Tradução e adaptação: E.M.PintoDesde 1 de março de 2018, os dois aviões de combate da F-35A da Força Aérea da Itália, alocados à 32ª Ala de Amendola (32º Stormo), participam formalmente do Sistema Nacional de Defesa Aérea do país, informou a IAF no passado 5 de março. Os caças F35A são agora totalmente operacional no Serviço de Vigilância do Espaço Aéreo (SSSA), uma “tarefa institucional fundamental da Força Aérea Italiana”.
“A validação desta capacidade foi obtida através de um treinamento intenso e complexo das equipes da IAF e pessoal técnico o qual seguiu numerosos testes realizados com resultados positivos em sinergia total e coordenação com outras unidades italianas encarregadas das tarefas de Defesa Aérea”, acrescentou o serviço.
O primeiro F-35A Lightning II da Itália, conhecido como AL-1 foi montado na instalação final Cameri e Check Out (FACO), voou pela primeira vez em outubro de 2015. De acordo com o registro oficial do governo dos EUA, a Itália pretende adquirir um total de 90 F-35. De acordo com o plano atual, a Aeronautica Militare está programada para receber 60 aeronaves CTOL F-35A e 15 FOV-35B STOVL, enquanto a Marina Militare está programada para adquirir 15 F-35B STOVL.
Esta nova frota de 90 F-35 substituiria os 253 Panavia Tornados, AMX e AV8B Harriers da Itália, resultando em maior capacidade operacional, logística e manutenção simplificada, currículo de treinamento comum e menores custos operacionais e de operação.
Baseado na Base Aérea Amendola, a 32ª Stormo, a primeira unidade na Europa a induzir o F-35A, também realiza treinamento operacional e técnico com o Predator RPAS para realizar operações ISTAR nacionais e de coalizão.
Pingback: F-35A formalmente integrado ao Sistema Nacional de Defesa Aérea Italiano | DFNS.net em Português