Tradução e aptação: ARC- Plano Brasil
Moscou. 22 de fevereiro. INTERFAX – Dois caças de quinta geração da Rússia, o caça Su-57 (T-50, PAK FA) foram transferidos para a Síria, informaram fontes internas do canal de notícias Interfax nesta quinta-feira.
“Eles realmente estão lá”, disse uma fonte, comentando relatórios sobre a chegada de dois Su-57 na base aérea de Khmeymim.
Exclusive#Russia deploying its brand new fifth generation fighter jet the Su-57 in #Khmemeim AB #Syria
2 Su-57
4 Su-35
4 Su-25
1 A-50U were deployed in the #RuAF AB in Latakia/Jableh today pic.twitter.com/MA4NIKyMW7— Wael Al Hussaini (@WaelAlHussaini) February 21, 2018
Os interlocutores da agência não especificaram o propósito de deslocar estes protótipos para a Síria. No entanto, uma das fontes lembrou que o avião realiza neste momento os testes de armamentos, assumindo entre outras justificativas, que pode se tratar de um teste de armas.
O Presidente do Comitê de Defesa e Segurança do Conselho da Federação, Viktor Bondarev, disse na quinta-feira que não tem conhecimento da informação do envio dos Su-57 para a Síria.
“Não fomos informados a respeito disso”, disse Bondarev aos jornalistas, respondendo a uma pergunta da Interfax até recentemente.
A informação de que dois caças SU-57 foram mobilizados para a Síria gerou um alvoroço mundial, sobre os reais propósitos deste remanejamento.
A busca por confirmações começou após publicações na internet, de fotos e vídeo de um alegado amador da chegada dos dois Su-57 junto a quatro caças Su-35, quatro Su-25, além de uma avião AWACS A-50U à base russa na Síria.
Esta informação também foi confirmada ao notícias Kommersant, pelo gerente superior de uma das empresas do setor de defesa, bem como uma fonte nas agências militares. Conforme relatado, os militares russos transferiram os protótipos para dar continuidade aos testes. Vale lembrar que o décimo protótipo Su-57 decolou pela primeira vez em 23 de Dezembro de 2017, já portando o novo motor até então chamado Izdelie-30.
Em fevereiro, o vice ministro da Defesa, Yury Borisov, disse aos repórteres sobre o início dos testes operacionais e de combate do Su-57. Em 24 de janeiro, o diretor-geral da Tactical Missile Armament Corporation (KTRV) Boris Obnosov disse em uma entrevista à Interfax que, em um futuro próximo, as armas para o PAK FA seriam testadas.
Alguns leitores perguntaram o que um protótipo estaria fazendo numa zona de conflito, a pergunta é realmente muito pertinente porém, cabe relembrar que a URSS e a Rússia já enviaram protótipos para serem avaliados em regiões de conflito no passado. Inicialmente o Protótipo do SU 25 foi testado no Afeganistão e os protótipos do Ka-50 e SU-34 no conflito da Chechênia.
Até a publicação desta matéria, o Ministério da defesa não havia confirmado o envio dos protótipos do caça Su-57 à Síria.
Observação: os destaques em negrito são de responsabilidade do editor desta matéria.
Fonte: Interfax e Kommersant
Pingback: Rumores do envio de dois caças Su-57 (PAK FA) para a Síria | DFNS.net em Português