Defesa & Geopolítica

Exército Brasileiro : página Evolução da Artilharia do Exército: Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes é inaugurado. – Noticiario do Exército

Posted by
 

Evolução da Artilharia do Exército: Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes é inaugurado.

Crédito: Sd Rafael

Formosa (GO) – O dia 25 de janeiro de 2018 ficará marcado na história do Exército Brasileiro. Foi inaugurado o Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, em Formosa. Com a presença de autoridades civis e militares, uma formatura inaugurou as instalações da nova Unidade, que terá como missão capacitar e habilitar oficiais e praças para o emprego de mísseis e foguetes e contribuir para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da Doutrina de Emprego. A inauguração faz parte do Projeto Estratégico ASTROS 2020.

Para o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, a inauguração do Centro representa a evolução da Artilharia, que a permite ficar em consonância com o projeto de transformação do Exército. “Hoje, temos uma Artilharia bem preparada e em condições de cumprir a sua missão. É um passo importante que estamos dando e não para por aí”, enfatizou.

O Diretor de Obras Militares, General de Divisão Marcelo Eschiletti Caldas Rodrigues, transferiu as chaves das instalações ao Comandante da nova Unidade, Tenente-Coronel Mário de Carvalho Neto, que fez a tradicional revista à tropa. O dia festivo também foi marcado com a entrega do “Facão Pioneiro Lobo Guará” pelas mãos do Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes. O símbolo resgata a participação do Exército na criação da Capital Federal e é oferecido a todos os comandantes de Unidades do Comando Militar do Planalto.

Projeto Estratégico ASTROS 2020

A fim de dotar o Exército Brasileiro de meios capazes de prestar um apoio de fogo de longo alcance, com elevada precisão e letalidade. O Projeto ASTROS 2020 contém, em seu escopo e estrutura, as seguintes etapas: criação e implantação de uma Unidade de Mísseis e Foguetes, um Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, um Centro de Logística de Mísseis e Foguetes, uma Bateria de Busca de Alvos, paióis de munições e uma Base de Administração e Campo de Instrução de Formosa (CIF); modernização do atual 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes, transformando-o em 6º Grupo de Mísseis e Foguetes; desenvolvimento de dois novos armamentos, o foguete guiado, que utiliza a concepção do atual foguete SS 40, da família de foguetes do sistema ASTROS II, em uso pelo Exército Brasileiro, e o míssil tático de cruzeiro com alcance de 300 km; além disso, está previsto a construção de Próprios Nacionais Residenciais (PNR) e outras instalações necessárias ao bem-estar da família militar na Guarnição de Formosa.

As duas Unidades de Mísseis e Foguetes estarão estruturadas com um Comando e Estado-Maior, uma Bateria de Comando e três Baterias de Mísseis e Foguetes mobiliadas com viaturas e equipamentos em fase de desenvolvimento com base no atual sistema ASTROS II.

O sistema ASTROS 2020 irá possibilitar a realização do lançamento, partindo das plataformas da nova viatura lançadora múltipla universal na versão MK-6, dos vários foguetes da família ASTROS e também do míssil tático de cruzeiro de 300 km. Além disso, permitirá fazer toda a preparação para a realização do tiro, desde o recebimento e análise da missão, o comando e controle, a trajetória de voo e o controle de danos.

Crédito: Sd Rafael

11 Comments

  1. Pingback: Exército Brasileiro : página Evolução da Artilharia do Exército: Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes é inaugurado. – Noticiario do Exército | DFNS.net em Português

  2. César A. Ferreira says:

    Pois é…
    Projeto iniciado pelo “Apedeuta”, condenado por não ser dono do imóvel que deveria ser dele…

    • Ferreira Junior says:

      VERDADE

  3. Ferreira Junior says:

    Viva Lula, viva Dilma Rousseff, viva o BRASIL!
    Podem cuspir fogo os colonizados!

  4. Foxtrot says:

    Pois é, esse foi o grande “mal” que Lula e Dilma fizeram.
    Buscaram dar soberania a um país que sua elite nunca quis que tivesse, e dar voz e direitos a uma parcela da sociedade desse país, que nunca teve esse direito.
    Aí recebem um golpe de estado, amparado pela in justiça dessa repúbliqueta, e condenação injusta.
    Assim como acontece com o povo pobre e semi analfabeto e que lotam as cadeias desse país.
    Infelizmente, se não houver um levante popular, as coisas sempre continuarão como está e como sempre foram.
    Prisão para pobre, negro e analfabeto, entrega da soberania e riquezas desse país e os 5% mais ricos da população, detendo 50% do PIB nacional.

  5. ……e o míssil de cruzeiro AVMT-300 e o foguete guiado SS-40 ainda VIVEM?? os EU ainda não persuadiram o Exército a “esquece-los”…….hummmm…..bem,um caso de dúvida…. o Faustão aprendeu a dobrar camisa de manga comprida com o Exército ou o Exército aprendeu com o Faustão?….. seria melhor botar logo manga curta porque, pega mal……….

  6. Rafael Oliveira says:

    O Astros 2020 pode ser modificado para receber
    misseis antiaéreos?terra ar
    misseis anti navios ? terra mar
    acredito que aumentaria muito a capacidade do astros

  7. Batalhão do Aço says:

    É , mais é a obrigação dos governantes , trabalharem em prol da nação , e isso em todos os aspectos , mais isso não dá direito ,de saquear e abrir as portas da corrupção e sair doando o dinheiro do povo Brasileiro para nações corruptas e ditadoras ….Brasil acima de tudo ….

    • A Máquina Troll says:

      os governantes daqui não trabalham em prol de nossa nação mas sim em prol da nação dos outros, em troca de malas de propina e doações para campanhas eleitorais…

  8. Foxtrot says:

    Fala isso para o pirata de cabeça branca, senhor de escravos que sofre da doença do intestino irritado e sua trupe de piratas que hoje assolam a repúbliqueta de bananas ( vide exemplo Embraer, eletrobrás etc.).
    Caro batalhão do aço ( quem nem o mesmo é nacional, pois o corruptos anteriores a trupe atual, deu nossas siderúrgicas de mão beijada aos gringos espertalhões) !

  9. felipe says:

    foxtrot, você falou toda a verdade pois esses golpista estão saqueando o meu amando brasil com todo apoio das elites maldita. lamentavel

shared on wplocker.com