Israel revela como exército sírio conseguiu abater seu caça F-16

Um F-16 israelense foi derrubado em 10 de fevereiro por um míssil sírio devido a um erro do piloto, informou a comissão responsável pela análise do incidente.

F-16 israelense

Segundo o relatório, a tripulação do F-16 continuou a realizar a tarefa em vez de se focar na autodefesa.O documento diz que os pilotos informaram com antecedência sobre um ataque vindo da terra contra eles. Sublinha-se que as ações da tripulação não correspondem às instruções padrões de comportamento durante um ataque inimigo. Mesmo assim, a decisão de deixar o avião atingido foi considerada correta.

Ambos os membros da tripulação do F-16, piloto e copiloto, conseguiram se ejetar sobre o território do país. O piloto está gravemente ferido e continua no hospital. O copiloto já voltou ao trabalho.

Caça israelense F-16 D (foto de arquivo)

De acordo com os militares, este é o primeiro avião de combate israelense desde 1982 que foi derrubado por um ataque vindo da terra. O caça estava participando do ataque contra uma base aérea perto da cidade síria de Palmira, de onde, segundo Tel Aviv, tinha lançado um drone de produção iraniana que depois entrou no espaço aéreo de Israel.Depois da derrubada em questão, a Força Aérea israelense atacou mais uma dúzia de alvos na Síria, incluindo baterias de defesa antiaérea.

Fonte: Sputnik

64 Comentários

  1. Ué, de acordo com alguns os caras tem a melhor doutrina, são os melhores do mundo e não sei mais o que… agora vêm o próprio governo de Israel para jogar um balde cheio de realidade nesses fanboys.

    É o que eu sempre falo, Israel é mais mídia do que qualquer outra coisa, assim como os Estados Unidos.

    • São fogões sim, mais de 16avioes participarão da operação, 26misses lançados pela AA, apenas um explodiu ao se aproximar, ouve ejeção porque o piloto foi atingido por estilhaços, a aeronave tinha condições de voltar, sensores recuperados de mostrou que houve atraso nas medidas de defesa, ponto, mas agora uma comparação ao abate sofrido pelos russos,,,,, céu de brigadeiro , pilotos muito confiantes e mau treinados, atacaram as barracas e os bodes e sem aviso, um igla no rabugento, o piloto só percebeu quando a cabine encheu de fumaça, ejeção, solo, fuga, cerco, e autominagem ( coragem sim, sem dúvida alguma, preservou a nação e a família de uma situação humilhante), o abate mexeu com o brilho da força, porém saem fortalecidos não tenho dúvidas!

  2. Cara, estamos falando de pilotos que são humanos, por tanto sujeito a falhas e variáveis, por mais que se tenha treinamento, no fim o que vai ser determinante vai ser a pura decisão do piloto, isso não tira o mérito da força aérea israelita, a doutrina deles os levaram a várias vitórias ao longo dos anos, ainda temos muito o que aprender com eles…

    • O que eles estão querendo com essa “estorinha” é tirar o mérito da defesa aérea que abateu o F16 e avariou recentemente o F35. É sempre assim,: ninguem confirma a vitória do outro lado, negam até a última instância.

  3. Perder uma aeronave em uma ação não é o fim do mundo e nem significa que a doutrina está equivocada… faz parte do jogo… se puderem aprender com o erro já terá valido a pena… caças são feitos pra cair um dia… em combate ou pelo desgaste não verificado e corrigido… o duro são os caças venezuelanos que nem do chão saem por falta de reposição… esses ai não cumprem o seu mister por desleixo e incompetência mesmo…

    • Sabem disto, mas não querem perder a oportunidade de destilar seus sentimentos fascistas, ao contrário dos comentários respeitosos sobre o piloto do Su 25, agem com derrotados de essência!

      • O pior mortadela é aquele que pensa que é coxinha.
        O cara ganha entre dois e cinco salários mínimos e se acha coxinha, quando na verdade não passa de um mortadela.
        No Brasil, de hoje, quem ganha até R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) e tem dois filhos para criar, não passa de um mortadela, apesar de se julgar coxinha.
        Cai na real! com cinco mil reais, se o cara colocar dois filhos para estudar em colégio particular vai ter que comer pão com mortadela e andar de ônibus, pois andar de carro com gasolina a R$ 5,00 nem pensar.

      • Aguenta. A China é comunista e brevemente será o império a controlar o mundo. Brevemente estaremos vendo aqui comentários de vira-latas, que hoje são anti-comunistas, elogiando a China.
        Hoje quando querem atacar o sistema comunista só lembram de Cuba, uma pobre ilha que desde a década de 60 sofre um bloqueio dos USA e mesmo assim está sobrevivendo.

      • rsrrsrsssss… pensei nisso… ou seja… não é boicote algum que leva qualquer estado socialista/comunista a bancarrota… é a NOMENKLATURA que explora o povo e o coloca na miséria levando o país junto para o ralo… simples assim… e não esquente… a China é comunista sim… mas em questão de economia é mais liberal que os EUA… rsrsrssrrssss…

    • É mesmo será que venezuela tem lixo como temer no governo que só destroi o PAIS para aplauso dos midiotas coxinhas abduzidos e lacaios serviçais dos eua falidus e corruptos do norte.

    • mas senhor BLUE EYES…os caças deles foram pegos em uma armadilha/emboscada armada pelos Iranianos…onde não só uma aeronave foi derrubada como as outras do grupo foram severamente atingidas …foram postos pra correr com o rabo entre as pernas…ADMITA….que dói menos…. 😀

      • Caro máquina… não cabe a mim representar os sentimentos dos israelenses ou dos iranianos… cabe a mim comentar sobre os fatos… não jogo pra galera como o Sr. costuma fazer… fica a critério dos leitores se situarem na questão de acordo com os fatos e com as informações… mas como disse, em combate tudo pode acontecer… mas o que importa no final foi o êxito alcançado e não as baixas que podem ser absorvidas… em geopolítica não cabe arquibancada… cabe o resultado… tenha uma boa noite…

      • O êxito que eles afirmam ter alcançado, mas não mostram. Não mostraram os vídeos provando a destruição das baterias da Síria.
        Dizer sem provar não vale nada.

      • “BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA
        27 de Fevereiro de 2018 at 18:29

        o que importa no final foi o êxito alcançado e não as baixas que podem ser absorvidas”

        a caboclada daqui que brevemente será usada como massa de manobra e convocada pra servir de bucha de canhão para derrubar o governo da Venezuela que preste bastante atenção na mentalidade desta gente pois é assim como eles pensam de nós…eles sabem que sofrerão com graves danos e perdas pois a defesa da Venezuela é bem armada e seu exercito um dos melhores no combate de selva…sem contar que mesmo com toda a incursão existente hoje contra a Venezuela para derruba-la e fali-la a maior parte da população de lá ainda assim apoia o Chavismo…é por isso que usarão seus países fantoches da América do Sul, inclusive a banania, para fazer o serviço sujo as custas de sangue de gente daqui e atingir seus interesses….

      • Invadir pra quê…? Do jeito que vai indo, ninguém precisará por um soldado em solo…

        Mais fácil os espanhóis recolonizarem a América Latina que o Brasil mandar tropas pra Venezuela…

      • “enviado da ONU denuncia “neocolonialismo” dos EUA na África”

        “Alta comissária da ONU Navi Pillay denuncia EUA por armar Israel”

        “Comitê da ONU denuncia morte de crianças afegãs pelos EUA”

        “ONU critica EUA por violar direitos humanos em Guantánamo”

        “ONU denuncia crime de guerra dos EUA no Iraque”

        ….

        Inúmeras guerras têm sido travadas pelos eua diretamente ou por mãos alheias a serviço deles…as forças especiais dos eua operam de forma sigilosa e aberta em mais de 130 países semeando perturbações…os eua são os maiores fomentadores, financiadores e promotores do terrorismo pelo mundo…são eles que estão por trás das principais ações terroristas da atualidade….e da derrubada de governos pelo o mundo…que não sigam ou se alinhem aos seus interesses..

        SOBRE A SÍRIA E A MANIPULAÇÃO DA IMPRENSA :

        https://www.youtube.com/watch?v=2Yk-JrlUEJY

      • através da história sabemos que muitas nações têm procurado sobrepor-se a todas as outras nações…hoje isso é muito evidente nos eua…os estadunidenses consideram que os eua são uma nação especial…a maioria dos estadunidenses reivindica que os eua são a maior nação da história do mundo…muitas nações antes deles cometeram o mesmo pecado mas a poeira de suas ruínas testemunha contra elas…

        2 Tessalonicenses 2.7-11: “Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira”…

        Genocídio na Síria: o outro lado da história :

        https://www.youtube.com/watch?v=Ao6vY6QmiLo

      • Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

        Apocalipse 3:9-12

      • Como se pode constatar no NT, Jesus perdoou até as prostitutas mas não perdoou os hipócritas, antes os condenou ao martírio eterno… tenha isso em mente, Sr. máquina, como bom e assíduo cristão que devemos ser…

      • Parceiro, eu não posso ser defensor do PSDB pelo simples motivo de não defender em hipótese alguma socialistas e o próprio socialismo… mas creio que quem acha que o PSDB não seja um partido socialista não tenha conhecimento algum sobre qualquer coisa e logo seu devaneios não devem ser levados em consideração… grande abraço…

      • Eu queria ver o exercito brasileiro provar o seu valor em guerra contra um pais com uma força militar equivalente a nossa, mas sem mandar os civis recrutados como sempre fizeram.
        A guerra do Paraguai foi vencida por tropas que eram formadas basicamente por civis recrutados e enviados ao campo de batalha. A FEB era formada por metade de civis recrutados, muitos na marra e outros voluntários. Entretanto isso não é divulgado, sempre que se fala em guerra é como se só os militares de carreira fossem pra luta.

      • “_RR_
        27 de Fevereiro de 2018 at 21:16

        Invadir pra quê…?”

        pra salvar o povo da Venezuela da tirania e da opressão é que não é…. 😀

      • E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?

        Apocalipse 13 : 4

      • Mas eu acho engraçado que aqui todo mundo acha ruim a Venezuela, mas ninguém quer ir pra Síria se mudar pra lá…pra ver e sentir na pele como é a democracia tipo exportação dos guardiões da liberdade e da justiça…falam da Venezuela mas ninguém aqui quer ir viver lá junto com os Sírios na liberdade e na democracia levada pelos eua…mas são essas coisas que eu não entendo nessa caboclada daqui…rs..

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA 26 de Fevereiro de 2018 at 21:20
      … … … … venezuelanos … esses ai não cumprem Ao seu mister “americano,como alguns brasileiros”por desleixo e incompetência mesmo…

  4. É, tem armamento menosprezado que é como anedota da abelha que não deveria voar por ter asas pequenas, más ela não sabe disso é voa assim mesmo. O catamarã do futuro HSV-2 foi destruído por uma cópia iraniana do míssil chinês C-802, no Iêmen devidamente fotografados e apresentados os troféus de guerra estão F-16 marroquino, 3 F-15, Typhoon e Tornado Sauditas. As aeronaves costumam ter “pane” depois de acertadas por velhos mísseis. Até os russos perderam um Su-25 diante de um igla. O F-16 israelense é o primeiro inegável pelo estado israelense, que não sofreu “pane” ou ataque de andorinhas. Tivesse sido abatido e abafado no escrutínio, a perda seria desprezível. Más a mácula diante da moral pública e a perda da aura de invunerabilidade, foram os golpes mais duros com certeza. Com estratégias criativas e até surpreendentes, como na falta de um poderoso radar acompanhar o alvo com FLIR, não torna possível negar o espaço aéreo, más e possível infligir perdas.

  5. como diz o ditado…existe o dia da caça e o dia do caçador…e os caçadores foram pegos com as calças nas mãos… 😉

  6. é por isso que não permitem que o abacaxi atue nestes lugares …o próprio eua deve determinar isso para que esta porcaria não seja abatida e sua imagem não fique arruinada/manchada ainda mais do que já esta…rs…é como eu sempre digo por aqui…estas porcarias dos eua são superiores apenas na propaganda e no lobby…nisto é inegável a superioridade desta gente sobre os outros…Russos fazem armas de guerra de verdade…vide armas como o S-200 que conseguem interceptar, acertar e abater as aeronaves mais modernas feitas por eles até os dias de hoje…até mesmo as porcarias mais sofisticadas dessa gente o que é patético e desmoralizante…já o que esta gente dos eua sempre fez com muita excelência foi guerra de propaganda e lobby…..isso é inegável…o resto é estoria… 😛

    • Acho que os próprios russos discordariam de você… Fosse diferente, não pensariam em construir armas cada vez mais sofisticadas…

      E isso porque eles mesmos testemunharam em primeira mão o potencial de suas “armas de verdade” nos últimos 60 anos nas mãos de seus aliados…

    • Não resta duvidas que os armamentos dos eua são de qualidade um pouco superior ao dos concorrentes…MAS SÃO CAROS E PARA POUCOS…a maior parte das nações do mundo não tem condições de bancar…a Luftwafe na segunda guerra mundial tinha o único jato de caça que poderia colocar todo os eua e reino do opio unido de joelhos…colocaram?…Não!..porque não tinham a quantidade suficiente…o Tiger era temido por qualquer um que tivesse em um tanque aliado seja o Sherman ou um T-34 Russo…ganharam a guerra?..Não!…porque não tinham quantidades suficientes…em uma guerra de atrito no final ganha quem tiver mais indústria pra repor as perdas…é impossível para qualquer pais em estado de guerra manter uma linha de produção de armamento que custa centenas de milhões ou até de bilhões de dólares…é como eu sempre digo aqui…Russos fazem armas de guerra de verdade…o que a indústria de armas dos eua fazem são apenas porcarias de show de exposição pra ganhar dinheiro…

    • Com um orçamento bem mais inferior ao dos eua mesmo assim os Russos ainda conseguem paridade tecnológica em diversos meios e até superioridade em outros… temos que vê-los como exemplo, investir e desenvolver “nossa” tecnologia, aperfeiçoar nossa cultura científica, acabar com nosso complexo de vira-lata e criar nossa independência tecnológica….

  7. Prezados…

    A quantidade e tipos de mísseis existentes no TO, independente de sua tecnologia, é provavelmente o maior fator complicador. São sistemas diversos, que operam calcados em radares de bandas e frequências as vezes radicalmente diferentes, que podem gerar considerável dificuldade para sistemas de proteção eletrônica.

    Não é surpresa, portanto, se vez por outra alguma traquitana acertar alguém…

    Mísseis com guiamento próprio, ao serem disparados em salva para uma área específica de céu, podem eventualmente lograr êxito mesmo sem um radar diretor para guia-los. E se estivermos falando em um seeker por IIR, a coisa complica ainda mais…

    Vale lembrar também que sistemas sírios vem sofrendo constantes upgrades.

  8. A nota da IDF-AF simplesmente expõe os pilotos como incompetentes…
    Isto, em si, é um absurdo.
    Melhor seria nada terem publicado e aceitado como natural a vitória da AAA síria.

  9. Incrível como uma notícia sobre o abate de uma aeronave logo se torna discussão ideológica. Está parecendo o G1..

    • O público desse site é ainda mais chato que o do G1. Lá a gente sabe da limitação dos participantes, mas aqui parece-me que o pessoal é bem instruído, no entanto a discussão é sempre é mesma coisa. Se a notícia é sobre um fuzil produzido no Brasil, em seguida a discussão é sobre quem é coxinha ou mortadela… Lamentável..

  10. Don Corleone concordo com vc,tem gente demais aqui precisando pegar uma inchado e trabalhar.Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

1 Trackback / Pingback

  1. Israel revela como exército sírio conseguiu abater seu caça F-16 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.