BOPE da PMPR forma militares estaduais em cursos voltados para atendimento de ocorrências de extrema complexidade

COE
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Policiais militares do Comandos e Operações Especiais (COE), subunidade do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), participaram de uma solenidade de formatura na manhã desta quarta-feira (20/12) após participarem dos Curso de Ações em Ambientes Verticais, Arrombamento Tático e Atirador de Precisão Policial. O evento aconteceu no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba (PR), e contou com a presença de oficiais e praças da corporação, autoridades e convidados.

Segundo o Comandante do BOPE, tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira, a realização de capacitações e adquirir aquisição de novos conhecimentos são importantes para a qualificação do militar estadual. “Quanto mais preparado o policial estiver nas atividades que desempenha melhor para o comandante que tem mais tranquilidade na hora de decisão em uma situação de crise e também para a sociedade. A Polícia Militar não está inerte e faz a sua parte com o policiamento ostensivo, operações e outras atividades para garantir a segurança da população”, disse.

COE

Durante a solenidade foram entregues os certificados para os formandos no curso de Ações em Ambientes Verticais que teve como propósito compartilhar e desenvolver conhecimentos, treinar habilidades e identificar atitudes que são entendidos como fundamentais às atividades em ambientes verticais no âmbito das Operações Especiais do Paraná.

Também receberam o certificado os formandos no curso de Arrombamento Tático, o qual teve como objetivo habilitar os decentes para o desempenho da função proporcionando a formação técnica para operar em todas as missões atribuídas, e os alunos do curso de Atirador de Precisão Policial, que teve como intuito dar condições necessárias para operar nas situações necessárias para resolução de ocorrências críticas.

COE

Em seguida, foi feita a entrega dos certificados aos instrutores que muito se dedicaram para a realização dos cursos. O Comandante do COE, capitão Cézar Hoinatski, em seu discurso lembrou que o Comandos e Operações Especiais é a última resposta para trazer soluções aceitáveis em ocorrências policiais de extrema complexidade. “Essa tropa, com base no fator de seleção e perfil do homem de Operações Especiais, deve manter como pilares do trinômio: operar, treinar e dar treinamento. Dessa forma atuou, somente nesse ano, em mais de 20 ocorrências críticas, sendo os reféns vítimas e suicidas salvos, além de outras demandas atendidas”, explica.

Para um dos formandos, tenente Gabriel Grani, o curso foi a realização de um sonho. “Mesmo antes de entrar para a Polícia Militar já sonhava em ser atirador de precisão e a corporação me proporcionou essa vitória. A especialização tem que ser contínua, então a busca de novos conhecimentos deve ser diária para que possamos cumprir cada vez melhor a missão que nos foi desempenhada”, afirmou.

O tenente Mario Picetskei Junior, formando do Curso de Arrombamento Tático, ressaltou que está há cinco anos no COE e percebe a necessidade da qualificação contínua. “A preocupação do Comandos e Operações Especiais é sempre qualificar e aperfeiçoar o policial que trabalha na equipe. Precisamos estar aptos para qualquer situação para atender a sociedade da melhor maneira”, finaliza.
Fonte: Polícia Militar do Paraná

1 Trackback / Pingback

  1. BOPE da PMPR forma militares estaduais em cursos voltados para atendimento de ocorrências de extrema complexidade | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.