Defesa & Geopolítica

ADSUMUS: Escola de Operações de Paz de Caráter Naval conduz preparação do 1º Contingente do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais – República Centro-Africana (GptOpFuzNav-RCA).

Posted by

Os participantes contaram com palestras e instruções que abordaram conteúdos essenciais exigidos pela ONU

Em fevereiro, a Escola de Operações de Paz de Caráter Naval finalizou o Estágio de Preparação de Contingentes de Operações de Paz para o 1º Contingente do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais – República Centro-Africana (GptOpFuzNav-RCA).

O estágio faz parte das atividades de preparação dos militares designados para comporem o 1º GptOpFuzNav-RCA, que atenderá à solicitação do Secretário-Geral da ONU e poderá ser desdobrado na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), em breve.

Os fuzileiros navais contaram com palestras e instruções que abordaram conteúdos essenciais exigidos pela ONU, referenciados no Core Pre-Deployment Training Material (CPTM) para desdobramento de tropas em operações de paz. As palestras apresentadas contemplaram os seguintes temas: “Panorama socioeconômico e político da República Centro-Africana”, “Negociação em Operações de Paz”, “Operações Humanitárias”, “Coordenação civil-militar”, “Noções sobre o Direito Internacional Humanitário”, “Aspectos Familiares Relativos à Missão”, “Aspectos Psicológicos relacionados ao estresse” e “Gerenciamento do Estresse, Comunicação Social e Relacionamento com a Mídia”.

A Escola de Operações de Paz de Caráter Naval, desde 2008, atua na preparação dos contingentes da Marinha do Brasil enviados para as operações de paz. Inicialmente, preparou grupamentos operativos de fuzileiros navais que integraram a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), até o término da missão em 2017. Atualmente, recebe como alunos militares que compõem contingentes da Marinha do Brasil que integram a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).

Militares do 1º GptOpFuzNav-RCA 

Fonte: MB

4 Comments

  1. Pingback: ADSUMUS: Escola de Operações de Paz de Caráter Naval conduz preparação do 1º Contingente do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais – República Centro-Africana (GptOpFuzNav-RCA). | DFNS.net em Português

  2. Adriano Corrêa says:

    Essas palestras são pinceladas do que vai ocorrer!

    Espero que ajudem bastante aquele povo.

    Boa sorte!

  3. Cláudio quadros says:

    Deixa a República centro africana França ou haitianos nossa missão Líbano temos brasileiros lá .inferno república centro africano temos o que lá ?temos manda soldados Guiana proteger Roraima ventura mal uma Venezuela não África .

    • Cláudio Severino da Silva says:

      ???

shared on wplocker.com