Foto: Desenvolvimento do Su-30MKI indiana Air Force (SB200 indiana) para o portador do BrahMos um míssil supersônico ( em primeiro plano) na fábrica de Nasik na Hindustan Aeronautics Limited (HAL) de 2016.
Sugestão- Rustam
Tradução e adaptação- E.M.Pinto
De acordo com o jornal indiano “Business Standard” na matéria assinadao por Ajai Shukla é afirmado que a “HAL ofereceu mais de 40 Sukhois para Índia a um terço do custo do Rafale”, A construora local de aeronaves da companhia estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL) ofereceu a Força Aérea da Índia mais 40 caças multifuncionais Su-30MKI, além das 272 aeronaves atualmente contratadas. A HAL está montando o Su-30MKI sob a licença russa no complexo de aviação em Nasik.
O presidente HAL Suvarna Raju disse que sua associação está pronta para entregar estas 40 aeronaves adicionais a um preço de 4,25 bilhão de rúpias (62,7 milhões de dólares) por aeronaves (isto é, para um total de 170 bilhão de rúpias ), enquanto que, segundo ele, os caças Dassault Rafale da Força Aérea Indiana, sairiam a um custo de R $ 11,25 bilhões (US $ 166 milhões) por aeronave, sem levar em conta o custo de aquisição de armamentos e suporte técnico. Os 40 Su-30MKI adicionais propostos serão modificados, em particular, para transportar o míssil supersônico BrahMos A.
Até o momento, a Força Aérea da Índia recebeu 249 caças Su-30MKI de 272 contratados. Atualmente encontram-se na HAL em Nasik as últimas 23 aeronaves Su-30MKI em várias etapas de construção. Seus kits de montagem são fornecidos a partir da planta da aviação Irkutsk da Irkut Corporation, JSC de acordo com a gestão HAL, a entrega de um lote de 40 caças adicionais Su-30MKI, permitiria equipar a IAF com mais três esquadrões. Este número ainda estaria cerca de oito esquadrões de caça abaixo do nível exigido. As Fontes do Ministério da Defesa da Índia disseram que o ministério avaliou como positiva a proposta da HAL.
O artigo diz também que atualmente HAL e a empresa russa Sukhoi [Irkut Corporation?] Continuam as negociações sobre um programa de modernização da frota de caças indiana Su-30MKI. Entre as partes, há uma série de desentendimentos – em particular a HAL quer desempenhar um papel de liderança no programa de modernização do Su-30MKI, mas a Sukhoi exige 50% de participação. O presidente da HAL disse que “a Força Aérea da Índia já teve seus requisitos para a aparição do avião no programa de modernização, e agora a HAL está esperando por uma oferta comercial da Rússia”.
O custo de modernização de uma aeronave é estimado em 1 bilhão de rúpias (cerca de US $ 15 milhões). Supõe-se que o programa de modernização do Su-30MKI será dividido em duas etapas. No primeiro estágio, a Sukhoi modernizará várias aeronaves indianas Su-30MKI na Rússia e, em seguida, a HAL atualizará as aeronaves restantes de acordo com esses modelos. No segundo estágio, a HAL realizará uma modernização completamente independente, com a instalação de equipamentos de produção indiana.
11 Comments