Brasileiros, índios e agora também soldados: eles são 96% dos novos recrutas de São Gabriel da Cachoeira.

São Gabriel da Cachoeira (AM) – O Comando de Fronteira Rio Negro e 5º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron RN/5º BIS), localizado no município com maior população indígena do Brasil, realizou, em 2 de março de 2018, a formatura de incorporação de 30 militares do efetivo variável. Desse total, 29 soldados pertencem às etnias Baré, Tucano, Dessano, Baniwa, Wanano, Tuyuca e Kuripaco – o que representa 96% dos incorporados às fileiras do Exército Brasileiro na organização militar.

A presença de militares de origem indígena no Exército é extremamente importante para o emprego na região da Cabeça do Cachorro, na medida em que conhecem as várias línguas existentes, facilitando o contato com as comunidades indígenas; os regimes dos rios, permitindo o emprego de embarcações em rios encachoeirados; e a região, possibilitando reconhecimentos terrestres efetivos. Com isso, facilitam a aproximação com as comunidades locais e ajudam a preservar a cultura e a tradição desse povo, também brasileiro, e o próprio meio ambiente em que vivem.

O evento contou com a participação maciça de familiares e amigos dos novos recrutas. Na ocasião, foi ministrada, pelo Comandante do Batalhão, uma palestra aos pais sobre o Exército Brasileiro e a importância em servir à Nação.

Durante a formatura, os pais dos militares que são reservistas foram homenageados, destacando a responsabilidade da nova geração em defender os valores antes defendidos por seus pais.

15 Comentários

  1. São Guerreiros, brasileiros originais, genuínos. Incluaos, integreos, respeiteos. Nada mais natural que defenderem está terra. Os poucos povos indígenas que ainda não tiveram sua cultura transformada e vivem próximos ao seu modo de vida posterior ou ainda estão isolados, assim devem permanecer, sem nossa interferência, sem missionários de qualquer credo os perturbando os, com as devidas garantias de suas terras sustentáveis ao seu modo de vida. Devem se ater aos que estão extremamente ameaçados e enfrentam a aniquilação, e estão sendo simplesmente ignorados pelo estado brasileiro. Como os awa-guaja por exemplo. Está tropa seria ideal em ações sanitárias de proteção, resgate, demarcação os povos sob risco de completa aniquilação.

  2. Excelente medida dos verde oliva, integração e tudo, e se não fosse nosso exercito a região Norte ja estaria fragmentada em varias “nações indigenas” reclamando Independencia inflamados por ONGs de fachada patrocinadas pelos globalistas mundiais com idiotas uteis de esquerda internacionalista na ponta de lança.

    • Quanta bobagem, meu Deus. Mas essa da esquerda internacionalista doeu no rim. Rsrsrs. Pois se vcs vivem dizendo que a esquerda está em frangalhos, como poderia ser tão poderosa a ponto de ser internacionalista? Vivemos novamente, como de resto temos vivido, outro momento direita, apesar de vcs não quererem assumir mais essa batata quente, esse filho de vcs, quando o país vai perdendo sua identidade soberana e se tornando uma possessão, e vc me vem com essa. Rsrsrs. Essa turma que o exercito agregou serão somente uteis, não tem por trás essa boa intenção. São conhecedores do território, são brasileiros, e estarão cumprindo sua obrigação militar, se antes não era assim é por que o preconceito dominava a instituição, o que deveria ser visto como motivo de vergonha, não há motivo algum para orgulho quando se cumpre a lei, deveria ser algo natural.

      • Já há mais de vinte anos os estadunidenses começaram a se mostrar muito preocupados com o mico-leão-dourado, com o macaco-prego, com o jacaré-do-papo-amarelo e outras espécies animais que vivem no território brasileiro…também se mostraram preocupados com as populações indígenas brasileiras…mas nunca responderam com clareza onde foram parar os descendentes de Touro-Sentado e outros povos indígenas de suas terras…quando começaram essas preocupações bem como a tal balela do aquecimento global!?…precisamente quando a Argentina e o Brasil ingressaram no mercado da soja, do milho e da laranja fazendo-lhes concorrência…e então a expressão “Pulmão do mundo” para a Amazônia recebeu um reforço emblemático….

        Coronel Amerino Raposo Filho :

        https://www.youtube.com/watch?v=yYDvPy30BbQ

      • Os eua foram fundados sobre o genocídio de 10 milhões de nativos…Só entre 1940 e 1980, 40% de todas as mulheres em reservas índias foram esterilizadas contra sua vontade pelo governo estadunidenses….

        Esqueçam a história do Dia de Ação de Graças com índios e colonos partilhando placidamente o mesmo peru em torno da mesma mesa….A História dos eua começa no programa de erradicação dos índios…Tendo em conta as restrições atuais à imigração ilegal, ninguém diria que os fundadores deste país foram eles mesmos imigrantes ilegais, que vieram sem o consentimento dos que já viviam na América…

        Durante dois séculos, os índios foram perseguidos e assassinados, despojados de tudo e empurrados para minúsculas reservas de terras inférteis, em lixeiras nucleares e sobre solos contaminados….Em pleno século XX, os eua iniciaram um plano de esterilização forçada de mulheres índias, pedindo-lhes para colocar uma cruz num formulário escrito em idioma que não compreendiam, ameaçando-as com o corte de subsídios caso não consentissem ou, simplesmente, recusando-lhes acesso a maternidades e hospitais….

        Mas que ninguém se espante, os eua foram o primeiro país do mundo oficializar esterilizações forçadas como parte de um programa de eugenia, inicialmente contra pessoas portadoras de deficiência e, mais tarde, contra negros e índios….

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_ind%C3%ADgena_nos_Estados_Unidos

      • Julio vá perguntar quem patrocina os treinados para venderem o veneno na embalagem do veneno. Já ouviu falar sobre quem e George Soros por exemplo?
        Segundo esse Artigo do mês passado ou retrasado, “George Soros roubou a cena em Davos”. Ele é um bilionário de 87 anos que tem uma fundação chamada Open Society. Nos últimos anos, segundo o Wall Street Journal, ele doou 18 bilhões de dólares para esta fundação.quase todos os movimentos sociais de esquerda ocidentais globalistas são patrocinados por Soros.
        https://www.newyorker.com/news/our-columnists/how-george-soros-upstaged-donald-trump-at-davos

      • Meu caro, o Soros é só mais dos Globalistas, desses que trabalham por um governo centralizado dirigido por um super estado com poder economico centralizador, onde ele e outros como ele com seus conquistados (sabe-se lá de que forma) poderes economicos, sentariam nos seus tronos, em reuniões secretas, para decidir o nosso futuro ou de outros povos subordinados, e do planeta. Uma coisa é certa, felizmente o mundo dos paises soberanos, como a Russia, já estão trabalhando na oposição a esses elementos, que querem construir o mundo de acordo com suas estreitas visões e para seus proveitos. Mas, peraí, vejo um equivoco seu, até aonde me é dado conhecer, quem tem buscado o globalismo tem sido paises que dão suporte a liderança yanke, os que chamo poodles. Se vc esteve observando a geopolitica mundial viu que os BRICS, que não podem ser acusados de serem paises governados por direitas, na sua formação, foi criado para se opor ao oportunismo yanke que manipulou para seu proveito as instituições mundiais, tornando-as instrumentos de sua engenharia de imperio globalista. São eles, e não, por exemplo, o Brasil quem interfere nos assuntos internos dos demais paises, infiltrando seus trairas para se apropriar primeiro dos bens desses paises, depois dos povos. Talvez vc goste disso, talvez por estar tão imerso na cultura deles que não se de conta dessa invasão perniciosa globalista e adversaria da formação de uma cidadania nacional brasileira.

    • “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós. Oferecemos o perdão da dívida externa em troca da floresta”. Al Gore (Vice-Presidente dos EUA, 1989)

      “Caso o Brasil resolva fazer uso da Amazônia, pondo em risco o meio ambiente nos Estados Unidos, temos que estar prontos para interromper este processo imediatamente”. General Patrick Hugles (Diretor da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA, 1998)

      “A floresta amazônica e as demais florestas tropicais do planeta deveriam ser consideradas “bens públicos mundiais” e submetidas a uma gestão coletiva pela comunidade internacional”. Pascal Lamy (Comissário de Comércio da União Européia, 2005).

      “Obviamente, existem problemas de soberania, mas o desmatamento é um assunto enorme… e qualquer plano, mesmo que seja radical, é digno de ser avaliado”. David Miliband (Ministro do Meio Ambiente do Reino Unido, 2006)

      Se demonstras força, todos
      querem ser teus aliados.

      Ao contrário, se mostras fraqueza,
      ninguém te dará importância.

      E, se tendo riquezas, não demonstras
      força, atrairás sobre tua cabeça
      todas as ambições do mundo.

      (Ciro, Rei da Pérsia)

  3. Índios?!? Conheço dos livros de história…
    Mas hoje apenas existem brasileiros de ascendência indígena, aculturados ou não. Se brasileiros são, como tal podem e devem defender este solo. Apenas resta inconcluso o trabalho de assimilação, reduzindo ou eliminando as assimetrias que ainda existem e excluem da grande comunhão nacional.

  4. Pergunte pra qualquer Roraimense que eles dirão/confirmarão…já estamos invadidos…ongs estrangeiras fazem o que querem sem qualquer tipo de controle…em algumas áreas ou rios vc precisa até da permissão destas ong estrangeiras para entrar na reserva ou trafegar pelos trechos dos rios que se encontrem nas áreas demarcadas deles…qualquer Roraimense vai te confirmar que estadunidenses estão e sempre estiveram por lá sondando, explorando e saqueando em nossas terras…

    Toda aquela reserva Raposa Serra do Sol é uma jazida de nióbio..esta reserva toda é uma jazida de nióbio…é sabido há tempos do potencial mineral da região de Roraima…é sabido pelos geólogos a muito tempo da presença de descomunais reservas de minerais como urânio, tório, cobalto, molibdénio, titânio, tantalita, columbita, cassiterita, ouro e diamante, além de vários outros minérios…que o estado de Roraima todo é uma grande reserva de minerais estratégicos/nobres…apenas 9,99% do estado de Roraima não é área protegida ou área de reserva…pra se ter uma ideia…a quantidade de ouro e diamante que acham ou extraem de lá não diminui….e sim aumenta com o passar dos anos…agora vcs entendem porque que esta gente estrangeira e suas Ongs sondam tanto estas reservas indígenas daqui?!…porque esta gente ronda/espreita e tem tanto interesse nas terras do norte deste pais?!….

    a cobiça existe e é antiga… vem desde o tempo de Dão Pedro segundo quando foi defendida a tese da livre navegação do Rio Amazonas…prestem atenção em como tentam colocar a nossa sociedade contra os índios e vice-versa…o intuito por trás disso é semear sentimentos separatistas nas mentes e nos corações dos índios…é dissuadir ideias separatistas…as maquinações desta gente estrangeira não consistem só de aliciar e fazer a cabeça dos índios…mas também de colocar a nossa sociedade contra os povos indígenas deste pais para instigar e inflamar ainda mais esse separatismo que progressiva e meticulosamente vem sendo trabalhado a longo prazo neste pais…

    reparem em como tentam demonizar os índios neste pais…colocar a sociedade contra eles e vice-versa…em como tentam semear em nossas mentes e corações que o índio é vagabundo…o índio é preguiçoso…o índio é corrupto…o índio é ruim…o índio é bandido…que o índio não presta e não vale nada…que o índio é uma ameaça…e não as Ongs estrangeiras que estão por trás deles e dos quilombolas…reparem como tentam disseminar em nossa sociedade a fobia e o ódio contra eles…pois o que maquinam é colocar a nossa sociedade em conflito com os índios…o que intentam é um conflito entre a nossa sociedade e os índios…para insuflar o separatismo…

    AMAZÔNIA É O SHOPPING DO PLANETA :

    https://www.youtube.com/watch?v=DxUWo0n3AVs

  5. Gripen BR, se são “guerreiros” devem ser apenas nas suas tribos.Servi no antigo 5º BEF, atual 5º BIS, em 1990 e 91. Comandei um Pelotão de Curipacos, de São Joaquim, no período básico. Comandei ainda os Destacamentos de Maturacá, dos Ariabús e Maturacás, também chamados pela alcunha internacional de Yanomamis e Serra do Caparro, próximo a Tunuí, dos Baniwas. Digo aos senhores que o Sd indígena não é confiável. Jamais daria sua vida pelo Brasil, o Exército, o Batalhão ou o que fosse. Para eles nada disso tem valor. Só conhece seu pai, mãe e sua tribo. E só entram para o Exército porque passam a ser ricos, para a realidade daquela região. E o EB sabe disso.

1 Trackback / Pingback

  1. Brasileiros, índios e agora também soldados: eles são 96% dos novos recrutas de São Gabriel da Cachoeira. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.