Aviões turcos bombardeiam território curdo na Síria

Ancara explica que operação visa “neutralizar grupos terroristas curdos”. Rússia observa com preocupação ataque contra milícias curdas em Afrin, no noroeste da Síria, e pede “contenção” às partes.

Aviões turcos bombardearam neste sábado (20/01) a região curda de Afrin, no extremo noroeste da Síria, segundo a agência de notícias turca Anadolu, uma informação que foi confirmada posteriormente pelo responsável de Relações Exteriores de Afrin, e que supõe o início da invasão anunciada há dias pelo governo em Ancara.

Segundo a Anadolu, os caças turcos, do tipo F-16, bombardearam um ponto de observação das forças curdas. Por sua vez, as Forças Armadas da Turquia confirmaram em nota que, às 17h locais (12h em Brasília), foi iniciada uma operação contra Afrin, “com o objetivo de assegurar a estabilidade e a segurança fronteiriça e regional”.

Segundo a nota, trata-se de uma operação para “neutralizar os grupos terroristas curdos e o Estado Islâmico e salvar da opressão o povo amigo e irmão desta região.”

As Forças Armadas da Turquia assinalaram que a operação está voltada unicamente contra “refúgios, posições, armas e veículos de terroristas” e que as tropas terão o máximo cuidado para não causar danos a civis.

As organizações-alvo da intervenção são as milícias curdo-sírias Unidades de Proteção do Povo (YPG, na sigla em curdo), que Ancara considera terroristas pelos seus vínculos com o Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK), uma guerrilha também considerada terrorista pelo governo turco, e o Estado Islâmico, diz a nota militar.

Unidades do Exército Livre da Síria (ELS), a milícia síria aliada da Turquia, também se dirigiram para Afrin, inicialmente sem encontrar resistência, informou a agência Anadolu. As unidades do ELS vieram de outras áreas da Síria e iniciaram o ataque, avançando com blindados de vários pontos da fronteira turca.

Preocupação russa

A Rússia está observando com preocupação o início da operação militar da Turquia contra as milícias curdas em Afrin e pediu “contenção” às partes, informou neste sábado o Ministério das Relações Exteriores do país.

“Recebemos com preocupação a informação [sobre a operação turca em Afrin] e acompanhamos com atenção o desenvolvimento da situação”, diz a nota oficial.

Além disso, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia lembrou que a posição de Moscou sobre a solução do conflito na Síria não mudou e consiste na “preservação da integridade territorial do país, o respeito à soberania e a busca de uma recuperação em longo prazo”.

Após o início da ofensiva turca no norte da Síria, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e seu homólogo americano, Rex Tillerson, falaram ao telefone.

Como anunciado pelo Ministério do Exterior russo em sua página do Facebook, os dois ministros debateram a situação na Síria. Também foram discutidas “medidas para manter a estabilidade no norte do país”.

Além disso, Lavrov e Tillerson falaram sobre o processo de paz sob a mediação da ONU, especialmente no contexto do Congresso do Diálogo Nacional da Síria, que acontecerá em Sochi, na Rússia, no final de janeiro. O telefonema foi iniciativa dos EUA.

Fonte: DW

 

5 Comentários

  1. “Rússia observa com preocupação ataque contra milícias curdas em Afrin, no noroeste da Síria, e pede “contenção” às partes”

    Jogo de cena! Isto está saindo como uma luva para a Rússia. Os EUA querem usar os Curdos para dividir o território Sírio (e conseguir construir seu gasoduto rumo a Europa) e quem vem com chumbo em cima deles? Exatamente: um país da OTAN! A Turquia será mais pedra no sapato dos EUA do que dos Russos (que sabem muito bem jogar com seus interesses).

    • Como disse a um tempo atras “no inicio da intervenção Russa na Siria” de que a Turquia se tornaria outra “Siria”. Mas tudo muda e ninguem vive em cima do muro para sempre . So ha 3 saidas nesse conflito. Ou a Turquia se torna outra Siria ou aceita os curdos turcos ou os EUA aceitam as demandas da Turquia e viram alvo dos proprios aliados terroristas e dos curdos. E a Russia se rindo do caos criado pelos EUA .

    • Porradaria eu li o teu comentario antes de escrever o meu. Tudo que dissestes eu concordo. So escrevi meu comentario para acrescentar mais um, mas tu ja havias dito tudo que eu teria de dizer. Sds

  2. Segundo o Zero Hedge tanques turcos ja invadiram territorio sirio ocupado pelos curdos e que tambem pelo norte americanos. O Plano de Remapeamento do Oriente Medio criado pelos neo conservadores norte americanos e israelitas,consiste nao so desmembrar Siria, Libano, Irao, Iraque, mas tambem Turquia, criando um pais Kurdo. Os turcos sabem disso, esse plano de remapeamento foi formulado em 1990.

    Militares dos Servicos de Inteligencia turco, israelitas e norte americanos estao matando uns aos outros dentro dos territorios curdos, no Iraque e Siria desde 2003. Israelitas e norte americanos armando e treinando militarmente os curdos e os turcos sempre que podem estao assassinando esses norte americanos e israelitas. Tudo em secreto. Ver Sibel Edmonds. De maneira alguma os turcos vao permitir a criacao de um territorio curdo, seja no Iraque, seja na Turquia, seja no Iran, porque eles sabem que depois desses paises sera a vez da Turquia ser desmembrada.

    Russia assiste de camarote essa querela armada entre os supostos membros da OTAN, Turquia e EUA plus Israel. Os russos so tem a ganhar com isso. Obviamente como desde os tempos da URSS, os russos sempre se apresentaram como amigos dos curdos, eles sao obrigados derramarem lagrimas de crocodilos, fazendo declaracoes que eles estao preocupados com essa invasao turca. Pura lagrimas de crocodilo, como diria os latinos, Cognatus kurdi nullus, Curdos nao tem amigos.

1 Trackback / Pingback

  1. Aviões turcos bombardeiam território curdo na Síria | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.