Categories
Geopolítica Inteligência Meios Navais Traduções-Plano Brasil

O que há de novo na parceria estratégica entre o Vietnã e a França?

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Em 11 de janeiro, o Vietnã e a França realizaram a segunda reunião de um diálogo de defesa dando continuidade às conversações iniciadas em 2016.

O Vietnã e a França têm um longo relacionamento histórico, desde o histórico de colonização até aPrimeira Guerra da Indochina e a proclamação da independência vietnamita em 1954. Os laços contemporâneos foram formalizados em 1973, mas foi apenas muito mais recentemente que vimos uma aproximação de fato, com os dois lados proclamando uma parceria estratégica em 2013.

A França enxerga no Vietnã uma parte de um esforço mais amplo para reforçar o seu envolvimento na Ásia-Pacífico e no Sudeste Asiático, mais especificamente, enquanto isso, Hanoi vê o aumento das relações com Paris como parte de seu objetivo de política externa de engajar múltiplos poderes principais, incluindo os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Isso se aplica ao lado da defesa também. Ambos os lados assinaram um acordo de cooperação para a defesa em 2009 e, posteriormente, avançaram em várias frentes, desde o aumento das trocas e outras interações a áreas específicas, como a luta contra a criminalidade transnacional. Após uma análise, os dois países começaram a realizar Diálogo de Políticas de Defesa. A primeira iteração foi realizada em Paris em novembro de 2016, e viu ambos os lados assinarem acordos sobre medicina militar e manutenção da paz.

Este ano é importante para o relacionamento, com ambos os lados comemorando o 45º aniversário do estabelecimento de sua relação diplomática e o quinto aniversário do estabelecimento de sua parceria estratégica. Ambas as partes indicaram que algumas interações importantes são esperadas para 2018, incluindo as de maior perfil, como a visita do primeiro ministro francês ao Vietnã.

Isso inclui o lado da defesa também. Esta semana, vimos o primeiro sinal disso, já que ambos os lados realizaram a segunda reunião de Diálogo de Políticas de Defesa Vietnam-França, como concordaram em fazer no ano passado. O diálogo foi realizado em Ho Chi Minh City em 11 de janeiro e foi co-presidido pelo tenente-general Nguyen Chi Vinh, vice-ministro da defesa vietnamita e vice-almirante Hervé de Bonnaventure, vice-diretor geral de relações internacionais e estratégia do  Ministério da Defesa Francês.

Embora não tenham sido fornecidas outras especificações, também foram mencionadas as visitas crescentes de navios franceses ao Vietnã, como parte de um esforço mais amplo para impulsionar as interações de defesa.

A cooperação no domínio da segurança marítima tem sido um componente importante do relacionamento de defesa, não apenas em termos de reuniões individuais que ocupam as manchetes, mas também o apoio da França ao Vietnã, uma vez que contesta com a crescente assertividade chinesa no Mar da China Meridional.

Fonte: The Diplomat

One reply on “O que há de novo na parceria estratégica entre o Vietnã e a França?”

Comments are closed.