Blindados norte-americanos, uma ferramenta confiável das Forças Armadas brasileiras

Os blindados M113 BR foram utilizados durante a Operação Aço, realizada pela 5ª Brigada de Cavalaria Blindada em setembro de 2017, como conclusão do ano de instrução de suas tropas. (Foto: Exército Brasileiro)
Os primeiros veículos blindados provenientes dos Estados Unidos chegaram para o Exército Brasileiro na década de 1960 e hoje formam uma frota com mais de 700 unidades.

Viaturas blindadas M113 operadas pelo Exército Brasileiro (EB) foram as responsáveis por dar início a uma das maiores operações urbanas já desencadeadas pelas Forças Armadas do Brasil. A Operação São Francisco, realizada em 2014, no Rio de Janeiro, teve como objetivo a ocupação de 15 favelas, a fim de conter a violência decorrente principalmente do tráfico de drogas.

Os carros da família M113 são alguns dos cerca de 700 veículos blindados de origem norte-americana usados pelo EB em operações nas cidades, nas áreas de fronteira e em exercícios de treinamento das tropas. Eles também estão presentes na Marinha do Brasil (MB) que, assim como o Exército, já conduziu os blindados por ruelas do Rio de Janeiro em operações de segurança, em apoio à polícia. “O M113 se comportou muito bem nas ações de segurança no Rio de Janeiro, porque é um veículo que tem mais facilidade para manobra e para transitar em locais estreitos”, destacou o Coronel Everton Pacheco da Silva, chefe da Seção de Blindados da Diretoria de Material do EB.

O M113 é uma Viatura Blindada de Transporte de Pessoal. Como a nomenclatura indica, esses carros foram desenvolvidos para transportar grupos de infantaria e cavalaria em organizações militares blindadas. Os primeiros carros M113 foram adquiridos pelas Forças Armadas brasileiras por meio de um acordo militar com os Estados Unidos, durante os anos 1960. Na década seguinte, o EB ganhou como doação Viaturas Blindadas de Combate M41.

No começo do século 21, uma nova leva de blindados fabricados pelos EUA aportou no Brasil. Esse lote foi composto por 91 veículos M60 A3. Em 2016, chegaram mais 50 veículos, de diferentes tipos: 34 unidades do modelo M577 A2, 12 unidades do modelo M113 A2 e quatro tanques blindados de socorro M88 A1. Todos esses foram fruto de doação realizada pelo governo norte-americano através do programa de Vendas Militares para o Exterior.

Junto com esse carregamento de 50 veículos vieram ainda dois blindados de artilharia M109 A5. Estes obuseiros fazem parte de um contrato em curso, que prevê a entrega de um total de 40 viaturas. Destas, três serão aproveitadas exclusivamente para treinamento das tropas e cinco terão sua carcaça e peças usadas em trabalhos de manutenção. As outras 32 estão sendo modernizadas nos Estados Unidos e devem ficar prontas em 2019.

Com a modernização, os M109 A5 recebem novos equipamentos para navegação do veículo e posicionamento do armamento, incluindo GPS, acelerômetros, sensores e radar de boca. Assim, essas viaturas passam para a versão chamada de M109 A5+ BR. “Adquirimos esses blindados porque mexemos na constituição das brigadas blindadas e houve a necessidade de emprego de mais equipamentos”, contou o Cel Everton.

O CLAnf do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil foi recebido em junho de 2017. O veículo faz parte de um lote de 23 unidades que a MB adquiriu dos Estados. (Foto: Marinha do Brasil)

Atuação concentrada no sul

Quando chegarem ao Brasil em 2019, o lote dos 32 obuseiros M109 A5+ BR serão empregados nas atividades da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, que fazem parte do Comando Militar do Sul do EB. Mais de 70 por cento da frota de blindados sobre lagarta do EB – como todos esses fabricados nos EUA – encontram-se em organizações militares do sul do país. Mas há também exemplares de veículos blindados do modelo M60 no Comando Militar do Oeste, onde são usados frequentemente em ações de vigilância das fronteiras como a Operação Ágatae a Operação Fronteira Sul.

Segundo o Cel Everton, não há blindados sobre lagarta na região amazônica nem no nordeste, porque o terreno nessas áreas não é adequado para esses equipamentos. “Já no sul e no oeste os terrenos são mais planos, as estradas são melhores e há campos mais limpos, sem obstáculos impeditivos”, afirnou.

Blindados no Corpo de Fuzileiros Navais

Na MB, veículos blindados sobre lagarta são usados em operações conduzidas pelo Corpo de Fuzileiros Navais. Além dos exemplares dos M113 dos EUA, os fuzileiros navais brasileiros possuem Carros sobre Lagarta Anfíbio (CLAnf) do modelo AAV-7A1.

Os mais novos chegaram em meados de 2017. Até o momento, foram entregues duas unidades, do total de uma compra de 23 viaturas acordada entre a MB e a Marinha dos Estados Unidos.

“O carro lagarta anfíbio é o meio mais característico de uma Força de Fuzileiros Navais, porque é capaz de se deslocar no mar e em terra da mesma forma. Essa característica permite à Marinha projetar seu poder sobre terra”, afirmou o Contra-Almirante do Corpo de Fuzileiros Navais da MB Carlos Chagas, comandante do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, em entrevista ao canal do Ministério da Defesa brasileiro, em julho de 2017. “Por isso, esse equipamento é fundamental não só nas operações anfíbias, mas também em algumas operações terrestres”, ressaltou o C Alte (FN) Chagas.

Com esses 23 blindados, que devem chegar até o final de 2018, o Corpo de Fuzileiros Navais da MB terá em seu acervo operacional 49 unidades de CLAnf. Esse será o maior quantitativo entre os fuzileiros das nações da América do Sul.

 

Fonte: Dialogo Americas

19 Comentários

  1. eu preferia lê que nossas forças armadas tivesse recebedor equipamentos novos produzidos pela nossa indústria. e pensar que já tivemos uma indústria de blindados de respeito que hoje poderia tá fornecendo boa parte das necessidades das nossas forças armadas se não 100% . éramos pra ter maior autonomia suprindo as nossas necessidades e exportando

      • É lixo, mas mesmo assim há uma série de restrições impostas pelo “doador” só que não divulgam. Os USA não dão nada de graça a ninguém, nem mesmo o seu lixo.
        A matéria é um baita propagando em favor dos norte-americanos. Essa tralha só serve para ser utilizado contra o povo desarmado. Duvido que em um cenário de guerra esse lixo aguentem o pau.

      • “Eu só queria ganhar 1% do contrato de manutenção quer será feito nestes equipamentos.”

        Roterda Peçanha 😉

    • PERFEITO !Esta noticia é até vergonhosa , mais ainda quanto ao M113 , quando temos um projeto Charrua em Poder das FAs a mais de trinta anos !!

      • enquanto aqui a caboclada comemora de alegria por receber sucatas de “doação” os mesmos doadores a pouco tempo atrás destruíram mais de 77.000 toneladas de equipamentos militares novinhos-novinhos no Afeganistão…inclusive blindados…equipamentos militares no valor que supera os 7 bilhões de dólares…pois segundo declararam a imprensa internacional, ficaria muito caro enviá-los de volta aos pais…razão pela qual foram destruídos e o metal vendido como ferro velho…

    • “Passar aproximadamente 14 anos sem desenvolver um tanque pesado é fácil. difícil mesmo é congelar e restringir investimento em EDUCAÇÃO por 20 anos.”

      Julio

  2. Como sempre recebendo usados, nada contra, se a nossa indústria de defesa também estivesse fornecendo material. Mas certos colonizados preferem investir na velharia e depois dizer que não tem dinheiro para pagar a nossa indústria de defesa.

  3. O futuro dos MBT M60A3 ainda é incerto no exército, o índice de disponibilidade é baixo em comparação com os MBT’s Leopard 1A1 e A5.

    A possibilidade de aquisição de novos lotes de A5 no exterior pode indicar a descontinuidade da utilização da viatura M60A3 pelo EB.

    Mas pessoalmente não veria como fim de carreira para o blindado, pois tal como o Expedito Bastos certa ocasião mencionou em artigo de sua autoria, estas viaturas poderiam ser convertidas em VBCI. Assim como os israelenses fizeram com o Achzarit e o Nagmachon.

    CM

  4. vai vir com os fantasmas igual os que vieram da guerra do vietinam ?
    so quem puxa guarda no pmt sabe do que estou falando
    mas sem brincadeira para quem apwnas for patrulhar em um local tomado e tendo a aviação ao seu lado ok
    mas para quem nao tem defesa anti aérea decente e nem caças , nao seria melhor investir em helis de ataque ?
    pois para helis e caças hoje a infantaria
    e um prato cheio e a nossa forças armadas sem nem defesa aerea e sem caça ai fica dificil
    ou se voces querem um eb apenas como carne de canhao do exercito americano ai tudo bem ganhou as migalhas corretamente

    • Na atual conjuntura, prefiro que nosso exército fique sem adquirir equipamentos… do contrário, isso aqui virará um armazém de sucatas americanas.

  5. Gente e os absurdos na repúbliqueta dos absurdos continuam a acontecer.
    Dando enfase a uma situação triste e precária de nossas FAA,s, pois ao usarmos equipamentos obsoletos de qualquer procedência (nesse caso os E.U.A), demonstra nossa incapacidade em desenvolver algo moderno e local, além de sepultar de vez nossa indústria ( ou vocês acham que os americanos doam ou vendem esses veículos por serem bonzinhos ?).
    Concordo com nosso amigo César Silva, preferiria ver nossas FAA,s usando equipamentos nacionais como CHARRUÁ MK2, ÓSORIO MK2, GUARÁ 4WS, GLADIADOR II e I, TAMOIO MK4 etc..
    A Europa pós segunda guerra, ao se ver cada vez mais dependente dos americanos buscou se unir e desenvolver a indústria de defesa local.
    Para gradativamente irem substituindo equipamentos importados dos estados unidos, por equipamentos e tecnologias locais, ou seja; buscaram a independência do continente.
    Aqui no Brasil e alguns países sul americanos é diferente, sempre buscam a dependência em detrimento da independência.
    Mas dá para entender, enquanto esses irresponsáveis do congresso somado a generais de gabinete, só tendem a sepultar nossa indústria de defesa, adquirindo lixo ocidental a preços super faturados.
    E seguem os absurdos !!!

    • As classes dirigentes daqui não trabalham em prol de nossa nação mas sim em prol da nação dos outros em troca de malas de propina…

      Países sérios fomentam e protegem suas indústrias e setores da economia…Mas aqui a troco de propina sabotam e desmantelam as nossas para depois fazerem negociatas com estrangeiros…as licenças de exploração são vendidas por mixaria…

      Nosso pais é tomado por corruptos a serviço de estrangeiros…nosso desenvolvimento econômico e industrial são sabotados por estes pilantras para abrir caminho para estrangeiros tomarem o controle de tudo e o monopólio sobre o mercado consumidor do pais que é o quarto maior do mundo…

      O problema deste pais não é falta de recursos ou de investimentos…são estes corruptos lesa-pátria daqui que recebem propina pra manter tudo parado ou mal funcionando…manter o pais atrasado, subdesenvolvido e subserviente…apenas como fornecedor de matérias primas e reserva de mercado para a potencia corsária estrangeira que os financiam…a troco de propina entregam para pilhagem todas nossas riquezas e patrimônios…

      • Exatamente! E assim foi e é por 500 anos.

        Olhem os turkos, receberam por anos sucatas de americanos e europeus. E agora enchem as fronteiras deles dos seu piores inimigos.

        Estão tentando tomar atitude, já cortaram os fornecimentos e acordos de modernizações. Este é o nosso futuro!

  6. Senhores…nossa defesa não é mantida fraca, sub-armada e sucateada por acaso…nossas forças armadas não são mantidas assim por acaso…isto é dirigido e premeditado…é algo orientado e intencional…pois o Brasil é o pais mais rico do mundo em recursos minerais…seja em quantidade, qualidade ou diversidade…o Brasil é o maior produtor de quartzo do mundo…e possui as maiores reservas mundiais de quartzo de alta qualidade…possui as maiores jazidas de quartzo de alta qualidade do mundo…as reservas mundiais de grandes cristais naturais de quartzo ocorrem quase exclusivamente no Brasil e em quantidades menores em Madagascar, Namíbia, China, África do Sul, Canadá e Venezuela…o Brasil é o segundo maior produtor mundial de minério de ferro…

    o Brasil é praticamente o dono de todo o nióbio do mundo…98,43% das reservas do planeta são nossas…1,11% do Canadá e 0,46% da Austrália…o nióbio é fundamental para a indústria de alta tecnologia…necessitam de nióbio: a indústria aeroespacial (foguetes); a indústria de armas (mísseis e bombas inclusive atômicas); construção civil (o esqueleto metálico das edificações); naval (lanchas, navios e submarinos); medicina (próteses metálicas e tomógrafos); transportes terrestres (automóveis e caminhões e até o trem bala); petroquímica (gasodutos e tubulações de alta pressão); lentes telescópicas; lâminas de barbear; fabricação de jóias; quaisquer produtos da indústria mecânica que exija superligas, ligas supercondutoras, soldas, óxidos; sucroquímica (catálise para a produção de biodiesel); lâmpadas de alta intensidade, dispositivos eletrônicos, capacitores cerâmicos, sondas submarinas…resumindo..o que há de mais avançado em termos de indústria necessita de nióbio…em 2010 o Wikileaks divulgou um documento do Departamento de Estado dos eua que colocava as reservas brazileiras de nióbio como de importância estratégica para os eua…

    o Brasil é o pais mais rico do mundo em recursos naturais…a Amazônia tem a maior reserva de minérios do mundo…as riquezas dela tem valor incalculável…entre as reservas de minerais estratégicos mais cobiçadas estão o nióbio, tório, tantalita, manganês, titânio e urânio usados para desenvolvimento tecnológico e nuclear…áreas como a cabeça do cachorro são extremamente ricas nessas fontes…em pleno Século XXI a biopirataria permanece no Brasil, atingindo a fauna e a flora, principalmente na região amazônica…o popular guaraná tem patente depositada nos Estados Unidos…plantas brasileiras como quebra-pedra, espinheira santa e andiroba também foram registradas no exterior…os eua, japão, inglaterra e frança lideram a lista de países detentores de patentes de produtos(lê-se vida vegetal e animal) da flora amazônica…

    o Brasil é tomado e controlado pelos eua…todas as instituições do pais…sem exceção…são aparelhadas e controladas pelos eua…desde a era Vargas este pais não é independente e soberano…mas uma colônia de exploração mascarada dos eua…o que chamam de “Republica das Bananas”…República das Bananas é um termo pejorativo para um país normalmente latrino-americano, politicamente instável, submisso a um país rico e frequentemente com um governo corrompido e opressor…Sua economia é em grande parte dependente da exportação de um único produto limitado de recursos tais como bananas…Normalmente tem classes sociais estratificadas incluindo uma grande e empobrecida classe trabalhadora e uma plutocracia que compreende as elites de negócios, política e militares…Esta oligarquia político-econômica controla as produções do setor primário e assim explora a economia do país…

    o Brasil é a principal fonte de commodities dos eua…e o mercado consumidor do pais é o quarto maior do mundo…e essa gente detém o controle e o monopólio sobre o nosso mercado consumidor e sobre a nossa infraestrutura, riquezas e recursos naturais…pois este pais é tomado e controlado por corruptos a serviço desta gente…que em troca de propina mantém tudo parado aqui ou mal funcionando intencionalmente…para que nada aqui ande para frente ou se desenvolva…em troca de malas de propina e suborno mantém o pais atrasado, subdesenvolvido e subserviente para que os que os financiam mantenham a sua correia sobre esse pais…mantém as nossas instituições corrompidas, aparelhadas e vulneráveis…e a nossa defesa fraca, sub-armada e sucateada…para que na necessidade de uma eventual “intervenção” caso os seus “interesses neste pais” fiquem “ameaçados” a nossa resistência não seja uma preocupação ou problema…pois esses “interesses” como inclusive se expõem e se comprova-se nos documentos do WikiLeaks são de “suma e vital importância estratégica para os eua”…

    Soberania nacional ameaçada! :

    https://www.youtube.com/watch?v=H1S7Au0JY68

  7. Prezados,

    O M-60 já teve seu tempo… E os números presentes no EB não justificam uma modernização.

    A possibilidade no curto prazo é adquirir um lote de carros Leopard 1A5 de quem puder vender, identificar quaisquer gargalos logísticos, padronizar e nacionalizar o que for possível; além de preparar o terreno para um carro de maior potencial na forma do Leopard 2A4 ( ao menos em número suficiente para mobiliar um RCC e um RCB na próxima década ), seguindo a mesma linha logística. É o que resta…

    Aí, talvez se possa sonhar com um “Leopard 2BR”, nacionalizando sistema de controle de fogo, optrônicos, motor, transmissão, entre outros que for possível…

    Enfim, espertos foram os chilenos… Pegaram o saldão da Budeswerh e mandaram ver…

1 Trackback / Pingback

  1. Blindados norte-americanos, uma ferramenta confiável das Forças Armadas brasileiras | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.