Reino Unido retalia a Rússia e expulsa 23 diplomatas do país

Após pedir explicações ao governo russo sobre o envenenamento de ex-agente duplo, Theresa May anunciou duras medidas contra o governo Putin

São Paulo – O Reino Unido irá expulsar 23 diplomatas da Rússia presentes no país em retaliação ao ataque com agente nervoso contra o ex-agente duplo Sergei Skripal, de 66 anos. O anúncio foi feito pela primeira-ministra britânica Theresa May nesta quarta-feira.

Além dessa medida, que May classificou como a maior expulsão já conduzida pelo governo do Reino Unido em 30 anos, a chanceler anunciou ao Parlamento que irá congelar bens do governo russo que possam parecer suspeitos e irá diminuir a presença oficial na Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá em poucos meses na Rússia.

A substância usada nesse ataque, consideraram os britânicos, o poderoso agente neurotóxico “Novichok”, só seria fabricado pelos russos, numa evidência de que estariam envolvidos no atentado que também afetou a filha de Skripal e um policial. As vítimas seguem hospitalizadas.

A chanceler cobrou ainda que aliados questionassem o programa químico da Rússia e o uso ilegal de substâncias como o agente nervoso que afetou Skripal. A França já se manifestou sobre o tema, reiterando ser aliado histórica dos britânicos e classificando o caso do envenenamento como “muito sério”.

Na última terça-feira, a ministra de Interior britânica, Amber Rudd, disse que a polícia e os serviços secretos MI5 investigarão outras denúncias que relacionam à Rússia com 14 mortes ocorridas no país nos últimos anos.

Relembre o caso

As represálias vem depois de o Reino Unido ter dado um ultimato ao governo da Rússia para que explicasse se conduziu o ataque ou se perdeu o controle sobre a substância que envenenou Skripal, ex-agente duplo, e sua filha Yulia, de 33 anos, no último dia 4 de março. Eles foram encontrados por um policial, também contaminado, em um parque na cidade de Salisbury.

A Rússia negou qualquer envolvimento e disse que não responderia nenhum ultimato. Pediu, ainda, que o governo britânico enviasse amostras da substância para Moscou, acusando os britânicos de estarem violando a Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas, tratado do qual ambos são signatários.

Quem é Sergei Skripal

Nascido em 23 de junho de 1951, Skripal trabalhou até 1999 no serviço de inteligência do exército russo e chegou a coronel. De 1999 a 2003, trabalhou no Ministério das Relações Exteriores do país.

Em 2004, foi detido e acusado de “alta traição” por ter repassado informações sobre as identidades de agentes secretos russos que trabalhavam na Europa para o serviço de inteligência britânico, o MI-6, em troca de US$ 100 mil.

Condenado a 13 anos de prisão, ele ficou preso até 2010. Depois de receber perdão do então presidente Dmitri Medvedev, foi incluído na maior troca de espiões desde o fim da Guerra Fria. Vivia na Inglaterra desde então.

Fonte: Exame

27 Comentários

    • Esquerdista preconceituoso !!!… só não são quando lhes convém jogar pedras nas vidraças alheias… como se pudessem e as suas não fossem frágeis e quebradiças…

      • Caro Nikki Haley do PlanoBrasil se alguem aqui sofre de preconceito é exatamente a sua pessoa. So ver seus comentarios infantis e boçais contra tudo que venha da Russia.. parece que sofre de algum trauma..

      • Quem se acha o fodastico sabidão o fodastico especialista em tudo .. o guru ..o entendido ..o supra informado aqui no planobrasil é aquela pessoa com mil e um nicks que escreve uma boçalidade com nick e com outro nick vai “dar apoio” a boçalidade escrita para fazer pensar que tem muita gente que partilha o mesmo pensamento e ideia mostrando sua total falta de caracter.. resumindo voce caro mil e um nicks. ✌

      • Profeta Burro ..

        Você tá lendo muita teoria da conspiração !! Eu duvido quem alguém aqui tenha esse tempo disponível pra fazer isso é só você mesmo que fica escrevendo textão parecendo um débil.

      • Trauma tem quem defende quem só nos prejudicou, plantando o ovo da serpente em nosso solo… acorda fião… praguejar não vai mudar a realidade… sorry…

      • Claro que nao ..nem muda sua incoerencua nem seus traumas e precinceitos contra outros povos ..
        “”Trauma tem quem defende quem só nos prejudicou,”””aqueles de voce defende tenhem feito muito bem e ajudado o Brasil certo?

      • Na comparação, os seus perdem feio… é a história quem diz… se hoje somos um país industrializado devemos a quem ???… aos russos ???… poupe-me…

      • Continuas querendo queimar o OLHO , boboquito colonizado , eu nunca fui de Esquerda , apenas diferente dos Colonizados e Entreguistas , sou Nacionalista , sempre atacarei a quem nunca foi nosso amigo , Capice , Cuidado com teu Olho !!

      • ISENTÃO… “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”… Apocalipse 3:15,16 …

  1. A Inglaterra ,esta nervosinha …
    Primeiro foi aprovado uma resolução da Rússia na ONU em relação a Ghouta , Inglaterra foi contra …logo em seguida foi cancelada e aprovada a da Inglaterra ,poia devidos ao intensa quebra do cessar fogo a primeira foi cancelada….
    A Inglaterra ficou feliz da vida…pois a resolução dela proibia qualquer ataque contra terroristas na Síria…ou seja dava segurança a seus “aliados”…mas ela não contava que nem a Rússia nem a Síria daria muita ideia para cessar fogo…sentaram o pau nos terroristas ,surgiu varias ameaças de ataques químicos , que seria feita por terroristas e Assad seria acusado…Logo paises como Inglaterra ,França ,EUA ,engrossaram a voz contra o Regime Sírio, o ameaçando…. Pois bem o exercito Sírio tem avançado fortemente contra Ghouta ,já dividiu o território em 3, e ocupou 60% do mesmo ,nesta luta está semana foram encontradas ,duas fabricas clandestinas de armas químicas, três de foguetes, uma fabrica de dinheiro , vários sistemas TOW antitanque fabricado nos EUA……e ontem a Rússia lançou vários misseis de cruzeiros do mediterrâneo contra terroristas….
    Quando a Inglaterra viu que a casa estava caindo precisou arrumar uma desculpa de envenenamento de um ex espião Russo ,pela Rússia …para ver se conseguia comover mais a opinião pública…
    Mas tem muitas coisas interessantes ai…
    Era ex espião, foi condenado , preso, foi perdoado , depois foi trocado por outros espiões que estava preso nos EUA e UK…
    Se a Rússia quisesse mata lo ,era teria trocado ??? Mesmo tentando mata lo ,era faria mal feito?????? Era mais fácil com uma substância química exótica , do que uma bala de pistola??? O que ele ainda tinha de especial que ninguém podia saber????
    Só que infelizmente descobrir que este produtinho era fabricado no Usbequistão, e a Rússia não tinha acesso a este laboratório mais , pois os EUA a alguns anos atrás ofereceu uma ajuda ao Usbequistão para resolver “as heranças químicas da antiga URSS neste país”

    Triste como os fracassados jogam sujo..

    • Meu caro me permita ir mais longe nessa “novela”.. tirando a parte Siria creio que muito tem haver com a guerra comercial EUA vs UE.. visto que na Europa se falava como retaliação e contra medida num possivel fim de sanções contra a Russia nomeadamnte a Alemanha Italia( partido com maioria no parlamnto quer levantamento das sanções) e França.. e como sempre Aparece o UK para limpar a bunda do patrão. E depois temos a questão das eleições na Russia a tentativa ( falhada) tentar manhar imagem de Putin. Porque sera que o UK não envia as amostras que a Russia pede? Agora vale acusar sem apresentar provas? Desespero total

  2. Putin é um cara vingativo e em vésperas de eleições ai vira o bicho, a Inglaterra esta correta. Más para quem vive na banania não sabe o que e como se joga um player global… Russia e China estão na mira do ocidente e o tempo esta correndo e a corda enforcando e sufocando os comunas…

    • Quais comunas? De onde voce foi buscar a China? Tanta tolice e boçalidade pior que cego em tiroteio ha que disparar em todas direções a ver se acerta. Que ridiculo. Sera que corda esta enforcando e sufocando os comunas? Ve se bem quem ta desesperado ..para que viu as declarações na ONU viu o papel ridiculo do UK e dos EUA acusar a Russia sem provas que a propria policia de UK nao tinha ainda provas ? Acusar a Russia e falar do uso de armas quimicas na Siria e da Corea do Norte na morte do meio irmão do kim? Kkkkkkkk quem tão estupido ia mandar matar um ex espião em outro país com arma quimica? Nossa que maneira estranha de passar despercebido certo? So acredita quem usa oculos de penafiel não por burrice mas por canalhice e cumplicidade. ✌

    • Já faz tempo que essa gente deixou de ser comunista, Putin mesmo é um grande exemplo de direita.

      Cuidado para não ficar congelado nos 80/90

      • Mafiosos não tem ideologia… vc é que parece que não entendeu o mecanismo do poder na Rússia, amigo… e para o seu saber, comunismo não se restringe somente ao campo economico como é o capitalismo… é antes de mais nada uma modelo político de comandar o estado… países ditos capitalistas podem tomar a forma de governo que acharem necessária sem mudar o sistema economico… o caso da Rússia é que ela mudou o modelo economico mas suas práticas de estado ainda são TOTALITARISTAS como é no modelo comunista de estado… UNDERSTAND ???… e não se engane… admiro Putin sob muitos aspectos…

  3. Londres tem convicção, mas mão tem prova,apenas hipóteses.
    Rússia tem que ficar esperta, haverá muitas armadilhas para atrapalhar a Copa do mundo.

  4. Essa dinossaura está ganhando muito dinheiro. O desespero da ilha para ganhar uns trocados dos usa. Esses ingleses são o boi de piranha dos usa.

  5. A europa quando abandonou o capitalismo produtivo pela especulacao finanaceira, criou sua propria cova,perdeu poder, independencia, prestigio e respeito.

1 Trackback / Pingback

  1. Reino Unido retalia a Rússia e expulsa 23 diplomatas do país | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.