Agência Brasileira de Inteligência (Abin) defende mais preparo do Brasil contra agroterrorismo e sabotagem na agricultura

Debatedores destacaram importância de o Brasil estar preparado para ameaças de armas químicas e biológicas

O oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Danilo Coelho defendeu, nesta quarta-feira (25), que o Brasil se prepare melhor para possibilidades como agroterrorismo e sabotagem na agricultura nacional. Ele participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional sobre a ameaça das armas químicas e biológicas.

O representante da Abin destacou que o Brasil não tem lista de agentes químico-biológico selecionados que deveriam ser objeto de controle e de políticas públicas internas, tal qual outros países. A agência prefere falar em agentes químico-biológicos, em vez de armas, já que eles podem ser produzidos em um evento acidental em um laboratório, por exemplo.

Segundo Coelho, a disseminação de um desses agentes poderia ter efeitos enormes na economia do País, como a disseminação proposital do vírus da febre aftosa no rebanho bovino.

“O agroterrorismo e a sabotagem na agricultura nacional e no meio ambiente deveriam ser temas mais debatidos pelo País”, disse. Para Coelho, no caso de armas químicas e biológicas, a ameaça não estatal, inclusive por parte de agentes internos, é maior do que a ameaça estatal, na medida em que o País é pacífico.

Ele defendeu que se criem mecanismos para que atores não-estatais não tenham acesso aos agentes químico-biológicos selecionados. Ainda conforme o oficial de inteligência, é preciso fomentar cultura de proteção, para que um agricultor que encontre uma praga exótica na lavoura, por exemplo, fruto de agroterrorismo, sabia o que fazer e a quem recorrer.

Além da educação para a cultura de proteção biológica e química, o representante da Abin defendeu que bombeiros e polícias tenham equipes especializadas para responder a esses eventos e que sejam elaborados planos em nível nacional e estadual para o caso de ameaças dessa ordem.

Ele ressaltou que o Brasil construiu planos voltados para grandes eventos que ocorreram no País, mas que é preciso manter o legado e transformá-los em planos perenes. Para ele, a Defesa Civil é preparada para desastres naturais, mas não para desastres químicos-biológicos. Segundo ele, essas ações não dependem de mais recursos, mas da reorganização de estruturas já existentes.

Plano de resposta e cultura de proteção
O deputado Vinícius de Carvalho (PRB-SP), que solicitou a audiência, também acredita que o Brasil não tem plano de resposta para eventuais ataques químico-biológicos e nem cultura de proteção. Ele mencionou, por exemplo, que o número da Defesa Civil para casos de emergência não responde prontamente.

Ele pediu a realização da audiência motivado por episódio acontecido na cidade inglesa de Salisbury, onde um ex-oficial de inteligência militar e sua filha foram envenenados com um agente neurotóxico de uso militar. Além disso, lembrou que os governos dos Estados Unidos e da Síria trocaram recentemente acusações sobre o uso de armas químicas contra rebeldes que ocupam o território sírio.

O coronel Chamon Malizia de Lamare, da subchefia de Operações do Ministério da Defesa, afirmou que o Brasil incrementou os esforços para desenvolver expertise na área desde a tragédia do césio 137, ocorrida em 1987 em Goiânia, o maior acidente radioativo do mundo fora de uma usina nuclear.

Ele observou ainda, que os grandes eventos – como visita do Papa ao Brasil em 2007, a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016) – deram impulso para o País se desenvolver nessa área. “Os grandes eventos permitiram a aquisição de novos equipamentos”, disse. Além disso, segundo ele, permitiram que diversas simulações de incidentes fossem feitas.

“Mas nós precisamos aperfeiçoar e consolidar mecanismos que foram adquiridos nesses grandes eventos, que deixaram seu legado, e não podem ser interrompidos”, completou. No ano passado, foi criado o Centro Regional de Assistência e Proteção de Armas Químicas, que está em fase de consolidação.

O deputado Márcio Marinho (PRB-BA) chamou atenção o baixo orçamento para equipar as Forças Armadas para a defesa nesta área.

Convenções
Na audiência, a subchefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do Ministério das Relações Exteriores, Maria Cecília Vieira, ressaltou que o Brasil é signatário de convenções internacionais que proíbem a produção, estocagem e uso de armas químicas e biológicas. Trata-se da Convenção sobre a Proibição de Armas Biológicas e Toxínicas (CPAB), ratificada pelo Brasil em 1976, e da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas (CPAQ), referendada pelo País em 1999.

Segundo ela, o Brasil condena veementemente o uso de armas químicas e de destruição em massa e defende que haja ampla investigação dos casos de Salisbury e da Síria – primeiro país acusado de uso de armas químicas no século XXI.

 

Reportagem – Lara Haje
Edição – Rachel Librelon

45 Comentários

  1. Abin cuidando de agroterrorismo e dizendo que o país é pacifico kkkkkkk essa suposta agência de inteligência, desconhece a embrapa_ nosso unico grande fomentador de pesquisa científica, não se preocupa com a industria e jamais leu as estatísticas de violência no país.

  2. A agência que usa como fonte o google quer mostrar serviço com papinho de agroterrorismo é uma piada mesmo.

  3. Essa agência existe?
    Com tanta sabotagem interna nacional, reluto em acreditar que essa agência seja realidade!
    Basta ver as sabotagens no programa espacial, defesa, bio pirataria, entreguismo ECT…

    • estes estrangeiros do dito “primeiro mundo” são um verdadeiro esgoto…lixo humano…por onde passam deixam rastro de imundície…

    • Verdade a ABIN falhou em detectar esses ataques a soberania nacional. A nossa força de inteligência tem de ser reestruturada e ampliada. Mas tem gente que prefere sua extinção, claro, assim fica mais fácil.

      • Ouvi esses dias que o déficit de servidores da Abin é de quase 70% …
        Infelizmente, depois da redemocratização nunca se levou a sério a Inteligência de Estado, e, olha que os nosso país tem questões a serem resolvidas em proporções continentais.

    • aproveitem bem e vão se preparando caboclada…pois a internet daqui como a usamos hoje esta com os dias contados e ficara pior do que a da Coreia do Norte… 😉

    • A ABIN nunca falou do MST como organização terrorista. Por favor senhor moderador, esse tipo de comportamento merece reprimenda.

      • O MST é uma ORGANIZAÇÃO TERRORISTA MILICIANA em sua ideologia, conformação e prática… só os simpatizantes desse grupo que ultraja as leis do país saem em defesa desse indefensável GRUPO CRIMINOSO… um grupo que não explica as origens de seus financiadores, onde há suspeita de receber dinheiro de governos alienígenas, que pratica invasões como meio de chantagear a sociedade e o Estado de direito, que invadem propriedade de pessoas que consideram inimigas de sua causa bandida ou que apoiaram a prisão de seus asseclas tem sim o cunho de uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PARAESTATAL… tá mais que na hora de CRIMINALIZAR esse grupo de TERRORISTA que servem a propósitos nada republicanos… CADEIA NO MST JÁ !!!…

      • Deixe de falar mentiras seu cafajeste peneleiro dos infernos os Mst so querem um pedaço de terra para produzir alimentos e viver em paz desde quando querer um pedaço de terra para trabalhar e produzir alimentos para a população e terrorismo? Blue eyes seu canalha tenha respeito pelos Trabalhadores os desse pais

      • Trabalhadores não recebem dinheiro pra ficarem invadindo terras alheias… trabalhadores recebem salários em troca de sua força de trabalho… eu é que digo a vc, ESQUERDALHA INÚTIL, que respeite os trabalhadores do Brasil não os comparando a um agrupamento de BANDIDOS POLÍTICO IDEOLÓGICO como o mst… e digo mais… terra na Amazônia tem sobrando… porque não se mandam pra cá ???… claro que não… não querem terra pra produzir e sim especular… só aceitam terra se for no pontal do Paranapanema ou outro lugar onde o hectare vale CEM MIL ou mais… essa corja NUNCA quis produzir NADA… são o braço armado dos esquerdistas que os mantém a base de sacolão e outros mimos como um exército particular ou paraestatal… então, joquinha, pode rasgar a calcinha vermelha pela cabeça que nada muda os FATOS…
        O MST É UM BANDO FORA DA LEI… e tenho dito…

      • Vc está certo , nunca apontaram o mar como organização terroristas é por isso que a Abin recebeu os nossos elogios , kkkkk , e por favor respeite ideias diferentes da tua ou mude -se para Cuba!

      • Agora deram de dar pitizinho e se descabelar na base do baixo calão… ridículos… como sempre… quando se não tem argumentos apela-se para o desvario… ah coitados !!!… a história se ri deles…

      • Olha só, um esquerdista cumprindo exatamente o que faz, querendo censurar quem pensa diferente, agora imagina esses caras com o poder total nas mãos? Não é atoa que morreram mais de 100 milhões de pessoas, somente por pensar diferente, ser homossexual, ou não ser possível lavar a mente dessas pessoas.

  4. Um membro do Hezbollah na sede do governo paulista, o novo governo comunista de Marcio França.

    O xeique xiita Bilal Mohsen Wehbe esteve entre os convidados de um evento realizado no dia 17 no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Libanês naturalizado brasileiro, Wehbe se tornou o principal nome do grupo terrorista Hezbollah na América do Sul, depois que Mohsen Rabbani foi obrigado a fugir da Argentina, acusado de ter sido o arquiteto do atentado contra a sede da Associação Mutual Argentina, em 1994, em Buenos Aires.

    “Wehbe foi bem prestigiado. Ele ganhou o primeiro assento da lateral esquerda da mesa que tinha o governador Márcio França (PSB) na cabeceira. Depois, ele posou todo pimpão para as fotos com autoridades, inclusive com o próprio governador.” Procurado, o governo alegou que “a comitiva foi definida pela Associação dos Empresários Libaneses do Brasil, sem qualquer interferência do Palácio dos Bandeirantes”.

    A entidade é presidida por Issam Sidom, que também compareceu à solenidade. O nome de Wehbe está na lista de pessoas sancionadas pelo governo dos Estados Unidos por financiamento e suporte ao terrorismo desde 2010. O libanês foi identificado pelo Departamento dos Tesouro americano como sendo um dos principais nomes do Hezbollah em atividade na região da Tríplice Fronteira (formada pelo Brasil, Argentina e Paraguai). Depois de ter enfrentado problemas legais no Paraguai, Wehbe se mudou para São Paulo, onde comanda uma mesquita localizada no bairro do Brás e vive sem ser incomodado.

    Fonte:
    http://poncheverde.blogspot.com.br/2018/04/um-membro-do-hezbollah-na-sede-do.html

    E ai cadê a ABIN? Cadê a PF?

    • Que fixação esses bolsominions tem por comunistas para eles ate o ET de Varginha e Comunista tambem seu Tulio 762 via se tratar demente esse bla bla de comunistas Bolivariano já ta cansativo e já encheu o saco cara você parece que ainda vive preso na década de 60 do século passado muda o disco bolsominion

      • To rindo muito com toda essa argumentação, tá cansadinho? Tá de saquinho cheio? Machuquei você por dentro foi? Coitadinho…..

      • E facistazinha tai rindo ne isso so mostra o psicopata que tu e seu canalha bolsominion idiota pela saco do bostanaro kkkkkkk

      • Chola não txupingole, chola não, prometo que vou arrumar um safe space pra você não se sentir oprimido, ofendido, magoado por dentro, aprender a usar vírgulas e poder negar a realidade com todos os seus amiguinhos nutelas. Chola não tá.

    • rsrsrsrsssss… mais um tresloucado formado nas fefeleches da vida… rsrsrsrsrssss… só falta dizer que odeia a “crasse média”… rsrsrrssrsss… ou desesquerdamos a educação no país ou vamos continuar produzindo esse tipo de inutilidade intelectual… rsrsrsrsrssss…

      • Podem latir urrar chorar ganir mugir rosnar etc…

        Mas a verdade não muda conforme o sociopatia de alguns imagina!

      • Muda sim… ESCOLA SEM PARTIDO ou HOME SCHOOLING … qualquer coisa que aparte as crianças do convívio com psicopatas ideológicos dazisquerdas já é uma batalha vencida na guerra contra os demônios vermelhuxos… o mundo é redondo, velhinho… 🙂

  5. “Joaquim
    28 de Abril de 2018 at 8:51

    Que fixação esses bolsominions tem por comunistas para eles ate o ET de Varginha e Comunista tambem seu Tulio 762 via se tratar demente esse bla bla de comunistas Bolivariano já ta cansativo e já encheu o saco cara você parece que ainda vive preso na década de 60 do século passado muda o disco bolsominion”

    Esta “direita brazileira” que temos hoje é uma completa aberração ideológica…É só ler o livro de Jessé de Souza “A tolice da inteligência brasileira” para ver como isso foi construído…a verdade é que a maioria dos estrangeiros nos desprezam…pois aqui no braziu se o povo encontra um gringo só falta carregar o sujeito no colo…em sua maioria com segundas intenções…não sejamos hipócritas…quando o interesse não é sexo é dinheiro…

    Não existe nenhuma pessoa sã que seja boazinha aqui nesse país...brasileiro na sua grande maioria não tem caráter…não tem raiz, patriotismo, amor próprio, valorização própria…estas coisas aqui foram destruídas a muito tempo…se colocam como um “povo caloroso” mas a grande verdade é que são um povo sem caráter mesmo...o brazileiro alienado não vê a hora de ir para disneylândia levar as crianças ou visitar wall street…

    Uma vergonha esses entreguistas…Para esses falsos nacionalistas basta uma empresa estrangeira produzir aqui no braziu que é considerada “indústria brazileira”…Não é pois a remessa de lucros vai tudo para as suas matrizes no exterior...existe aqui uma mentalidade imbecil de que eles tem “cultura e é por isso que lá é melhor do que aqui em tudo”…Não precisamos aprender a ser idiotas só precisamos saber quem merece nosso respeito e quem não merece…”Quem não sabe desprezar não sabe respeitar” Nietzsche…

    • Não, meu caro, esse povo paga muito mal… vc não me entende porque aprendi a pensar fora da sua Matrix… tá na hora de escolher a pílula certa ou continuar sonhando acordado… minha função é acordar o maior número de pessoas ligadas a máquina socialista que lhes suga o sangue através do canudinho de impostos e não lhes devolve nada além de migalhas recicladas… understand ???…

      • PS: quem paga bem mesmo é o PT… só o Palocci recebeu mais de 100 MILHÕES para nos trair…

  6. Todos os serviço secretos do mundo estão instalados aqui no Brasil (o pais mais rico do mundo ) nos sabotando de todas as maneiras : usando órgão governamental como a PF pra destruir o mercado de carne e frango,o judiciário destruíu as empresas de engenharia pesada quebrou em vez de condenar os responsável,os políticos votao e aprovao leis e beneficio para nações estrangeiras na cara dura e ainda passa na Globo falando que vai ser bom para o Brasil,resumindo :cada órgão do governo defende uma nação descaradamente,ta tudo dominado : executivo ,legislativo ,judiciário e militarmente!!!!

    Entendeu o ta difícil !!!!

    • todos os setores da nossa economia estão sendo sabotados e destruídos…todas as nossas grandes empresas estão sendo desmanteladas e as nossas grandes estatais sendo “privatizadas” para abrir o caminho para os estrangeiros tomarem o controle de tudo e o monopólio sobre o nosso mercado consumidor….

      é pavorosa e dramática a situação deste pais…e não temos ninguém a quem recorrer…pois eles conseguiram aparelhar todas as nossas instituições chaves….

  7. A democracia americana instalada aqui no Brasil em 64 foi pra isso !!!! 500 senadores e 500 deputados roubar e trair o povo brasileiro e manter o Brasil serventi das nações desenvolvida !!!

    Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a Abertura Política no Brasil. Mas chegará um tempo que o povo sentirá saudade do Regime Militar. Pois muitos desses que lideram o fim do Regime não estão visando o bem do povo, mas sim seus próprios interesses.”

    • O Profeta João Batista Figueiredo previu esse quadro caótico que azisquerdas bandidas nos imporia a 36 anos…

  8. O desconhecimento do trabalho da ABIN chega a ser cômico.

    Está nos noticiários todos os dias.

    Inclusive está aqui. Neste site…

Comentários não permitidos.