Informação dos EUA ajudou Rússia a barrar ataque terrorista, diz Kremlin

O presidente russo, Vladimir Putin, telefonou ao colega norte-americano, Donald Trump, neste domingo para agradecê-lo pela informação que permitiu à Rússia impedir um ataque terrorista em seu território, afirmou o Kremlin.

Arquivo Foto / REUTERS / Carlos Barria

A informação foi fornecida pela agência de espionagem norte-americana CIA e permitiu que órgãos de segurança da Rússia prendessem os responsáveis pelo possível ataque antes que ele fosse executado, afirmou o Kremlin.

Não houve confirmação imediata de autoridades dos EUA de que compartilharam informações com representantes do governo russo.

O ataque frustrado seria executado na catedral de Kazansky, em São Petersburgo, segunda maior cidade da Rússia, e em outras localidades da cidade que atraem grande número de pessoas, disse o Kremlin.

A mídia na Rússia reportou na semana passada que o Serviço Federal de Segurança prendeu seguidores do Estado Islâmico que estavam planejando um ataque suicida com bomba na catedral de Kazansky em 16 de dezembro.

“O presidente russo agradeceu o colega norte-americano pela informação transmitida pela CIA, que ajudou a prender um grupo de terroristas que preparava explosões na catedral Kazansky e em outros locais movimentados da cidade”, disse o Kremlin.

O governo russo não forneceu qualquer detalhe sobre a identidade dos detidos.

Na ligação para Trump, Putin pediu para o presidente dos EUA agradecer os membros da CIA que reuniram as informações, afirmou o Kremlin em comunicado.

Putin disse ainda que a Rússia vai alertar autoridades dos EUA se receber qualquer informação sobre qualquer ataque que esteja sendo planejado contra os EUA, informou o Kremlin.

As relações entre Washington e Moscou estão fragilizadas por causa de desentendimentos sobre Ucrânia, Síria e controle de armas, bem como alegações de Washington, negadas pela Rússia, de que o Kremlin interferiu na eleição presidencial norte-americana do ano passado.

Entretanto, autoridades russas afirmam que Putin acredita que Trump não é responsável pela tensão e tem tentado manter linhas pessoais de comunicação abertas entre ambos.

Putin tem afirmado que a restauração de laços entre Washington e Moscou é vital porque os dois países precisam trabalhar juntos para combater desafios globais, em particular a ameaça de radicais islâmicos violentos.

Por Christian Lowe

Fonte: Reuters

Edição: Plano Brasil

 

1 Comentário

1 Trackback / Pingback

  1. Informação dos EUA ajudou Rússia a barrar ataque terrorista, diz Kremlin | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.