“Relógio do Juízo Final” mais perto do apocalipse

Dispositivo, que simboliza o quão perto a humanidade está de destruir o planeta, é ajustado para dois minutos antes da meia-noite. Ameaças de guerra nuclear e mudanças climáticas adiantam ponteiros.

Ponteiro do ‘Doomsday Clock’ é ajustado em 30 segundos

Devido à má resposta de líderes mundiais às ameaças de uma guerra nuclear e às mudanças climáticas, um grupo de cientistas dos Estados Unidos ajustou nesta quinta-feira (25/01) em 30 segundos o “Relógio do Juízo Final” (Doomsday Clock, em inglês) e colocou o ponteiro marcando 23h58. O gesto representa o aumento das possibilidades de a humanidade chegar à sua destruição total.

Essa é a segunda vez que o relógio, criado pelo Comitê do Boletim de Cientistas Atômicos como indicador da suscetibilidade do mundo ao cataclismo, foi adiantado desde a eleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 2016.

A dois minutos da meia-noite, o relógio indica que humanidade está no ponto mais próximo do apocalipse registrado desde 1953, em meio à corrida armamentista nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética, quando os ponteiros estiveram pela última vez nesta mesma posição.

Segundo a organização, esse ajuste foi necessário devido aos riscos de uma catástrofe nuclear representados pelo programa armamentista da Coreia do Norte, aos conflitos envolvendo a Rússia e à tensão no Mar do Sul da China, além de outros fatores.

“A retórica hiperbólica e ações provocativas de ambos os lados aumentaram as possibilidades de uma guerra nuclear por acidente ou erro de cálculo”, afirmou o comitê, em comunicado, numa clara referência à troca de hostilidades entre Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

O perigo desenfreado das mudanças climáticas foi outro fator que pesou na decisão dos cientistas para adiantar os ponteiros.

Símbolo apocalíptico

Em 1947, o Comitê do Boletim de Cientistas Atômicos, criou o “Relógio do Juízo Final”, um símbolo apocalíptico que nasceu no contexto da corrida nuclear que se materializou em agosto de 1945 com as bombas lançadas pelos EUA sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

No primeiro ano, o ponteiro do relógio, uma metáfora visual do perigo de uma destruição deliberada do planeta, marcava sete minutos para a meia-noite. Em 1949, com o primeiro teste nuclear da União Soviética, os ponteiros começaram a ser adiantados para o ponto final.

Desde então, o relógio foi ajustado em 20 ocasiões, variando entre dois minutos para meia-noite e 17 minutos para a meia-noite, em 1991. Normalmente, os cientistas ajustavam apenas minutos completos, mas, em 2017, após o triunfo de Trump nas eleições presidenciais dos EUA, surpreenderam ao adiantarem o relógio em 30 segundos, marcando dois minutos e meio para a meia-noite.Nesta quinta-feira, o relógio voltou a ser ajustado em 30 segundos.

O Boletim de Cientistas Atômicos foi fundado por pesquisadores que ajudaram a desenvolver as primeiras armas nucleares dos EUA. Seus comitês de ciência e segurança decidem sobre o horário do relógio após consultarem o comitê de apoiadores, que inclui 15 ganhadores do prêmio Nobel.

Fonte: DW

 

5 Comentários

  1. No JUÍZO FINAL , apenas teremos a Destruição completa do Tiozinho do Norte , o que será uma Dádiva de Deus !

  2. Na medida que China prospera economicamente e sua moeda e aceita cada vez mais pelos outros paises do mundo como moeda de reserva internacional as elites financeira e militar norte americanas se encontram cada vez mais desesperadas. Dai as guerras constantes em diversas partes do mundo, o discurso cada vez mais beligerantes de seus lideres politicos e militares, as provocacoes e os atos terroristas que eles se envolvem. Nao me causara surpresa que numa hora dessas, essas acoes beligerantes dos gringos possam sair de controle e realmente uma guerra termonuclear possa ocorrer. Se isso ocorrer nao sei se poderiamos dizer, dai o resto seria historia, porque eu nao estou seguro se havera gente nesse planeta em condicoes de escrever historia.

  3. Tranquilos , qualquer Guerra Nuclear , será a Destruição do Tiozinho do Norte , uma outra possibilidade , como uma Guerra Mundial apenas sobre ameaça Nuclear , aí sim haveria um Nosso Envolvimento e como sempre armados de **Arco e Flecha** ,e por isso mesmo não podendo manter sua Neutralidade , coisa de Nação de Estúpidos !!!

    OBS , Nação de Estúpidos funciona assim , apontando Inimigos Fictícios para conseguirem Verbas para Gastos Inúteis de Defesa , nunca para uma Verdadeira e Real Defesa !!

1 Trackback / Pingback

  1. “Relógio do Juízo Final” mais perto do apocalipse | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.