Programa Estratégico ASTROS 2020 tem nova etapa concluída com o Centro de Logística de Mísseis e Foguet

Crédito: Ten Edvaldo

Formosa (GO) – O Forte Santa Bárbara recebeu, no dia 1º de fevereiro, mais uma etapa concluída de sua estrutura, que vai concentrar as organizações militares envolvidas no Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020. Foi inaugurado o Centro de Logística de Mísseis e Foguetes, que será responsável pela manutenção, transporte e suprimentos necessários às viaturas do Sistema ASTROS 2020, sistema de apoio de fogo de longo alcance e com elevada precisão.

O Forte Santa Bárbara já concentrava o 6º Grupo de Mísseis e Foguetes e o Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, este último inaugurado em 25 de janeiro. Após a abertura do Centro Logístico, as próximas etapas incluirão receber o 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, resultado de uma transformação do 16º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, com sede atual em São Leopoldo (RS); o Quartel-General do Comando de Artilharia do Exército e sua Bateria de Comando, atualmente com sede em Porto Alegre (RS); além de uma Base Administrativa e uma Bateria de Busca de Alvos, com a estrutura ainda em estudo.

O Tenente-Coronel Giovani Silveira, que assumiu o comando do Centro Logístico, ressaltou a complexidade do Sistema ASTROS, cujas viaturas envolvem sistemas de software e hardware no topo da tecnologia mundial. “É uma realização pessoal comandar uma organização militar de logística, por eu ser um oficial de material bélico, e particularmente essa instalação, com um sistema de armas que exige de nós um conhecimento profissional aprofundado e o trabalho com ferramentas gerenciais complexas”, acrescentou.

Durante a solenidade, o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, General de Exército Cláudio Coscia Moura, destacou o ASTROS 2020 como um dos Programas Estratégicos com a função de ser indutor do processo de transformação do Exército Brasileiro, iniciado em 2010. Segundo ele, o Forte Santa Bárbara é a maior obra de engenharia do Exército em construção. Em seguida, entregou as chaves das novas instalações ao Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes.

Além de diversas autoridades civis e militares, o evento ainda contou com a presença do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha; e do Comandante Logístico, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. “É a primeira vez que a gente vê uma Grande Unidade nascer se preocupando com a logística. Agora nós temos esse Centro de Logística que dará o apoio a esse material, que é caríssimo, durante todo seu ciclo de vida”, afirmou o General Theophilo.

“Evento histórico”

O Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Avibrás, Marcos Agmar de Lima Souza, fabricante e fornecedora do Sistema ASTROS para o Exército Brasileiro, adiantou que existe a previsão de equipes da empresa participarem do Centro de Logística. “Estamos lado a lado com o Exército para o dar o suporte que for necessário. O Sistema ASTROS é chamado assim porque é composto por vários componentes, várias viaturas, cada uma delas com sua complexidade e aplicação, então a logística é muito importante. Estamos muito honrados em poder participar desse evento. Eu diria que é um evento histórico”, destacou.

Fonte:Agência Verde-Oliva

6 Comentários

  1. A minha amada Avibrás e EB, cadê as imagens de teste de qualificação e aceitação do misseis MT-300 (Matador) e SS40-G ?
    Estamos cansados de notícias sobre novas viaturas e instalações, e nada de imagens das partes mais “importantes” do sistema, ou seja os mísseis.
    Vocês já estão ficando para trás na corrida, pois seus concorrentes diretos como o Taurus Keped por exemplo, já está operacional.
    Uma sugestão, a propaganda é a alma do negócio, e na atualidade a melhor propaganda reside na internet e mídias sociais ( youtube, facebook etc..).
    Se beneficiem dessas mídias para viabilizar suas vendas.
    Fica a dica !

  2. Disse tudo caro Adriano M.
    Nosso empresários nunca aprendem.
    Se for no YouTube verá propaganda das mais modernas armas e sistemas de armas Norte Americano e ou Europeu.
    Mas aqui no Brasil tratam coisas corriqueiras como segredo de estado e o que deve ser segredo de estado é publicado na internet com imagem e localização via Google map,s.
    Absurdo !

1 Trackback / Pingback

  1. Programa Estratégico ASTROS 2020 tem nova etapa concluída com o Centro de Logística de Mísseis e Foguet | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.