Como parte do projeto de substituição das Embarcações de Transporte de Tropa (ETT) por Lanchas de Combate com maior capacidade operacional, algumas embarcações foram avaliadas desde 2015, culminando com a obtenção de uma Lancha Multipropósito Aruanã, projetada pela empresa GESPI Indústria e Comércio de Equipamentos Aeronáuticos S/A.
O 1o Batalhão de Operações Ribeirinhas (1oBtlOpRib) recebeu um protótipo para realizar testes e apontar possibilidades de melhorias no projeto original, o que foi realizado por mais de um ano. O período de experiência possibilitou a sugestão de 39 alterações que possibilitarão um incremento considerável no poder de combate, na segurança e conforto da tripulação e da tropa embarcada e na capacidade de apoio logístico ao meio. A lancha “Aruanã” atendeu satisfatoriamente aos requisitos operativos inicialmente estabelecidos pela Marinha do Brasil.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=0_Vf8JXmQUY[/embedyt]
O contrato para construção de mais uma unidade foi assinado em 16 de março de 2018 pelo representante da empresa, João Batista Mesquita Scarparo, e pelo Comandante do 1ºBtlOpRib, Capitão de Fragata (FN) Marcelo Mendes e será financiado com recursos do Projeto Calha Norte do Ministério da Defesa. Essa primeira unidade, que incorporará as modificações sugeridas, será entregue em setembro de 2018.
Pingback: ADSUMUS: 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1oBtlOpRib) adquire lancha “Aruanã” | DFNS.net em Português