Defesa & Geopolítica

França apresenta primeiro protótipo do Jaguar EBRC 6×6

Posted by

A indústria de defesa francesa revelou o primeiro protótipo do veículo de reconhecimento blindado sobre rodas 6×6 Jaguar. O projeto Scorpion foi iniciado pelo Exército Francês e pela Direção Geral de Estado (DGA) em 2000, com um longo período de testes que durou quase 15 anos. O programa visa a renovação da frota de veículos de combate sobre rodas do Exército francês.

No âmbito desse programa os novos veículos Griffon VBMR e Jaguar EBRC substituirão os veículos do VAB APC ,  AMX10RC ,  ERC-90 Sagaie e o VAB Hot produzidos  nos anos 70 e 80 e que vem sendo usados extensivamente pelo Exército francês em diversos teatros de operação. Jaguar EBRC recebeu uma encomenda de 248 exemplares. Um total de 110 unidades deste pedido deverá ser entregue até o final de 2025.

O Jaguar EBRC possui uma tripulação de três militares motorista, comandante e artilheiro.  Sua blindagem segue o padrão STANAG 4569 Nível 4 que fornece proteção contra munições 14.5mmx114 AP, e proteção contra explosões de 10 kg TNT sob as rodas. 

O veiculo é equipado com uma torre Nexter 40 CTA armada com um canhão CTC de 40mm com alcance máximo de 1.500 m. Cada lado da torre é equipado com o míssil MMP (Missile Moyenne Portée – Míssil de Alcance Médio) projetado pela empresa francesa MBDA. O míssil MMP é um míssil fire-and-forget com lock-on antes do lançamento e auto-orientação automática que tem um alcance máximo de 4.000m.

13 Comments

shared on wplocker.com