Prisões e apreensões: ações interagências na área da 17ª Bda Inf Sl pretendem maior segurança na fronteira.

Costa Marques e Seringueiras (RO) – No período de 21 a 24 de março de 2018, dentro do escopo da Operação Ágata, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) desencadeou duas operações em sua área de responsabilidade: a Operação Curaretinga, que empregou a 17ª Companhia de Infantaria de Selva na região de Seringueiras (RO); e a Operação Escudo, com militares do Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva na região de Costa Marques (RO).

Essas operações interagências, coordenadas e integradas com a Operação Fronteira Mais Segura II, conduzida pela Secretaria de Estado da Segurança de Rondônia (SESDEC) e com a participação de outros órgãos (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e IBAMA), contaram com o efetivo de 104 militares da 17ª Bda Inf Sl; além, de 23 integrantes da SESDEC, 82 da Polícia Militar, nove do Corpo de Bombeiros Militares, 62 Policiais Civis, três da Polícia Técnico-Científica e 17 membros de outras agências. No total, foram abordadas 1.092 pessoas, 270 carros, 83 caminhões, 11 ônibus, 121 motos e oito embarcações.

Como resultado dessas operações, houve 33 prisões e cinco detenções de menores realizadas pela SESDEC, além da apreensão de armas de fogo, pistolas de pressão, carabinas de pressão, munições variadas, espoletas, balas de chumbinho e telefones celulares. Também foram apreendidas substâncias entorpecentes, como maconha, crack, e dois sacos com folhas de coca; diversos itens de contrabando e descaminho; bem como R$ 25 mil reais em espécie e R$ 101 mil reais em cheque. Dois caminhões com madeira irregular foram, ainda, apreendidos e a polícia conseguiu recuperar veículos e motocicletas tidos como roubados.

Dessa forma, a 17ª Bda Inf Sl e todos os demais parceiros estiveram, mais uma vez, atuando de forma coordenada, integrada e sinérgica, aumentando a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira, combatendo ilícitos e contribuindo para a sensação de segurança que a sociedade tanto deseja e merece.

1 Comentário

  1. Trabalhei e participei desta operação. Não vi na reportagem nenhum comentário acerca do trabalho de inteligencia realizado pelo NII da cidade de São Francisco do Guaporé, o qual resultou na prisão de 18 traficantes ativos nas cidades de Costa Marques, São Francisco e Seringueiras.

Comentários não permitidos.