Defesa & Geopolítica

Dois batalhões de carro de combate T-14 Armata entraram em serviço em Fevereiro de 2018

Posted by

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Segundo O Army Recognition, o vice-ministro da Defesa da Rússia, Yuri Borisov, anunciou em 12 de fevereiro de 2018 que a Rússia obterá anualmente uma média de 200 carros de combate principais (MBT). Atualmente, os carros de combate principais do T-72 B3 são a espinha dorsal das forças armadas russas, mas há um plano para entregar o primeiro ARMATA T-14 ao regimento de carros de combate da primeira guarda da divisão de Taman.

O vice-primeiro ministro russo, Dmitry Rogozin, anunciou em novembro de 2017 que o programa russo de armamento para 2018-2027 prevê provisões em série de tanques T-14 com base no veículo Armata.

“A tarefa é cumprir a ordem de defesa do estado. Anualmente, compraremos uma média de cerca de 200 carros de combate de várias modificações nos próximos anos”, disse ele durante uma visita à empresa Uralvagonzavod (UVZ).

O T-14 não tripulado na plataforma Armata pode ser criado na Rússia, disse o CEO da UVZ, Alexander Potapov.

“Nós não pisamos água. Estamos trabalhando nisso. Você verá o resultado a qualquer momento”, disse ele.

O Ministério da Defesa da Rússia planeja assinar contratos importantes para adquirir os MBT Armata após 2020.

“Os testes de aceitação começarão este ano e continuarão até o final de 2019. Devemos chegar ao final com novas amostras em 2020 e decidiremos então sobre os grandes contratos em série “, disse Borisov.

Novas armas estão sendo projetadas para Armata.

“O trabalho em um novo conjunto de munições está quase concluído. Não é segredo que adquirirmos dois batalhões de carros T-14 e um batalhão de novos veículos pesados ​​de combate e infantaria T-15 BMP para operações de teste” disse Borisov.

O comando principal das Forças  Terrestres Russas anunciou em maio de 2017 que o primeiro regimento de carros da divisão de Taman será a primeira unidade a ser rearmada com o veículo de nova geração T-14 Armata. Isso acontecerá após 2020, quando o novo carro superar os testes de aceitação do governo e assim se tornar operacional. Atualmente, o regimento é armado com T-72B3.

O T-14 Armata MBT é o primeiro veículo de combate blindado integralmente projetado pela Rússia e surge depois do T-72 e T-80 da era soviética desenhados nos anos 1970-1980. A torreta não tripulada é a principal característica distintiva do novo Armata.

A tripulação é acomodada em uma cápsula blindada na parte dianteira do veículo que vem para substituir os veículos T-72B3 e T-90. O armamento principal do T-14 Armata é uma arma de cano de 125 mm  o 2A82.

A suspensão do T-14 difere consideravelmente da família T-72/90. Todos os carros russos têm apenas seis rodas de estrada, mas a suspensão do T-14 Armata possui sete rodas de estrada com o rolete na frente e puxa a roda na parte traseira. O T-14 é equipado com conjuntos de armaduras reativas montados na parte superior do chassi e na torre. A armadura do módulo protege dois terços das laterais do veículo. O terço restante de T-14 é protegido por armadura de barra.

O T-15 BMP Armata é a última geração do AIFV (Armored Infantry Fighting Vehicle) desenvolvido e fabricado pela indústria de defesa russa. O T-15 foi revelado pela primeira vez ao público durante o ensaio para o desfile militar do Dia da Vitória em abril de 2015.

O T-15 está equipado com uma torre não tripulada localizada na parte traseira do veículo, projetada e fabricada pela empresa de defesa KBP. De acordo com especialistas militares russos, a torreta está equipada com canhão automático de 30mm, o 2A42 que opera como armamento principal.

O segundo armamento do veículo inclui uma metralhadora PKTM de 7,62mm e dois lançadores Kornet-D de míssil guiado anticarro montados em cada lado da torre. O Kornet-D usa um sistema de visão técnica com um rastreador de alvo automático para torná-lo um míssil “dispare e esqueça”, dando-lhe um aumento de 5 vezes na precisão do rastreamento de alvo em qualquer intervalo. A arma pode engajar e abater alvos entre 150 e 10 000 m.

O T-15 possui um novo desenho se você compara a antiga geração do AIFV russo (Armored Infantry Fighting Vehicle) como a família BMP.  A armadura consiste em alguns lugares de camadas de blindagem intercaladas entre camadas de aço, cerâmica e materiais compósitos, que oferece alto nível de proteção contra disparos de armas pequenas e explosões de minas.

Para aumentar sua proteção, o T-15 é equipado com o sistema de proteção ativa “Afganit”, incluindo sensores e sistemas de detecção de laser. Este sistema foi projetado para derrotar ameaças como a granada propulsora de foguetes e mísseis anticarro mais novos com alcances mais longos.

Fonte: Army Recognition

shared on wplocker.com