A empresa de design russa Novator apresentou em uma feira de armas em Kuwait a plataforma de lançamento móvel dos mísseis Kalibr. O sistema para exportação recebeu o nome de Club-T e suporta seis mísseis de cruzeiro terra-terra ao mesmo tempo.
Os projéteis da família Kalibr e, por extensão, Club, já contavam com uma plataforma móvel, a Club-M, embora focado em mísseis antinavio. Agora a fabricante oferecerá uma versão especializada para destruição de alvos terrestres.
O sistema incorpora um lançador móvel, perecido ao do sistema de mísseis Iskander, e é equipado com seis mísseis de cruzeiro 3M14 – com os quais a Rússia bombardeava terroristas na Síria. Em especial, este novo modelo não necessita de veículo de apoio para locomoção do projétil.
De acordo com as caraterísticas oficiais, o míssil pode alcançar alvos a 275 quilômetros e porta uma ogiva de 450 kg, o que corresponde totalmente ao estipulado no Regime de Controle sobre a Tecnologia de Mísseis – acordo internacional assinado em 1987 sobre os limites da venda de armas que podem vir a ser usadas para destruição massiva.
Além do mais, a empresa afirma que os mísseis podem ser lançados de seu novo lançador Club-T 15 minutos depois de recarregados, necessitando apenas de um intervalo de 10 a 15 segundos entre os mísseis. Estes projéteis serão guiados de forma teledirigida, assinala o blog militar russo BMPD.
Fonte: Sputnik
Edição: Plano Brasil
Que inveja, cara
que inveja
Nós temos a plataforma ! O Avibrás Astros 2,a empresa estava trabalhando com a MBDA para implementar no astros 2000 o sistema CAMM(Common Anti-Air Modular Missile),O conceito apresentado envolve o desenvolvimento de um míssil brasileiro a partir do sistema CAMM – inicialmente chamado de AV-MMA, e o aproveitamento de todas as tecnologias e veículos já desenvolvidos para o Sistema ASTROS 2020, um dos produtos mais bem-sucedidos da AVIBRAS. O projeto conta com cerca de 70% de conteúdo nacional.
O negócio é saber como anda isso…