© Maria Lystseva / TASS
Tradução e adaptação- E.M.Pinto
KAZAN, 25 de Janeiro / TASS /. O novo bombardeiro estratégico do Tupolev Tu-160M fortalecerá a tríade nuclear da Rússia, disse o presidente russo, Vladimir Putin, depois de assistir a aeronave realizar um vôo na cidade de Kazan.
“É um passo sério para avançar no desenvolvimento da indústria de alta tecnologia e fortalecer as capacidades de defesa do país, porque é um dos elementos da nossa tríade nuclear”, disse Putin ao falar aos trabalhadores da fábrica de aviões Gorbunov de Kazan.
O presidente disse que a equipe da fábrica alcançou um enorme sucesso atualizando esta a aeronave. De acordo com Putin, ele não teve dúvidas de que o trabalho adicional no projeto Tu-160 seria bom. Ele voltou a enfatizar a necessidade de impulsionar a indústria da aviação civil, especialmente considerando a possibilidade de criar uma versão civil do Tu-160. Tal aeronave seria de alta demanda, por sua vez, exigiria muito trabalho para fazê-lo, acrescentou ele.
“Por que o projeto Tupolev-144 teve que ser abortado? As tarifas aéreas deveriam corresponder a um certo nível médio de ganhos. Agora a situação é diferente. Hoje em dia surgiram grandes empresas que poderiam usar esse avião”, disse Putin.
O chefe da United Aircraft Corporation, Yuri Slyusar, disse a Putin que a empresa já possui um projeto de uma aeronave supersônica civil.
Putin visitou a fábrica de construção de aeronaves S. P. Gorbunov em Kazan para ver o bombardeiro estratégico supersônico da Rússia, Tupolev-160M, realizou um voo de teste de demonstração. É o maior avião com uma asa de formato variável e um dos aviões de combate mais poderosos do mundo. A decisão de retomar sua produção em Kazan foi feita em 2015.
O Tupolev-160M apresentará um novo sistema de controle computadorizado, cabine e equipamentos de navegação, sistemas de comunicação, equipamentos de contramedidas de radar e rádio-eletrônicos totalmente novos. O controle do sistema de consumo de combustível e equilíbrio e operação do motor será melhorado. A atualização aumentará a eficácia do Tupolev-160M em 60%.
O avião é capaz de voar 12 mil quilômetros sem reabastecimento. Em combinação com o avião tanque Ilyushin-78, que realizou seu primeiro vôo em Ulyanovsk em 25 de janeiro de 2018, o Tupolev-160M terá capacidade de ataque global.
Por acaso os motores foram trocados por modelos novos?