico 2017-2021 publicado pelo SSM (Undersecretariat for Defense Industries), afirmava como data para o primeiro Altay entrar em serviço em meados de 2020. De acordo com o plano, as primeiras 15 unidades serão colocados em serviço em 2020, enquanto 20 outros serão entregues em 2021.
O Projeto Nacional de carros de Combate da Turquia começou em 2005. Em setembro de 2010, a fase de projeto conceitual do Altay foi concluída. O primeiro protótipo foi apresentado em 2015.
A Turquia pode encomendar um primeiro lote de 250 MITÜP Altay MBT, mas um total de 1.000 novos veículos será produzido em quatro lotes separados de 250 unidades.
O Altay é o futuro MBT de terceira geração produzido para o exército turco. Os primeiros protótipos do veículo foram projetado e desenvolvidos pela OTOKAR, a maior empresa privada da Indústria de Defesa Turca e foram revelados nas instalações da OTOKAR em Sakarya em 15 de novembro de 2012.
O projeto da ALTAY foi realizado para atender a todos os tipos de requisitos operacionais derivados das demandas técnicas e táticas das Forças Armadas Turcas. Neste âmbito, o ALTAY foi equipado com as mais recentes tecnologias que são utilizadas nos MBT modernos. Com seu poder de fogo superior e elevada taxa de acerto, alta mobilidade e características de sobrevivência, prevê-se que o ALTAY será um dos ativos fundamentais e dissuasivos das Forças Armadas Turcas.
2 Comments