Forças especiais do Chile e dos EUA se preparam para desafios regionais

As Forças Especiais do Chile e dos EUA participaram do exercício conjunto combinado Estrela do Norte 17 no final de 2017. (Foto: Estado-Maior Conjunto do Chile).

Durante quase três semanas, a costa americana do Golfo do México foi o cenário de um treinamento de operações especiais que contou com a participação de centenas de soldados do Chile e dos EUA. Membros das forças especiais de ambos os países executaram manobras no ar, no mar e na terra, em cenários simulados.

O exercício Estrela do Norte 17 (Northern Star) contou com mais de 70 soldados das forças especiais dos EUA e 88 do Chile. A participação americana contou com pessoal do Comando de Operações Especiais Sul (SOCSOUTH, em inglês), do Comando de Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha e do 7º e do 20º grupo das Forças Especiais do Exército dos EUA. O Chile assistiu com soldados da Brigada de Operações Especiais do Exército, da Marinha e da Força Aérea, além de delegados do Estado-Maior Conjunto (EMCO).

O exercício conjunto combinado Estrela do Norte melhora as capacidades das forças especiais do Chile e dos EUA. (Foto: Estado-Maior Conjunto do Chile)

“As Forças de Operações Especiais dos EUA e do Chile compartilham uma longa história de cooperação e capacitação militar”, disse à Diálogo o Coronel do Exército dos EUA Marshall Ecklund, comandante adjunto do SOCSOUTH. “Este intercâmbio anual se tornou um símbolo do nível de cooperação entre as Forças de Operações Especiais dos EUA e do Chile.”

Realizado pela segunda vez nos EUA, o exercício foi realizado entre 18 de outubro e 3 de novembro de 2017 em vários campos de treinamento, incluindo o centro de capacitação militar Camp Shelby, o Centro de Treinamento de Preparação de Combate da Guarda Aérea Nacional (CRTR, em inglês), e o Centro Espacial Stennis da NASA, na costa do estado do Mississippi. O Estrela do Norte busca incrementar as capacidades de interoperabilidade das unidades de operações especiais de ambos os países.

Benefícios mútuos

“É de suma importância conhecer e operar com forças estrangeiras”, disse à Diálogo o Major da Força Aérea do Chile Daniel Román. “[Isto é importante], já que todas, em seus diversos âmbitos de ação, têm experiências que podem ser aproveitadas em favor de nossas operações, tanto no âmbito operacional quanto logístico e administrativo”.

No treinamento, os soldados realizaram intercâmbios de táticas, técnicas e procedimentos. A capacitação combinada incluiu planejamento, comunicações, reconhecimento, alcance de armas pequenas, guerra urbana, combate corpo a corpo, operações aéreas e táticas de pequenas unidades, entre outros.

“O Estrela do Norte oferece a oportunidade de aprender e compreender os possíveis desafios no ambiente de segurança, cultivar uma rede de parceiros amigáveis e aumentar a interoperabilidade militar”, afirmou à Diálogo o Escritório de Assuntos Públicos do SOCSOUTH. “[É] essencial para respostas e soluções cooperativas quando se enfrentam ameaças comuns.”

Os integrantes participaram de uma série de cenários para estimular o planejamento detalhado, além da aplicação e execução da missão. “A construção do cenário conjunto e combinado permite que os elementos combinados das forças de operações especiais integrem táticas, técnicas e procedimentos únicos para neutralizar uma ameaça”, explicou o Escritório de Assuntos Públicos do SOCSOUTH. “Isso é seguido por um processo que inclui observações, revisão e discussão para identificar oportunidades de melhorar o domínio tático e técnico e alcançar um maior grau de interoperabilidade.”

O Estrela do Norte otimiza a preparação das forças especiais de ambos os países para responder a ameaças regionais. Segundo o Escritório de Assuntos Públicos do SOCSOUTH, o “Estrela do Norte melhora drasticamente os esforços combinados para enfrentar as ameaças internas e externas e coloca nossas forças em um nível melhor para responder às crises”.

“Definitivamente, esses exercícios entregam ferramentas baseadas nas experiências que ajudam a obter melhores resultados no emprego efetivo das forças”, acrescentou o Maj Román. “O treinamento dos soldados deve estar sempre dirigido à simulação de ações em um ambiente controlado, sob condições que sejam as mais reais possíveis, mas ainda considerando a absorção de experiências de forças que tenham sido empregadas em combate.”

A costa do estado do Mississippi foi o cenário do exercício Estrela do Norte 17 com exercícios simulados no âmbito terrestre, marítimo e aéreo. (Foto: Estado-Maior Conjunto do Chile)

Evolução do exercício

O exercício conjunto Estrela do Norte tem como origem o exercício Estrela do Sul (Southern Star), realizado conjuntamente no Chile desde 2007 pelo EMCO e pelo SOCSOUTH. Em 2009, o exercício teve uma participação internacional maior, que incluiu tropas do Brasil, Paraguai e Uruguai – foi a única ocasião em que forças de outros países além do Chile e dos EUA se juntaram ao treinamento. Em 2015, o exercício foi realizado pela primeira vez nos Estados Unidos sob o nome de Estrela do Norte e desde então é executado habitualmente.

“O local de treinamento oferece a oportunidade de integrar o Estrela do Norte em um ambiente único de treinamento conjunto, com áreas de treinamento, ativos e equipes dedicadas”, disse o Escritório de Assuntos Públicos da SOCSOUTH. “Isto dá às operações especiais a oportunidade de validar a interoperabilidade com parceiros chilenos em vários cenários de treinamento aéreo, terrestre e marítimo.”

Em agosto de 2018, o Chile acolherá o exercício combinado Chile-EUA Estrela do Sul. “O Estrela do Norte é uma ferramenta valiosa para aumentar a compreensão mútua e a confiança e para ajudar-nos a alcançar um nível mais alto de interoperabilidade durante as operações combinadas”, concluiu o Cel Ecklund. “A dedicação dos nossos parceiros chilenos nos inspira, bem como o seu compromisso inquebrantável para fortalecer relações e promover o intercâmbio de ideias. Esperamos aprofundar a nossa colaboração por meio de futuros intercâmbios de treinamento que são vitais para manter a posição de forças operacionais especiais prontas e relevantes, necessárias para proteger nossos interesses mutuamente compartilhados.”

15 Comentários

    • Vamos ver como vai ser quando o cobre do seu pais acabar… todo saqueado pelos nossos “irmãos e amigos do norte”…se você vai rir assim…rs…

    • Melhor ser bolivariano LIVRE que bunda suja escravo dos eu falidus do norte. Brasil é um nada. Só o POVO do BRASIL é orgulhoso de ter um país LIVRE como a VENEZUELA.

      • Já sabemos que a esquerda levou governando os últimos 20 anos no Brasil, porém ainda não deixamos de ser de todo pessoas livres, ainda que reduziram as nossas liberdades e o direito nossa a propria defesa.

        Também estas a tempo de viajar para esse paraiso terrenal, creio que ainda deve de existir voo para Caracas.

        O raro é que os seres humanos de ali desejem deixar a milhares aquele Eden.

      • Não passam de idiotizados , São platelmintos , alimentam e deffecam pela boca , não são espertos o suficiente para perceber que estão sendo colonizados por ideias fracassadass ,,

      • Venezuela país livre do que, me diga?
        A população que lá permanece está subnutrida, não tem emprego, não tem direito a saúde, muito menos a vacinas, tem que migrar para outros países em busca do essencial.
        Governo que está entre os mais corruptos do mundo, onde toda A Assembleia Constituinte é só deles, a Justiça se vendeu, procuradores, que não se venderam tiveram que de lá fugir e pedir asílo. O país parte para a ingovernabilidade, já estão vivendo um caos, numa inflação mais de 2.000% ao ano, sabe o que representa isto. O reajuste do mínimo anual fica em 300% e o poder aquisitivo da população exauriu-se. Tem fila para comprar tudo, e mesmo assim só acha o miinimo do básico, onde o papel higiênico é racionado, pasta de dente, a farinha de trigo, o arroz, o feijão, tudo vem de fora, mas o governo não tem divisas para importar, as empresas aérea já abandonaram o país pois tem dinheiro a receber do Governo Central e não tem perspectiva de receber só aumentando seus prejuízos. Isto é país livre. ISTO QUE EU SEI É PASSAPORTE PARA A MORTE, SEM DIREITO A UMA VIDA DIGNA.

      • Ah esses chilenos vassalos com seu alto PIB per capita e sua educação de primeiro mundo…
        Bom mesmo é ser livre e independente como a Venezuela.

  1. Parabéns ao Chile!

    Ficam a falar da Venezuela, veremos se a Argentina neoliberal vai durar até 2019! A Venezuela vai passar, Maduro pode perder eleições e a vida do Estado venezuelano continua.

    Agora a Argentina, existe só no mapa, como Estado não existe mais.

      • BrComenta, Casuar, S-88, Hms tireless, MIB, Brasileiro de Verdade, Ze Ninguém… Etc. Nossa Brother, vai ter F-22 e F-35 cara. Um só detona a FAV todinha cara. No legal demais. Depois lá vai virar Suíça que nem o Enquador, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Paraguai, Jamaica …etc. Pó cara, os cara os venefavelas num vão ver nada, só no Stealth. Nó cara com os 14 milhões de aluguel de Alcântara, que negócio, em 10 anos vamo ter 1 vespao cara! Em 100 anos vamo ter 10 brother. Tamo junto! Você é um gênio brother.

1 Trackback / Pingback

  1. Forças especiais do Chile e dos EUA se preparam para desafios regionais | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.