E.M.Pinto
O Exército Popular de Libertação da China (PLA) anunciou a adoção do helicóptero de transporte Z-8G (anteriormente conhecido como Z-18). A aeronave é uma versão desenvolvida a partir dos planos básicos do Francês Aérospatiale SA321 Super Frelon.
O Z-18 fez seu primeiro voou em 2014, impulsionado por um motor WZ-6C, a aeronave possui massa máxima de decolagem de 13,8 ton e pode transportar 30 soldados, ou cinco toneladas de carga por uma distância de até 1000 km.
O helicóptero deve ser certificado para o transporte de Obuseiros Norinco AH-4 de 155 mm no cabo ventral, o que aumentará o poder de fogo das unidades do PLA em áreas de combate.
O PLA está particularmente interessado em helicópteros capazes de operar em grandes altitudes do oeste da China, especialmente em conexão com a difícil situação na fronteira com a Índia.
leia também
Atualmente os motores de helicópteros chineses alcançaram a eficiência e a qualidade necessárias para operarem em condições extremas em grandes altitudes onde o Z-18 foi extensivamente testado em vôos para o grande altitude à 9.000 m, os ensaios realizados desde 2015 tem provado tal capacidade operacional.
Uma vez desenvolvidos os motores, o obstáculo mas duro enfrentado pelos chineses para a sua autonomia na produção dos helicópteros, agora a China torna-se um importante projetista e produtor de aeronaves de asas rotativas das quais o Z-18 deve se tornar a base para uma família destinada às unções civis e militares.
One Comment