Tóquio autoriza compra de sistemas de combate estadunidenses Aegis Ashore

O governo do Japão tomou a decisão de adquirir os sistemas de combate terrestres dos EUA, Aegis Ashore, para aumentar as capacidades da sua defesa diante do desenvolvimento do programa norte-coreano de mísseis balísticos.

CC BY 2.0 / Agência da Defesa de Mísseis dos EUA

Segundo informam os funcionários do Ministério da Defesa japonês, citados pela agência Kyodo, os sistemas Aegis Ashore serão posicionados de modo que cobrirão todo o território nacional e, provavelmente, começarão a funcionar em 2023.

O valor de aquisição de cada sistema é estimado em pelo menos 100 bilhões de ienes (R$ 2,92 bilhões).

As armas devem complementar os mísseis interceptores SM-3 da versão naval de Aegis instalada a bordo de vários destróieres japoneses e cerca de 30 sistemas PAC-3 estacionados nas principais bases militares e nas zonas mais povoadas.

Na noite de 28 para 29 de novembro, a Coreia do Norte lançou o míssil Hwasong-15, que percorreu uma distância de 950 quilômetros e caiu a 210 quilômetros do litoral do Japão.

Fonte: Sputnik

 

1 Comentário

  1. Se os japoneses resolverem operar o RIM-161 block IIA, então terão capacidade teórica de interceptar artefatos norte-coreanos ainda na fase de ascensão. Isso aumenta consideravelmente a já formidável capacidade dissuasiva dos japoneses naquele região.

    Quem também não deve estar nada feliz com isso são os chineses, que passam agora a ter um elemento de contenção muito mais eficiente em sua zona de influência imediata.

Comentários não permitidos.