Tu-160M Fortalecerá a tríade nuclear da Rússia

O bombardeiro estratégico supersônico da Rússia, Tupolev-160M, é o maior avião com uma asa em formato variável e uma das aeronaves de combate mais poderosas do mundo.

  
   
 
© Maria Lystseva / TASS

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

KAZAN, 25 de Janeiro / TASS /. O novo bombardeiro estratégico do Tupolev Tu-160M fortalecerá a tríade nuclear da Rússia, disse o presidente russo, Vladimir Putin, depois de assistir a aeronave realizar um vôo na cidade de Kazan.

“É um passo sério para avançar no desenvolvimento da indústria de alta tecnologia e fortalecer as capacidades de defesa do país, porque é um dos elementos da nossa tríade nuclear”, disse Putin ao falar aos trabalhadores da fábrica de aviões Gorbunov de Kazan.

O presidente disse que a equipe da fábrica alcançou um enorme sucesso atualizando esta a aeronave. De acordo com Putin, ele não teve dúvidas de que o trabalho adicional no projeto Tu-160 seria bom. Ele voltou a enfatizar a necessidade de impulsionar a indústria da aviação civil, especialmente considerando a possibilidade de criar uma versão civil do Tu-160. Tal aeronave seria de alta demanda, por sua vez, exigiria muito trabalho para fazê-lo, acrescentou ele.

“Por que o projeto Tupolev-144 teve que ser abortado? As tarifas aéreas deveriam corresponder a um certo nível médio de ganhos. Agora a situação é diferente. Hoje em dia surgiram grandes empresas que poderiam usar esse avião”, disse Putin.

O chefe da United Aircraft Corporation, Yuri Slyusar, disse a Putin que a empresa já possui  um projeto de uma aeronave supersônica civil.

Putin visitou a fábrica de construção de aeronaves S. P. Gorbunov em Kazan para ver o bombardeiro estratégico supersônico da Rússia, Tupolev-160M, realizou um voo de teste de demonstração. É o maior avião com uma asa de formato variável e um dos aviões de combate mais poderosos do mundo. A decisão de retomar sua produção em Kazan foi feita em 2015.

O Tupolev-160M ​​apresentará um novo sistema de controle computadorizado, cabine e equipamentos de navegação, sistemas de  comunicação, equipamentos de contramedidas de radar e rádio-eletrônicos totalmente novos. O controle do sistema de consumo de combustível e equilíbrio e operação do motor será melhorado. A atualização aumentará a eficácia do Tupolev-160M ​​em 60%.

O avião é capaz de voar 12 mil quilômetros sem reabastecimento. Em combinação com o avião tanque Ilyushin-78, que realizou seu primeiro vôo em Ulyanovsk em 25 de janeiro de 2018, o Tupolev-160M ​​terá capacidade de ataque global.

Fonte: TASS

1 Comentário

1 Trackback / Pingback

  1. Tu-160M Fortalecerá a tríade nuclear da Rússia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.