Brasil decide declarar encarregado de negócios da Venezuela no país persona non grata

O governo brasileiro decidiu declarar o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado, persona non grata, informou o Itamaraty nesta terça-feira, em resposta à decisão venezuelana de apontar o embaixador do Brasil em Caracas como persona non grata.

Palácio Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores 

No sábado, a Assembleia Constituinte da Venezuela recomendou declarar o embaixador brasileiro, Ruy Pereira, e o encarregado de negócios do Canadá no país, Craig Kowalik, personas non grata, após críticas sobre direitos humanos.

Em nota divulgada no sábado, o Itamaraty disse que, caso fosse confirmada a decisão, o Brasil aplicaria “medidas de reciprocidade correspondentes”.

“Essa decisão demonstra, uma vez mais, o caráter autoritário da administração Nicolás Maduro e sua falta de disposição para qualquer tipo de diálogo”, afirmou o Itamaraty na nota.

O cargo de encarregado de negócios é o posto mais alto depois de embaixador, função que não é ocupada por nenhum venezuelano no Brasil atualmente.

Países ocidentais e vizinhos latino-americanos têm feito críticas a Maduro neste ano, acusando-o de violar a democracia e os direitos humanos. O governo venezuelano diz que países estão tentando encorajar um golpe de direita.

Muitos países, inclusive o Brasil, não reconhecem a Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela, controlada por autoridades pró-governo.

Por Laís Martins

Fonte: Reuters

Edição: Plano Brasil

7 Comentários

  1. ……………..o Brasil vai imitar o comportamento dos EU intrometendo-se em problemas de outros países e termina se dando mal…..deixa o Maduro em paz e cuida dos problemas de casa que é melhor….

    • Milhares de venezuelanos estão chegando no Amazonas e em Roraima, recebemos um calote milionário da Venezuela. Esses dois fatos mostram que os problemas da Venezuela estão afetando o Brasil.

      • Tranquilo meu amigo , houve uma suspensão de pagamento apenas , certamente assim que a situação financeira da Venezuela se estabilizar , os pagamentos serão acertados , tranquilo , esta situação já aconteceu com quase todas as Nações , inclusive com a nossa !!

  2. Eu queria perguntar a algum comentarista aqui do PB, houve algum comunicado oficial da chancelaria venezuelana ao governo brasileiro ? Se houve me passem o link por favor !
    Pois até o momento o Itamarati só fez bobagens, perdeu oportunidade de ficar calado !

  3. Isso faz parte da conspiracao norte americana para tentar destruir o regime Chavista da Venezuela e Brasil como vassalo dos EUA tem de enviar seus soldados para invadi-la. Dado que uma grande parte da populacao esta armada e recebe treinamento militar, esses soldados so podem serem buxa de canhao para os gringos, morrerem para defender o privilegio exorbitante que os gringos usufruem com o dolar como papel moeda internacional, e a America do Sul como o bog house dos gringos e o Brasil como o Groom of the Stool deles. Essa querela diplomatica e uma tentativa de criar tensoes entre Brasil e Venezuela a fim d justificar o Brasil participar de uma Guerra norte americana contra Venezuela, da qual essa manobra militar no Amazonas e o primeiro estagio.

    • Pelo menos o Brasil foi contrário a qualquer tipo de Intervenção Externa a Venezuela , embora sendo contra ao Regime venezuelano , eles e somente eles devem e podem resolver seus problemas Internos . O Trumpalhão já chegou com suas ameaças, mas sabe bem se tentar receberá seus Soldadinhos em Sacos Pretos !

  4. Venezuela expõe o fracasso e incompetência deste Ministro do Exterior fajuta brasileiro, Aloisio de Tal ,sempre se mostrou irritadiço com as adversidades , claramente sem controle , logo que assumiu ,ameaçou o Regime Venezuelano , quando deveria procurar a Mediação , que seria atuação Natural do Brasil e o Único capaz desta atuação , mas nos colocou em oposição a Razão, e de o Único capaz de Mediar , a um País TRAÇO ZERO na Questão Venezuelana , a trinta anos somente Idiotas foram nomeados para o EXTERIOR , começando por Olavo Setúbal , sua atuação e figura pessoal era Vergonhosa e Desprepara, a única salvação foi a de Celso Amorim , teve uma atuação Internacional extremamente elogiada e reconhecida !

1 Trackback / Pingback

  1. Brasil decide declarar encarregado de negócios da Venezuela no país persona non grata | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.