BSDA: Grupo Naval de Parceria com Estaleiro Romeno SNC para Gowind

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Na exposição Black Sea Defense e Aerospace (BSDA) em Bucareste, Romênia, o Naval Group apresenta as inovações de última geração criadas para as marinhas modernas, demonstrando as capacidades de modernos navios militares e submarinos, juntamente com soluções de alta tecnologia para sistemas e competência como principal integrador naval.

Na BSDA 2018, o Naval Group está apresentando a sua Gowind® 2500, uma corveta multi-missão projetada para combate.

O Gowind® 2500 é a resposta do Grupo Naval aos desafios de defesa e segurança do século XXI. A plataforma é comprovada em  mar e combina características furtivas, resiliência e alta disponibilidade com excelente desempenho anti-aéreo (AW), anti-superfície (ASW) e anti-submarino (ASuW) graças ao MU90 e ao CANTO®- V.

O MU90 é o único torpedo leve totalmente novo do mundo. Projetado e construído com a mais avançada tecnologia, é capaz de combater qualquer tipo de submarino nuclear ou convencional, mesmo com revestimento acústico, em mergulho profundo, evasão rápida, posicionamento de efetores anti-torpedo ou em operações em áreas litorâneas. O CANTO®-V representa um avanço no campo da defesa anti-torpedo. Baseado no conceito de diluição / confusão, é a única solução capaz de proteger as embarcações de superfície contra os torpedos mais avançados e da geração anterior.

O Gowind® 2500 operará o SETIS®. Este sistema de combate de última geração é comprovado  nas fragatas FREMM da marinha francesa e interoperável com os sistemas da OTAN. Ele fornece ao operador os melhores recursos de gerenciamento e tomada de decisões, garantindo a supremacia do Gowind® 2500 em relação às ameaças convencionais e assimétricas.

Quanto às capacidades dos submarinos, o Naval Group apresentará o Scorpène® 2000, um submarino ideal para a ação e a eficácia operacional. Ele cumpre todo o escopo das missões: guerra anti-superfície e anti-submarino, ataques contra objetivos terrestres, integração em uma força naval ou operação conjunta da OTAN, operações especiais, minagem ofensiva, vigilância e bloqueio de áreas, coleta de informações. O submarino integra as melhorias da Barracuda.

Parceria exclusiva do Naval Group e da SNC

Em 20 de abril de 2018, o Estaleiro Constanţa (SNC) e o Grupo Naval assinaram uma parceria exclusiva para entregar quatro corvetas Gowind® 2500 à Marinha Romena.

Esta parceria permitirá à SNC se beneficiar da expertise de séculos do Naval Group na construção naval militar e do processo de transferência de tecnologia totalmente dominado. Assegurará que a indústria romena participará na concepção, construção e manutenção dos navios, garantindo a soberania da Romênia e crirá empregos de elevado valor  a longo prazo.

Durante o BSDA 2018, a Navy Recognition descobriu que todas as quatro corvetas seriam construídas na Romênia pela SNC, caso a Marinha Romena selecionasse o projeto da Gowind. Também aprendemos que a configuração da embarcação é bastante similar às corvetas Gowind da Marinha Egípcia.

As corvetas da Marinha Egípcia são equipadas com um radar 3D SMART-S MK2, um Sonar Kingklip Hull, um sonar de profundidade variável Captas 2, todos da Thales. O sistema de combate é o SETIS por grupo naval. Em termos de sistemas de armas, estas naves são equipadas com 1 canhão principal OTO Melara 76 mm, 2 canhões Nexter Narwhal 20mm, 16x VLS para mísseis superfície-ar MICA VL, 8x mísseis Exocet anti-navio, 2x lançadores triplos torpedos.

Fonte: Navy Recognition