Defesa & Geopolítica

“Foi uma execução. E nada justifica,” afirma Etchegoyen sobre Marielle

Posted by

Ministro-chefe do GSI diz que a polícia deve trabalhar com todas as possibilidades para chegar aos autores do crime contra a vereadora Marielle Franco. Para ele, a intervenção federal no Rio de Janeiro foi a opção que restou para controlar a violência no estado.

Leonardo Cavalcanti PT Paulo de Tarso Lyra

postado em 17/03/2018 08:00 / atualizado em 17/03/2018 00:33

 
(foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil )
(foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil )

Dois dias depois do assassinato da vereadora do PSol-RJ Marielle Franco, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, é taxativo: foi uma execução. Em entrevista exclusiva ao Correio, um dos homens fortes do governo Michel Temer e mentor da intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro vai além, apontando para camadas reacionárias que minimizaram o episódio. “Tenha sido ela mais ou menos agressiva, aguerrida, não interessa. Não há nada que justifique a execução, ela tinha a idade das minhas filhas”, resumiu.

O general, de 66 anos, assessor direto de Temer nas questões de segurança, afirma que o delegado responsável pela investigação precisa colocar à mesa todas as opções possíveis, sem descartar nada. A única convicção de Etchegoyen é que é uma loucura achar que o assassinato foi realizado para enfraquecer a ação das forças de segurança no Rio. “(Era) uma vereadora contra a intervenção. Estamos fazendo política rasteira em cima de um cadáver trágico. Eu achava que haveria uma reação à intervenção. A reação que eu estava imaginando era mais confronto entre facções, porque, quando você intervém, reduz o espaço dessa gente”, justificou.

Etchegoyen também não hesita em defender a atuação no segundo maior estado do país. “Eu vejo a intervenção como o que sobrou. O governo se envolveu lá atrás, investiu dinheiro, decretou a garantia da lei e da ordem e liga a televisão durante o carnaval, e acontece o que aconteceu? Quem estava cuidando do Rio de Janeiro?”, questionou com a habilidade, inclusive, para escapar das críticas de açodamento. “Em qualquer tempo, nós teríamos dificuldade. Se nós parássemos para planejar isso um mês depois, seria mais um mês perdido. Na consideração política, o tempo é uma variável”. Veja a seguir os principais trechos da entrevista:

O crime contra a vereadora tem todas as características de execução…
Não tem todas as características, foi uma execução. As razões para aquela execução, eu acho que não é prudente abandonar nenhuma. Eu, se fosse o delegado, deixaria todas em cima da mesa e iria afastando. Isso aconteceu há dois dias, com que velocidade anda a polícia técnica, os exames balísticos, a verificação de todas as câmeras? Tem que ouvir gente. Discorde-se ou se concorde, a moça tem a idade das minhas filhas. Tenha sido ela mais ou menos agressiva, aguerrida, não interessa, não há nada que justifique a execução. Não há nada que justifique que a execução de um adversário é uma opção presente no campo político. O que justifica no jogo político em um país sadio utilizar a execução? Porque compensa. Vamos imaginar a prisão dos assassinos neste momento, agora. O que vai acontecer? Eles vão ser presos preventivamente, vai se discutir quanto tempo essa prisão vai levar, vai haver uma investigação e eles vão ser julgados. Quando? Daqui a um ano e pouco, dois anos, vamos imaginar que ande rápido pelo clamor, mas eles continuam soltos, aí vão para a segunda instância, tem mais um período para caminhar. Vai se discutir se na segunda instância podem ser presos ou não, vamos para a terceira instância e vai até o trânsito em julgado, lá na frente. Quando chegar ao trânsito julgado, cinco ou seis anos, não sei ser otimista, nem pessimista, mesmo porque não sou advogado. Eles foram condenados a 30 anos, o máximo, vão cumprir 1/6 da pena e aí começa a progressão, eles vão cumprir cinco anos. Se tiver biblioteca vai reduzir mais um pouquinho e vão cumprir três anos. É com isso que nós estamos lidando.O senhor está dizendo que esse ato vale a pena.

91,5% dos casos não são descobertos. O dela, pelo clamor, as pessoas que dependiam do trabalho dela certamente vão ajudar, tem o disque denúncia. Eu sou otimista, acho que se chega aos pervertidos, em quem fez isso. Pega um cidadão que coloca essa opção de execução de alguém como uma opção disponível, essa pessoa que acha que é uma coisa da vida dela, botar um fuzil, seguir alguém e fazer a execução que fez. Tente se colocar nessa situação, uma pessoa que é capaz de fazer um negócio desse, qual a expectativa de vida que ela tem? Será que não tem consciência que, com o tipo de vida que leva, daqui a pouco é a vez dela? Eu imagino que quem está em uma vida dessa, a qualquer momento… O cara olha para o horizonte dele, lá na frente vai pegar cinco anos de cadeia na pior hipótese.No meio político começou a circular uma versão de que a inteligência trabalha com a possibilidade de o assassinato ser uma reação à intervenção…

Se isso fosse verdade, teríamos a inteligência mais burra do mundo. Não é possível, uma burrice monumental. Dois dias depois, sabemos a linha. Matou-se uma adversária da intervenção para protestar contra a intervenção? Mataram uma menina que tinha uma atuação política que incomodava muita gente e podia incomodar ao máximo, nada justificava uma torpeza dessa. Tem um lado muito triste, nós estamos fazendo política rasteira em cima de um cadáver trágico. Eu achava que haveria uma reação à intervenção. Mas não isso.E qual seria essa reação?

A reação que eu estava imaginando era mais confronto, porque, quando você intervém, reduz o espaço dessa gente. O problema do Rio é que é o único lugar do mundo que o domínio de uma atividade criminosa implica no domínio de um território. Por isso tem fuzil lá porque é com fuzil que se detém território, não é com pistola. O fato de o Rio de Janeiro ter essa característica, e coloca uma intervenção, a polícia para subir o morro, bota as Forças Armadas para cercar o morro, começa a reduzir o espaço. Desde o ano passado, a gente, o governo, vem fazendo operação em círculos externos do Rio de Janeiro, da linha imaginária. Assunção, Santa cruz, Lima, Bogotá. Esse circo externo, eles negaram muita logística. Vou dar um dado para vocês. Vou pegar o exemplo da Amazônia. Em 2016, foram aprendidos na ordem de 6 toneladas de droga. Em 2017, 22 toneladas. Em janeiro de 2018, 8 toneladas, porque nós aumentamos a pressão na fronteira. Essa droga produz dinheiro, que vai produzir arma. Foram apreendidas mais de 700 armas. Mais de 100 mil cartuchos de munição, mais de cento e tantas toneladas de maconha e de cocaína. O Rio de Janeiro está ficando asfixiado, e com a presença policial, agora, mais dura.

Continua depois da publicidade

 

Qual a reação que o senhor imaginava?

Um choque entre as facções. Ou elas vão se unir, ou disputar, ou virá apoio de fora. E aí, você já deve ter ouvido a história do PCC chegando ao Rio de Janeiro. Muito mais organizado que o Comando Vermelho. O PCC é uma estrutura departamental clássica. O comando vermelho é mais uma confederação. Enfim, imaginava-se que podia haver esse choque.As regras sobre a atuação nos morros mudarão?

Tem que haver essa mudança na legislação e acho que está andando. O congresso elegeu um pacote que é chamado Pacote de Segurança Pública coordenado pelo Alexandre Moraes, do STF, e ele está andando.Do ponto de vista do serviço de inteligência, a intervenção é viável?
Eu vejo a intervenção como aquilo que sobrou. Como a gente atua na intervenção? A Agência Brasileira de Inteligência é o órgão central do sistema brasileiro de inteligência. É o órgão que tem que integrar todas as inteligências que trabalham, e são muitas, 32, em benefício, nesse caso específico, da intervenção. Quais são as inteligências? Policial, , ANTT, Defesa, polícia estadual, Polícia Federal, toda essa estrutura é integrada pela Abin.

A Abin coordena?

A Abin responde à orientação que recebe. A competência, do ponto de vista do conhecimento, está lá. Esse é o papel que a gente desempenha na intervenção. É um fato administrativo, e isso tem sido pouco compreendido, não quer dizer que a culpa é de quem não compreendeu, às vezes, a culpa é de quem está falando. A intervenção é um ato administrativo, chegaram ao Rio,  tiraram a fatia de poder correspondente à polícia, segurança pública e administração penitenciária e nomearam um governador. De fato, tem dois governadores, um que governa tudo, menos isso, e outro que governa segurança pública e administração penitenciária, é muita coisa. Esse governador do Rio de Janeiro não recebeu nenhum poder extraordinário, não recebeu nada além do que está na Constituição do Estado que diz respeito a isso. As Forças Armadas não receberam mais competência do que têm com a garantia da Lei e da Ordem, que foi contínua desde julho do ano passado. A Polícia Militar e a Civil continuam com suas competências preservadas e fazem o trabalho delas. O problema todo era gestão, credibilidade de um sistema de gestão, de modelo. Existem problemas nas polícias do Rio? Óbvio, mas voltamos à questão da gestão, como lidar com eles. Aí você coloca um interventor que não tem compromisso nenhum com a próxima eleição nem com partido nenhum. Se o presidente coloca na intervenção do Rio de Janeiro a dona Maria ou seu João, alguém vai se lembrar que eles tinham uma ligação com o deputado fulano, vereador sicrano. Num momento extremamente complicado que estamos vivendo, tem que colocar alguém crivelmente neutro. O problema do Rio, o que aconteceu no carnaval, o gatilho que disparou a intervenção, foi a não foto, não filme. O governo vem investindo, desde muito no Rio, o que não tinha para investir.Como assim?

Foi a primeira vez que o governo se envolveu, investiu dinheiro, colocou meios, decretou a garantia da lei e da ordem, colocou uma coisa tão longa trabalhando nisso em cima da garantia da ordem lei e da ordem que é desgastante, trabalhosa. E aí, liga a televisão durante o carnaval, e acontece o que aconteceu. Tinha claramente um vazio. Quem está cuidando do Rio? Será que é o primeiro ano que teve carnaval? Não era previsível que fôssemos ter problemas no carnaval?Não foi muito rápida essa decisão, como no improviso?

Eu acho que o tempo é uma decisão política. Eu não sei responder sobre a decisão política do Temer. Em qualquer tempo, teríamos dificuldade. Se nós parássemos para planejar isso um mês depois, seria mais um mês perdido. Na consideração política, o tempo é uma variável.Em cima da banda podre das polícias e das milícias, não deveria ter sido uma ação efetiva no primeiro momento?

Por que não é? Eu não vi publicado, também não ouvi, mas não tenho dúvida de que estão tratando. No segundo dia da intervenção foram presos um agente penitenciário, um delegado da Polícia Civil e cinco policiais ligados ao crime organizado. A primeira coisa que fizeram foi mudar os comandos. As figuras que foram colocadas ali, toda a sociedade aprovou, tem uma mensagem muito clara, não estou comparando com os outros. Aqui existem pessoas de conduta irretocável, aprovadas pela sociedade, por diversas organizações civis, esse é um grande recado. Agora, você pode decretar um ato institucional número 1, sair caçando todo mundo ou vai produzir investigação, dar o direito contraditório de defesa, fazer um devido processo legal e tomar as providências?Nesse processo, avançou-se em relação às corregedorias, por exemplo?

As corregedorias foram contratadas com o governo do Rio. Em janeiro, assinou o memorando de entendimento e o item número 1 era a criação de corregedorias, autônomas, mais independentes. A corregedoria da PM está na PM, a corregedoria da Polícia Civil está na Polícia Civil e tinha a terceira corregedoria na Secretaria de Segurança Pública. Lá atrás, antes da intervenção federal, foi acertado com o governador do estado que essas corregedorias seriam autônomas e independentes. Já tem um compromisso do estado para fazer isso.
 

87 Comments

  1. Pingback: “Foi uma execução. E nada justifica,” afirma Etchegoyen sobre Marielle | DFNS.net em Português

  2. bbb says:

    to esperando ele falar das outras 60 mil mortes

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Bonito vai ficar prazisquerdas choronas e hipócritas se as investigações desaguarem em um caso similar ao do CELSO DANIEL… 😉

    • A Máquina Troll says:

      “O falatório continua. E a vida também”

      Érico Veríssimo

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        VERDADE !!!… racionalmente, foi só mais uma entre os 60 MIL mortos todos os anos porque o estado socialista brasileiro é INCOMPETENTE pra mudar as leis e organizar o país como fez DUTERTE na sua terra…

      • rafa says:

        exatamente, e os imbecis esquerdopatas acham que a incompetência esta nas mãos do cidadão policial que prende todos os dias o mesmo bandido que é posto na rua no dia seguinte pelo estado.

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        CORRETO, rafa…

  3. JOJO says:

    E tem uns fascistas tentando tampar o sol com peneira, tentando inventar desculpas para encobrir o fato que a mulher foi executada por intrometer naquilo onde a prudencia nos ensina a ficar longe. O vinculo crime organizado com policia. O que eu penso sobre o assunto pode ser mera opiniao, mas o General no posto Chefe do Servico de Informaco, sabe do que esta falando. Se ele disse que aquilo tem tudo para ser caracterizado como sendo uma execucao, quem sou eu para discordar.

    • A Máquina Troll says:

      Repara como estas incursões por todo pais de ataques de difamação e calunia contra a vitima e seus apoiadores começaram a partir do exato momento em que o grupo político de Marielle começou a se opor e se colocar contra a intervenção militar no rio….

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Azisquerdas pensam assim: “Bota no jornal que o povo acredita”… não é o que o Sr. vive dizendo ???… 🙂

        A Máquina Troll
        16 de Março de 2018 at 22:15

        “Bota no jornal que o povo acredita”

        André Dahmer

    • A Máquina Troll says:

      Isto não é espontâneo ou voluntário…tentam fazer parecer que é mas não é…estão sendo pagos e recrutados para doutrinar as pessoas deste pais e influenciar/conquistar suas mentes e corações…são elementos recrutados para espalhar desinformação e fazer doutrinagem, lobismo e panfletagens política ideológicas por nossa nossa sociedade…na internet usam programas de computador que permitem criar e administrar vários perfis falsos ao mesmo tempo…com o intuito de enxurrar a internet com suas panfletagens e doutrinagens e provocar o chamado “Efeito Manada” entre as pessoas…

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Bobagem… vcs fazem isso desde a Coluna Prestes… NÃO HÁ NADA DE NOVO DEBAIXO DO SOL… não concordas ???… 🙂

    • A Máquina Troll says:

      Tentam através de uma subversão ideológica nos doutrinar a adotar um cego e incondicional alinhamento a estrangeiros em detrimento de nossa nação…

      que nos alinhemos cega e incondicionalmente aos interesses deles em detrimento dos interesses do nosso pais e que nos conformemos em ser uma republiqueta de bananas capacha, submissa e subserviente de potencias corsárias estrangeiras que não tem nenhuma outra intenção a não ser de nos explorar e nos manter na correia…pois é assim como nos veem…apenas como uma republiqueta de bananas insignificante com uma gentinha pária, ralé e inferior…

      pra esta gente não somos nada, não somos ninguém e nem somos capazes de grandes feitos…para eles nós somos apenas peões…e nos querem apenas para nos explorar e nos manter na correia…explorar a nossa nação e espoliar todas nossas riquezas e patrimônios até não sobrar mais nada que seja do interesse deles…

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Vc descreveu exatamente como age o seu pessoal com sua ajuda… vou guardar essa pra posteridade… somos um país em guerra contra as forças do mal… e o diabo veste Prada e mora em trixsplexis… 🙂

      • A Máquina Troll says:

        “O comunismo existe hoje por que o cristianismo não está sendo suficientemente cristão.”

        Martin Luther King

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        CONCORDO… se fossem já teriam extinguido essa praga a muito…

      • rafa says:

        kkkkkk

    • A Máquina Troll says:

      E infelizmente tudo isso que acontece hoje neste pais tem o conluio dos militares por trás…patriotas e nacionalistas são minoria entre as forças armadas hoje…a maior parte dos militares hoje é composta de brazileiros “transnacionais”…

      as forças armadas são completamente aparelhadas…se o povo for pra Brasília se manifestar e tentar invadir o congresso eles chamam o exercito para proteger eles e atacar o povo….É o canalhismo da brasilidade defendendo e protegendo canalhas sem escrúpulos…é políticos, militares, policiais federais, juízes e promotores envolvidos em corrupção e até com o crime organizado…a que ponto que este pais chegou…Dá medo do futuro do braziu…

      Como EUA Interfere-manda no Brazil via CIA, FBI, NSA e DEA :

      https://www.youtube.com/watch?v=vhnfNw_Ywuk

    • A Máquina Troll says:

      O Serviço Secreto Brasileiro foi criado pela CIA :

      https://www.youtube.com/watch?v=uq6Uh6MyHZ8

      • A Máquina Troll says:

        Eunicio Precilio Cavalcante, Capitão de mar e guerra, foi cassado em 1964, preso e processado por se opor ao golpe militar. Ao ser solto, engajou-se na luta contra a ditadura que tomara o poder no país. Militando na ALN, em 4 de novembro de 1969 foi preso em São Paulo. Torturado com requintes de perversidade.

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Dizer que mamão é mole qualquer um diz… claro que foi EXECUÇÃO… que coisa mais ridícula de se afirmar… acidente é que não foi… a questão é: QUEM LUCROU OU ESTÁ LUCRANDO COM A MORTE DELA ???… o Maluf é que não está… 🙂

      • A Máquina Troll says:

        Os bandidos que tomaram o controle do pais agora estão usando o crime organizado para exterminar, levar terror e cooptar os grupos políticos insurgentes que organizam manifestações e atos contra o regime que se instalou neste pais…

        reparem como logo depois do assassinato da vereadora Mariella Franco se pôs em ação por todo pais uma serie de incursões para se atacar, denegrir, difamar e caluniar a vitima e seus apoiadores…

        observem também como tudo isso começou a partir do exato momento em que o grupo político de Marielle começou a se opor e se colocar contra a intervenção militar no rio…de forma nojenta e canalha estão usando o corpo da falecida como palanque político para fazer panfletagens e espalhar desinformação…

        todo este episódio apenas evidenciou o que já se comprova-se a muito tempo…a falta de formação/educação ética, moral e religiosa que acomete a maior parte da sociedade deste pais…

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Os bandidos estão no poder a 33 anos, caro INCAUTO TERGIVERSADOR… não há tentativas de denegrir ninguém… o que acontece é que as pessoas não são tolas e hoje possuem meios de ver sua voz ser ouvida na internet… mimimi não te dará razão… não há mais espaços para a esquerda canonizar seus santos de barro…

      • francisco says:

        Ninguem sabe ainda quem vai lucrar. Mas todos já sabem que as balas vieram de um lote vendido pela CBC a PF.

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Tá insinuando que foram os Federais os responsáveis pela morte da militante comunista ???…

    • A Máquina Troll says:

      “Quem vende sua liberdade nunca foi digno dela”

      Augusto Cury

    • Casuar says:

      Jojo, vou te mandar um consolo quando a verdade for revelada!

  4. A Máquina Troll says:

    Os bandidos que tomaram o controle do pais agora estão usando criminosos para levar terror e cooptar os grupos políticos insurgentes que organizam manifestações e atos contra o regime que se instalou neste pais…

    reparem como estes arrastões de bandidos que andam sendo noticiados acontecem em um estado e depois de um tempo nós vemos ocorrer em outro…Espírito do Santo, RN e agora RJ…presta atenção…e ai paladinamente aparece o governo com a “força nacional” pra decretar “intervenção na segurança pública e salvar a sociedade do caos”…senhores…tudo isso dai não passa de factoides forjados por este governo pilantra para instaurarem um Estado Policial no pais…pra evitar acontecer aqui as mesmas revoltas e manifestações que estão havendo lá em Honduras agora…pois as eleições do pais foram fraudadas na cara dura…é o mesmo que intentam implementar aqui…

    Lula só não foi preso ainda porque temem uma revolta geral da maioria do povo deste pais…ou prenderão e cassarão os direitos políticos dele e do seu partido ou então fraudarão as eleições como fizeram lá em Honduras…e em ambas circunstâncias eles esperam e se preparam por uma eclosão de distúrbios e conflitos no pais para controla-la…

    estão usando facções criminosas para realizar estas ações e assim fabricar pretextos ou justificativas para implementarem um Estado Policial no pais…pois como já é bem manjado neste pais essa gente tem envolvimento com o crime organizado e o trafico…é notório o envolvimento de grande parte de juízes e do alto escalão do judiciário neste pais com facções criminosas, principalmente no sudeste…é comum e notório juízes que atuam a serviço do crime organizado ou que vendam sentença pra bandido ficar solto…

    na classe política não é diferente…os grandes tubarões do trafico de drogas deste pais são a maior parte políticos…a maior parte é envolvida com o crime organizado e com trafico principalmente os ligados aos partidos ditos de ‘direta’ ou ‘neoliberais’…seja por serem tubarões ou por buscarem curral eleitoral nas periferias…pois através das organizações criminosas que controlam as favelas eles conseguem angariar votos para suas campanhas eleitorais…vemos no pais ministros do STF ligados a facções criminosas e até candidatos a presidência envolvidos com o trafico de drogas e assassinatos encomendados…Não é preciso nenhum especialista para notar o envolvimento da classe dirigente deste pais com o crime organizado…Olha como as polícias são intencionalmente sucateadas, as leis brandas, infratores com inúmeras passagens e soltos a reviria…

    o negocio esta ficando cada vez mais escabroso….com um satanista no poder o pais caiu literalmente nas garras de Satã…esse governo é a mais escória do fundo do inferno…pessoas de bem não devem se misturar com essas almas sebosas … o que fazer ?… não temos ninguém a quem recorrer…só a benevolência do nosso senhor…

    Temer recebe benção de pastor condenado por estupro :

    https://www.youtube.com/watch?v=m0tQ9gXlK60

    • A Máquina Troll says:

      Em Alagoas, bandido quebra tornozeleira eletrônica, é solto pelo juiz e tira onda da polícia :

      https://www.youtube.com/watch?v=YelKH3DlHU8

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        O que vc queria em um país dominado pelo pensamento esquerdista desconstrutivistas do qual o Sr. é um dos seus agentes mais profícuos ???… 🙂

      • A Máquina Troll says:

        “Nem o comunismo nem o capitalismo pode satisfazer o homem, porque ambos lutam pelo TER, enquanto o que torna o homem feliz é o SER e esta conquista não está ao alcance de nenhuma das duas políticas econômicas.”

        Francis Iacona

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        “O que satisfaz um homem é uma grande mulher”… Eu mesmo… 🙂

      • Casuar says:

        Depende, se vc for um homem liberal, kkkkkkk

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Sou conservador… quem divide mulher são os anarquistas, os avós dos comunistas… rsrsrssrsssss…

    • A Máquina Troll says:

      VAZOU VÍDEO DA POSSE DE MICHEL TEMER :

      https://www.youtube.com/watch?v=_6LSstLaQPY

    • A Máquina Troll says:

      “No meio de um povo geralmente corrupto a liberdade não pode durar muito”

      Edmund Burke

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Perfeito para explicar a política de terra arrasada cultural que praticam… mais conhecido como GRAMSCISMO…

  5. A Máquina Troll says:

    “BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA
    19 de Março de 2018 at 0:10

    Vc descreveu exatamente como age o seu pessoal com sua ajuda… vou guardar essa pra posteridade… somos um país em guerra contra as forças do mal… e o diabo veste Prada e mora em trixsplexis

    BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA
    19 de Março de 2018 at 0:06

    O que vc queria em um país dominado pelo pensamento esquerdista desconstrutivistas do qual o Sr. é um dos seus agentes mais profícuos”

    Percebam as ações subversivas deste pessoal de sempre tentar desqualificar ou associar qualquer posicionamento contra a cartilha deles com a militância marxista…qualquer posicionamento ou manifestação contra os eua e seus interesses é rechaçada e atacada…reparem na apologia agressiva e extensiva ao posicionamento de entreguismo, submissão e subserviência a estrangeiros…enquanto que todo e qualquer posicionamento pela independência, soberania e desenvolvimento deste pais é rechaçada e alvo de ataques…reparem como tentam sempre denegrir ou inferiorizar a nossa indústria e setores de nossa economia…enquanto só fazem uma agressiva guerra de propaganda e lobby de multinacionais estrangeiras…

    ao longo da historia a nossa nação sempre foi alvo incansável de maquinações, sondagens e movimentações obscuras por parte desta gente…historicamente a soberania de nossa nação sempre foi alvo e vitima de incursões…reparem como tentam sempre denegrir ou desmerecer os feitos, a historia ou o legado deste pais…como usam sempre de discursos para inferiorizar ou desmerecer a nossa nação, identidade ou cultura…enquanto que sempre enaltecem determinado país estrangeiro e sua cultura…sempre panfletando como um “modelo a ser seguido/apoiado cega e incondicionalmente”…

    são elementos recrutados com um único fim…subverter a nossa sociedade e colonizar nossas mentes e corações…degradar nossa sociedade e erradicar todo e qualquer espírito de patriotismo ou nacionalismo…consiste de um trabalho de subversão para modelar o entreguismo, a submissão e a subserviência a estrangeiros nas mentes e corações de nossa sociedade…

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      “A BOCA FALA DO QUE LHE É PRÓPRIO”…

  6. A Máquina Troll says:

    De forma nojenta e canalha estão usando o corpo da falecida como palanque político para fazer panfletagens e espalhar desinformação…todo este episódio apenas evidencia o que já se comprova-se a muito tempo…a falta de formação ética, moral e religiosa que acomete a maior parte da sociedade deste pais…

    Assassinato de Marielle Franco gerou onda de fake news; confira 7 boatos :

    http://www.boatos.org/politica/assassinato-marielle-franco-fake-news.html

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      “Xingue-os do que você é, acuse-os do que você faz” – Lênin…

  7. Renato de Mello Machado says:

    Caraca! cada coisa quê a gente lê.Parece quê o crime se organizou de uma hora para a outra no Brasil e mais precisamente, no Rio de Janeiro no governo do Temer.Que dividiu com o PT palanques e outras coisas,mais até dias atrás.O PT teve o Brasil nas mãos e não fez nada em termo de Rio de Janeiro,quantos tombaram antes dessa senhora por obra dessas políticas que foram instauradas primeiramente pelo senhor Leonel de Moura Brizola nos idos de 1982 que sabotou e enfraqueceu, diretcha o combate a criminalidade.A solução desse caso é urgente para mostrar a sociedade,que quando a verdade aparecer máscaras vão cair.

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      BRAVO !!!…

  8. Claro que a Vereadora foi executada por milicianos adoradores do Fascista Jair Bolsonaro basta ver que os bolsominions estão nas redes sociais comemorando grotescamente a morte da Vereadora Carioca alias o Bostanazi até agora não deu um pio sobre a execução covarde da vereadora porque será em?

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      CORRAM !!!… peguem uma bacia que o vômito começou…

      • Joaquim says:

        Bolsominions detected bolsominiions detected bolsominions detected kkkkkkkkk o seu blue eyes porque você não vai procurar um rola e ser feliz solta a franguinha Mariazinha kkkkkkkkk

    • A Máquina Troll says:

      ”Joaquim
      19 de Março de 2018 at 12:28”

      É um mergulho profundo e sórdido…e nauseabundo…numa lama densa e viscosa…esse…dentro da alma do brazileiro…

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Mas vcs, materialistas dialéticos, NÃO ACREDITAM EM ALMA !!!… 🙂

      • A Máquina Troll says:

        eu acredito…sou Médium…

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Médium de MEDÍOCRE ???!!!… 🙂

  9. GripenBR says:

    O senhor Mentiroso está tão desorientado para destilar sua perfídia e negar o inegável que matou o seu dueto (Ave ratita australiana) . Essa moça Marielle está morta, não pode mais se defender. Atacar a sua reputação é tão baixo, atroz e cruel que revela o cerne de um caráter fétido, fanático e absolutamente fundamentalista.

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Interessante vc tocar nesse assunto… é EXATAMENTE assim que vcs dazisquerdas atrozes, cruéis, fétidas, sem caráter algum, fanáticas e fundamentalistas agem em relação a pessoas cujo exemplo de vida não podem ser atacadas… exemplos ???… vários… e os que vcs não conseguem destruir, jogam no esquecimento… VCS NÃO TEM MORAL para criticar ninguém… veja o caso dos ex presidentes militares… é um escárnio a nação quando vcs, exemplo de todo mal, criticam os mesmos porque impediram que a malta socialista tomasse o país e a transformasse em algo pior do que hoje é a Venezuela ocupada e imputam injúrias, difamações e toda sorte de escárnio contra esses grandes brasileiros que protegeram a nação de um grande mal… não venha dar uma de vitimismo comigo, sujeito… não vcs, que diuturnamente desconstroem os bons valores dessa nação… vcs são os vermes que apodrecem a carne do brasileiro desprovido de conhecimento com sua lascívia ideológica… não são os que enfrentam vcs que, ao contrário, lutam contra toda sorte de manipulação e engenharia diabólica para impedir que nosso país entre ainda mais no caos que vcs dazisquerdas estão nos colocando, que causam mal a nação… são vcs com essa retórica tola de querer nos transformar numa cuba continental que nos empurram ladeira abaixo… a mentira é seu mister, não meu… a prova é uma questão só de bom senso e observação…

      “Pelos seus frutos os conhecereis. É possível alguém colher uvas de um espinheiro ou figos das ervas daninhas? Assim sendo, toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim produzir bons frutos. Portanto, toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7:19,20 …

      Sendo assim, basta olhar como está o país hoje e ver se vcs que estão no poder a 33 anos produziram algum fruto bom para a nação… creio que NÃO… muito pelo contrário…

      • Moleque says:

        hahahaha. Cara, essa conversa de bem contra o mal é de uma patologia mental tão grande, você precisa de um psiquiatra cara. Outra coisa: guarde seus costumes pra você, ninguém tem interesse em destruir seus costumes, só não queremos que venham impor o que outros devem pensar, guarde pra você toda sua palhaçada religiosa. E cara, os militares ficaram no poder por 21 anos, e o que vocês deixaram? Uma inflação dragão? Estatais que eram cabides de empregos. Militares são como cavalos montados, só vêem em uma direção. Sério cara, você tem probleminha, vá se tratar.

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        A recíproca é verdadeira… quanto aos fatos, vindo de um moleque, não pode ser levado a sério…

      • casuar says:

        Bravo !q!

    • GripenBR says:

      O que foi que eu disse! Cristo pregou a fraternidade, humildade, o não materialismo, a igualdade, a misericórdia e a tolerância. De cristão este fake (Senhor Mentiroso) não tem nada, como a teoria da prosperidade é tão cristão quanto a ku klux klan! 👆

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Teoria da prosperidade… como o próprio termo diz, é uma teoria… e como sempre, vcs dazisquerdas se firmam em teorias não comprovadas… mas o que estou fazendo ???!!!… discutindo teologia com alguém que sequer sabe diferenciar “teoria” de “metodologia”… rsrsrsrsrsssss… mas nesses tempos de “pátria educadora socialista” não se pode esperar nada mais que mediocridade dos filhos do méqui esquerdopata…

      • GripenBR says:

        Senhor mentiroso, desta vez o senhor tem razão, religião realmente não me interessa, não sou contra nenhuma, sou a favor da liberdade do indivíduo ter ou não se quiser. Más fundamentalismo (corrente, movimento ou atitude, de cunho conservador e integrista que enfatiza a obediência rigorosa e literal a um conjunto de princípios básicos) bate a porta. Deve ser realmente ruim viver como no Canadá, Holanda ou Noruega. Melhor mesmo é como uma Arábia Saudita neopentecostal. Essa “teoria” da prosperidade, de fato nunca passará disso! Prosperidade mesmo só para seus líderes políticos religiosos. Como malandraias e macedinhos. O problema é que existe ai um projeto e uma bancada política que já é de mais de duas centenas de parlamentares, com partidos totalmente controlados ou ligados a pastores e religiosos neopentecostais (PSC, PRB, PR, PTN, PROS, SD, PSL, PEN). Não há outros precedentes no Brasil e é bem real. Essa sim que impor sua visão teológica a todos. E sua ladainha é repetida por bestas seladas. Até o Jair o messias conveniente se converteu. Dallagnols e Moros também acham que dentre outras coisas, estão em uma cruzada divina. E Meca divina dessa gente aonde é? Más com uma indignação tão elástica, e decisões tão contraditórias, prazos recordes para alguns e morosidade infindável para outros, a indústria onde temos excelência e setores inteiros como o naval ruindo. Há algo mais em tudo isso que uma série de coincidências. Sou absolutamente a favor da lei, para todos. Nunca tive uma multa de trânsito sequer, e nunca soneguei imposto. Nunca votei no Enéas, o tinha como excêntrico e maluco. Más o fato e que precisamos de mais Enéas, gente seja seja inclinada a direita ou a esquerda e que tenha em primeiro o lugar o Brasil. Gente que não parou na queda da Bastilha, na guerra fria ou anda por ai com toxas, cruzes e capuz brancos na cabeça, literais ou metafórica.

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Tsi, tsi, tsi… novamente, conseguiu não juntar lé com cré… seria um caso de dislexia ideológica ???… 🙂

    • Casuar says:

      Matou nada, ele sozinho tá fazendo vcs passarem um aperto danado, kkkk, só vou curtir, mas prá não perder a viagem eu deixo a minha opinião : três hipóteses, divida com o tráfico, crime passional, crime de falsa bandeira, sim, a esquerda descartou um peão para adiar a derrota, vejam como estão aproveitando a morte da vagabunda para denegrir em as FAS, a intervenção é ao mesmo tempo tentando recuperar os porcos que saíram da pocilga, anotem, não duvidaria se os atiradores fossem agentes cubanos, vamos aguardar, e se divertir com o circuito armado pelos vagabundos!

      • A Máquina Troll says:

        e eu é que sou o lunático e “antiamericano” endoidado….rs…..

      • A Máquina Troll says:

        Quando você julga os outros não os define……..Define a si mesmo….

      • casuar says:

        Mimimi

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Mimimi 2… vc já foi melhor em suas engabelações… tá perdendo a mão… rsrsrssrssss…

  10. Cristiano Correa says:

    Fico abismado com alguns esquerdopatas que usam a palavra fascismo como seus jargões de palavras, fascista é uma pessoa arrogante que não aceita opiniões e age segundo seus ideais, o lula é assim, vivemos em um estado sício-comunista que prega uma ideologia de gêneros que o próprio comunismo persegue, vamos citar alguns comunistas que segundo os esquerdistas são heróis… che guevara, revolucionário Argentino que se uniu ao ditador golpista fidel castro para derrubar a força o governo anterior, (foi golpe de verdade). O mesmo che guevara era ateu, homofóbico e racista, já o fidel castro, ateu e genocida, lenin, matou milhões em nome do comunismo, stalin, matou mais de 20 milhões de soviéticos que se opuseram ao seu governo, mao tse tung, ditador comunista chinês que matou milhares ou milhões que se opuseram ao seu sistema ditatório comunista, nicolas maduro, comunista retardado que levou a economia Venezuelana a miséria, sem levar em conta o ditador norte coreano e alguns ditadores comunistas na Africa por exemplo. O comunismo é um câncer. querem incriminar a lei sem provas concretas certo? Então segundo a ideologia de vcs, peço que o senhor luiz inacio lula da silva seja preso e que sua turma seja presa como vilões pois segundo vcs não tem provas para prende-lo vcs nem sabem o que querem realmente para um bem de uma nação e se existir algum comunista que me xingue por isso, quero que temer, dilma, aécio e a turma dos infernos se fodam juntos ok?

    • A Máquina Troll says:

      o mal não tem ideologia, partido ou nacionalidade….se encontra em qualquer meio ou lugar….

      • rafa says:

        …e ele, o mal, pra se espalhar e infectar a todos, qual se não o comunismo, o melhor meio de transmissão ?

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        rsrsrrsrsrsssss…

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Perfeitas considerações, Sr. Cristiano…

    • Sabem qual e o mau dos Direitopatas suas hipocrisias falam tanto do do stalin do gordinho da Coreia do Norte Fidel Castro e bla bla bla mais esquecem coniventemente dos sanguinários Hitler mossolini Pinochet Gorge Bush etc. e senhor Cristiano Correia como o senhor e hipócrita

      • rafa says:

        “Tudo no Estado, nada contra o Estado, e nada fora do Estado” … lembremos então quem era Benito

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Essa famosa frase consegue descrever todas as matizes dos REGIMES TOTALITÁRIOS como o COMUNISMO, FASCISMO, NAZISMO e LULISMO…

  11. Casuar says:

    K kkkk, Quem matou Marilene e Anderson? O lixo isquerdista vai se surpreender com a resposta, anotem!

    • A Máquina Troll says:

      “Pensamento realista na sociedade atual”

      https://www.youtube.com/watch?v=1e8TM-4Xgbo

      • casuar says:

        Pode chorar no meu colo ,se vv desejar !

    • O único lixo aqui e você e sua família seu demente adorador de Hitler vai si tratar seu verme

      • casuar says:

        Então tá jacusim , na sua cabecinha todo aquele que for contra Stalin , pou pot , cuba ,comunismo , cephalopode e vagabundos é automaticamente classificado de nazista ,fascista ,entreguista ,kkkkkkkkk, uma besta di circo , vou orar por vc , pra vagabunda não adianta mais , há salvação enquanto corpo e alma São unos , ! Sorry mortadela .

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Quem adorava Hitler eram seus seguidores NAZISTAS – NACIONAL SOCIALISTAS, meios-irmãos dos COMUNISTAS, filhos bastardos do pensamento TOTALITARISTA do final do século 19 que vê no ESTADO LEVIATÃ a solução para todos os males da humanidade… anote ai para não falar mais besteiras… não encontrarás melhor definição que esta nem nos livros do MÉQUI ESQUERDOPATA… 🙂

      • Bandeira vermelha says:

        Engraçado quem criou uma imbecilidade chamada MOBRAL, foram os teus militares, os quais eram muito amantes da democracia e do império das leis Montesquieu que o diga. Demente.

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Imbecilidade que a sua turminha dazisquerdas patéticas mantém até hoje… com outro nome, como é costume dos incompetentes em criar alguma coisa… bandeirola de motel…

      • ViventtBR says:

        Bandeirola de motel.
        KKKKKKKKK!!!!!!
        Quase cai da cadeira de tanto rir.
        Esses comunas, filhos do capiroto lascado, não tomam jeito.

      • heitor says:

        falou os ESTRUMENTOS anti comunista do sistema financeiro !
        ViventtBR vai vive nos EUA esclerosado da guerra fria

      • ViventtBR says:

        Heitor,
        Até posso ir lá viver uma temporada para fazer um pé de meia, de passeio já fui e foi bom para ver de perto o que é e o que não é.
        Mas, pelo pouco que conheço do exterior, nosso Brasil é o melhor lugar para se ser feliz (pelo menos para pessoas sociais), mesmo com todas as ratazanas tranqueiras que aqui esculhambam com quase tudo (e que precisam urgente de forte veneno e milhares de gaiolas de barras de aço).

        Já sobre essa esclerose ianque, o espaço aqui é diminuto para se fazer uma boa análise.

      • heitor says:

        esqueci a virgula ! e o esclerosamento de brasileiros! os EUA aos trancos e barrancos tao defendendo seus interesses!

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Garoto heitor dazisquerdas… vc é uma piada sem graça… mas é risível… 🙂

  12. 1maluquinho says:

    Milico babá ovo de corrupto cantando a mesma musiquinha que o coral

shared on wplocker.com