AUTOR: ARC
No último domingo, no programa “News of the week”, um famoso apresentador de TV, Dmitry Kiselev, em um documentário sobre o 10° aniversário da corporação Rostekh, divulgou o novo MBT russo destinado ao Iraque, o T-90S.
O relatório da empresa Uralvagonzavod, que foi apresentado na internet (e removido posteriormente) não divulgava as características e equipamentos do MBT (Main Battle Tank), mas agora com imagens é possível analisar sua configuração.
Grande parte das modificações foram resultado da experiência russa na Síria. No MBT foram colocadas telas com proteção dinâmica integrada e grades. Exatamente as mesmas telas são instaladas no T-90MS, BMPT e T-72B3 com um complexo de proteção adicional, além disso é previsto a adição de DZ.
Estas modificações criam uma proteção mais segura diante de disparos efetuados contra a parte lateral do veículo por parte de armas como RPG-7 e SPG-9, bem como ATGMs leves. Novos blocos DZ também estão pendurados na torre.
Aparentemente, a revisão do JMA foi concluída – um complexo de observação modernizado do comandante. Ao mesmo tempo, a cobertura protetora do visor de imagem térmica foi refinado – recebeu um slot – um recorte para garantir a possibilidade de trabalho durante o dia sem remover a armadura.
Para garantir melhores condições de operação para a tripulação, o MBT está equipado com um aparelho de refrigeração termelétrico.
No geral, as opções escolhidas pelo Iraque podem ser chamadas de excelentes. Há apenas um adendo – ignore(?) a instalação do DZ “Relict” na parte frontal do casco. Apesar que esse adendo pode ser justificada pelo fato do fabricante e o cliente conhecerem mais sobre as propriedades reais diante de munições modernas que ameaçam o T-90S, de acordo com alguns relatos, extraídos dos diversos combates onde tal MBT esteve presente, foi possível adquirir as capacidades reais das mais modernas armas americanas e francesas, e isso gerou conhecimento que foi aplicado a esta nova versão.
Fonte: Defence.ru
Pingback: OS MBTs T-90 PRODUZIDOS PARA O IRAQUE SURGEM. | DFNS.net em Português