Saab lança primeira aeronave GlobalEye AEW & C baseada no Global 6000

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Com informações DefenceBlog

A Saab lançou a primeira aeronave GlobalEye Airborne Early Warning & Control (AEW & C) numa apresentação para a mídia a partir de sua cede em Linköping, na Suécia. O GlobalEye é um sistema avançado de monitoramento aéreo baseado em um avião  Global 6000 da Bombardier. A aeronave sofreu um programa de modificação detalhado para adaptá-lo ao seu papel.

O lançamento é um marco significativo no programa.

A Saab está atualmente produzindo o GlobalEye AEW & C, combinando vigilância aérea, marítima e terrestre em uma única solução. O GlobalEye combina um conjunto completo de sensores sofisticados, incluindo o poderoso novo radar de alcance prolongado (Erieye ER), com a aeronave a jato de ultra-longo alcance Global 6000.

“A amplitude e a profundidade de experiência da Saab combinam todo o conhecimento e tecnologia necessárias para projetar, desenvolver e produzir os sistemas AEW & C mais avançados. Nossas capacidades coletivas oferecem soluções incomparáveis, como o GlobalEye.  Este marco é uma clara evidência de que o programa GlobalEye e a Saab estão cumprindo nossos compromissos”. disse Anders Carp, vice-presidente sênior e chefe de área de negócios da Saab.

Esta primeira aeronave está equipada e preparada para ensaios terrestres e de voo para reunir dados aerodinâmicos como parte do programa de desenvolvimento e produção em curso.

O contrato de desenvolvimento e produção foi premiado no Dubai Air Show em Novembro de 2015 pelos Emirados Árabes Unidos com um pedido inicial para dois sistemas. Um pedido adicional dos Emirados Árabes Unidos para um terceiro sistema foi anunciado em 2017. A solução trazida pelo GlobalEye oferece um alcance de detecção alargado, a resistência e a capacidade de desempenhar múltiplos papéis com uma solução, incluindo tarefas como busca e resgate, vigilância de fronteiras e operações militares.

 

Fonte: Defence Blog

3 Comentários

  1. Imagina esta carga de tecnologia em um E2 da Embraer. Acho que as Forças Armadas já deveriam estar pensando nesta situação. Já que temos uns P3 cuja vida operacional não me parece nada longa. Nós temos a aeronave e duvido se a SAAB não abraçaria esta parceria.

    • O G6000 e jato de longo alcance, já a familia E-190/195 ER são de médio alcance, MSM estendendo o tanque chega a no mxm 8.000km cm 7.500km de teto de segurança contra 11.000km do G6000

  2. GlobalEye saindo do for e Swordfish ainda no CAD São plataformas com alcance, teto operacional, velocidade, e conjunto de radares e sensores excepcionais. Alguns pedem o KC 390 para essas funções no futuro, não vejo muito sentido em colocar um cargueiro para isso tendo o EMB 190/195 E2 a disposição. A meu ver muito mais aptos as funções. A Boeing, ops Embraer já deveria está trabalhando no projeto. Se bem que o dos Suecos já tá ai saindo do forno, entre comprar da Boieng ou da Saab, melhor da Saab pela relação já estabelicida, com maior simetria e produto pronto. A presente/futura Boeing do Brasil pode ficar com a manutenção.

1 Trackback / Pingback

  1. Saab lança primeira aeronave GlobalEye AEW & C baseada no Global 6000 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.