Humaitá (AM) – O Exército Brasileiro tem várias de suas organizações militares (OM) com mais de 100 anos de profícuo trabalho e constante vigilância dos interesses, das aspirações e da manutenção dos valores que forjaram nossa Naçao. E, destarte, na Amazônia brasileira isso é motivo de alegria e lídimo sentimento do dever cumprido, 24 horas por dia, 7 dias por semana!
Em 2 de janeiro, o 54° Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS), “Batalhão Cacique Ajuricaba”, completou 100 anos de existência. Suas origens remontam ao 45º Batalhão de Caçadores do 15º Regimento de Infantaria, criado em 1915, pelo Decreto no 11.498, de 23 de fevereiro; organizado em 1917 pelo Aviso nº 852, de 9 de novembro; e instalado em 2 de janeiro de 1918, na cidade de Manaus (AM).
As comemorações do centenário tiveram seu início em 6 de novembro de 2017, com a realização da formatura da Saudade, que contou com a participação de autoridades e militares da reserva.
No período de 25 a 28 de novembro de 2017, o Batalhão realizou uma marcha de 100 km no trecho da BR 319, sentido Manaus-Humaitá. A atividade teve a participação de 100 militares, sendo 33 militares da 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva; 33 da 2ª Companhia de Fuzileiros de Selva; e 33 militares da Companhia de Comando e Apoio; além do Comandante da organização militar.
Em 30 de novembro de 2017, a Banda de Música do 54° BIS realizou, na praça da matriz de Humaitá, o concerto musical alusivo às comemorações do aniversário dos 100 anos do Batalhão, com a ilustre participação das bandas da Companhia de Comando da 17ª Brigada Infantaria de Selva e do 6° Batalhão de Infantaria de Selva.
No dia 9 de janeiro, coroando as comemorações dos 100 anos, foi inaugurado o Bosque dos Antigos Comandantes e Subcomandantes do Batalhão. Também foi realizada a inauguração do Espaço Cultural, com objetivo de criar um ambiente de exposição e reflexão acerca da identidade do 54º BIS na Força Terrestre, bem como da importância da presença do Exército Brasileiro na cidade de Humaitá.
Por fim, foi realizada uma formatura comemorativa ao centenário da organização militar. A solenidade contou com as presenças de autoridades civis e militares, de antigos Comandantes, de amigos do Batalhão e de militares da reserva, além de familiares e convidados dos integrantes da Unidade.