Helicóptero utilitário médio chinês Z-20 entra em estágios finais de desenvolvimento

Tradução e adaptação-E,M,Pinto

Novas imagens do helicóptero utilitário médio chinês de 10 ton sugerem que programa esteja em fase final de testes e que logo a aeronave estará pronta para testes operacionais pelo Exército Popular de Libertação da China.

O Z-20 Medium Lift Utility  já completou seus testes de alta altitude no aeródromo de Xiahe, na província chinesa de Gansu. A aeronave tem uma forte semelhança com o seu homólogo americano S-70C (versão de exportação do Sikorsky UH-60 Black Hawk) que está em serviço com o Exército de Libertação do Povo desde 1980.

Porém o helicóptero chinês certamente não é inteiramente uma cópia, pois emprega um rotor principal de cinco pás, diferente do rotor principal de quatro pás usado pelo S-70. Uma vez que seu desenvolvimento esteja completo e seja aceito em serviço, versões adicionais como o helicóptero naval multitarefa  para guerra anti-submarino (ASW), guerra anti-superfície (ASUW) e combate de busca e salvamento (CSAR) também começarão a surgir outros novos modelos inclusive apra funções civis.

O projeto desenvolvido pela Harbin foi inicialmente exibido em agosto de 2013 e apresentavam o primeiro protótipo sendo transportado por uma rodovia. O primeiro protótipo teria deixado a linha de montagem em dezembro de 2012, segundo as informações, esta aeronave estava equipada provisoriamente com o motor WZ-6C de ~ 1.500 kW.

http://www.planobrazil.com/harbin-z-20-o-black-hawk-lee/

http://www.planobrazil.com/z-20-heicoptero-multmissao-chinez/

http://www.planobrazil.com/china-revela-o-seu-black-hawk-lee-z-20/

 

https://www.planobrazil.com/seria-ele-o-z-20/comment-page-1/

 

 

Fonte: Chinese military review

1 Comentário

  1. Deve ser tão caro quanto o original, logo é melhor comprar o americano mesmo.
    Agora o WZ-10 se tiver um preço camarada pode ser uma boa

Comentários não permitidos.