Autor:
Numa nota surpreendente do jornal Der Spiegel alemão, clique para ler A Bundeswehr (Defesa Federal ou forças armadas alemãs) dispõe apenas de 04 aeronaves Eurofighter Typhoon em condições operacionais de combate.
O artigo intitulado “Luftwaffe hat nur vier kampfbereite “Eurofighter” ou literalmente ” A Luftwaffe tem apenas quatro “Eurofighter” prontos para o combate” observa que de tal maneira a Alemanha não poderá cumprir suas obrigações com a OTAN.
Esta situação constrange a Alemanha um dos mais proeminentes membros da Aliança Atlântica que nem mesmo poderá participar de “operações reais” na fronteira leste da aliança, onde atualmente se exige um contingente militar e presença dos países membros nos exercícios e patrulhas destacadas para fazer frente às alegadas “Ameaças Russas”.
Segundo o artigo a chave para os problemas está nas falhas técnicas do sistema de Autodefesa DASS instalados nas aeronaves de combate da Força Aérea Alemã.
A DASS é um sistema projetado pela Leonardo e é parte integrante do subsistema de ajuda defensiva do Eurofighter Typhoon (DASS), que fornece avaliação de ameaças, proteção de aeronaves e medidas de apoio em ambientes extremamente hostis e severos.
Como o DASS é totalmente integrado à fuselagem da aeronave onde seus sistemas são apresentados na figura acima, ele não requer pods adicionais que ocupam estações de armas ou influenciariam no desempenho aerodinâmico da aeronave. O sistema integra os subsistemas de:
- Alerta de iluminação por laser
- Contra medidas eletrônicas
- Alerta de aproximação de mísseis
- Contra medidas e dispersadores de Shaff Flare
- Isca rebocada para alvos
O Der Spiegel reforça que dos 128 caças do inventário da Bundeswehr apenas ínfimos 04 estariam em condições de participar das operações da OTAN no caso de um verdadeiro confronto militar, e Berlim simplesmente não será capaz de cumprir suas obrigações com a Aliança Atlântica. O jornal reforçou ainda que a Alemanha se comprometeu com os demais membros a fornecer nada menos que 82 caças Eurofighter à OTAN caso uma situações de crise surgisse.
Em Nota a Bundeswehr afirma que apesar de tudo, todos os caças estão disponíveis para voo, e que as aeronaves podem realmente fazer vôos de treinamento e participar de exercícios militares destacando que as restrições são apenas nas capacidades combativas em cenário real. O Det Spiegel no entanto afirma enfaticamente que as missões de patrulhamentos do espaço aéreo na fronteira leste da OTAN, estão plenamente fora de questão.
23 Comments