Secretário de Estado diz que EUA estão prontos para conversar com a Coreia do Norte

Tillerson faz discurso em Washington 12/12/2017 – REUTERS/Jonathan Ernst
Por David Brunnstrom e Christine Kim

 O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, propôs iniciar conversas diretas com a Coreia do Norte sem pré-condições, recuando da exigência norte-americana crucial de que primeiro Pyongyang precisa aceitar que abdicar de seu arsenal nuclear seria parte de qualquer negociação.

A nova abordagem diplomática de Tillerson surge quase duas semanas depois de a Coreia do Norte ter dito que testou com sucesso um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) que coloca todo o território continental dos EUA ao alcance de suas armas nucleares.

“Vamos simplesmente nos reunir”, disse Tillerson em um discurso no centro de estudos Conselho do Atlântico, em Washington, na terça-feira.

Mais tarde a Casa Branca emitiu um comunicado ambíguo que não esclareceu se o presidente Donald Trump – que disse que Tillerson perde tempo buscando o diálogo com os norte-coreanos – deu seu aval ao discurso.

“As opiniões do presidente sobre a Coreia do Norte não mudaram”, disse a Casa Branca. “A Coreia do Norte está agindo de uma maneira arriscada… as ações da Coreia do Norte não são boas para ninguém, e certamente não são boas para a Coreia do Norte”.

Em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lu Kang, disse que a China aplaude todos os esforços para amenizar a tensão e promover o diálogo para resolver o problema.

A China espera que os EUA e a Coreia do Norte possam encontrar um meio-termo e dar passos significativos para o diálogo e o contato, disse ele aos repórteres.

Antes da fala de Tillerson, o líder norte-coreano, Kim Jong Un, prometeu desenvolver mais armas nucleares enquanto condecorava pessoalmente cientistas e autoridades que contribuíram para o desenvolvimento do ICBM mais avançado de Pyongyang, noticiou a mídia estatal nesta quarta-feira.

Na terça-feira, Kim disse que os cientistas e trabalhadores continuarão a fabricar “mais armas e equipamentos de ponta” para “fortalecer a potência nuclear em qualidade e quantidade”, relatou a agências de notícias KCNA.

Embora reiterando a posição já antiga de Washington de que seu país não pode tolerar uma Coreia do Norte com armas nucleares, Tillerson disse que os EUA estão “prontos para conversar a qualquer momento em que eles estejam prontos para conversar”, mas que primeiro precisará haver um “período de silêncio” sem testes nucleares e de mísseis.

Já o Japão defendeu a estratégia de pressionar o regime a abrir mão de seu arsenal nuclear por meio de sanções.

Fonte: Reuters

Vice-chanceler russo elogia disposição dos EUA de negociar com Coreia do Norte, diz agência

Vice-ministro russo das Relações Exteriores Sergei Ryabkov, durante reunião na sede da ONU em Genebra, na Suíça 15/10/2013  – Foto: REUTERS/Fabrice Coffrini

A Rússia elogiou a declaração do secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, de que Washington está pronto para iniciar negociações diretas com a Coreia do Norte, disse a agência de notícias Interfax, citando o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, nesta quarta-feira.

Tillerson disse que negociações diretas com Pyongyang podem começar sem pré-condições, recuando de uma exigência chave dos EUA de que a Coreia do Norte primeiro aceite abrir mão de seu arsenal nuclear.

Reportagem de Polina Devitt

Fonte: Reuters

 

 

6 Comentários

  1. Quem será o OTÁRIO que Conversará com o TIOZINHO, talvez o BRASIL conversaria , desde 1889 , o Exercito decidiu que deveríamos abandonar a Liderança , para viver agarrado no Saco deles , fora disso , fica difícil encontrar um Otário maior !

  2. Ai sim!
    É bem melhor adotar uma postura de dialogo do que acirrar os animos

    Até pq não tem mais muita coisa que os EUA possam fazer a respeito…. é aceitar que a Coreia do Norte possui seu arsenal e lidar com isso da melhor maneira possivel

    Os norte coreanos não irão mexer com ninguem se ninguem mexer com eles

    • Rafa_positron, a conclusão é esta e é aquilo que os EUA estão fazendo: aceitando uma CN atômica.

      A estratégia do atual governo americano não deu certo, como era previsível, e eles tiveram que mudar. É claro que por motivos políticos não confirmarão uma mudança de atitude, mas é o que está acontecendo.

  3. Isso só um blefe. Os EUA não tem interesse em paz. Kaddafi confiou e deu no que deu.
    Daqui a pouco aplicam mais sanções contra CN.

  4. …………..não há nenhuma postura de diálogo….é conversa pra boi dormir…os EU quer ganhar tempo pra evitar que Seul vire cinzas e quem sabe até mesmo Tóquio….num conflito com armas convencionais os EU até poderia bater a Coréia do Norte porém no plano de armas atômicas a conversa é outra…..o Kimjong un não parece ser trouxa…………….

  5. Se a Kinlandia não tivesse persuasão nuclear, já estaria no pó. Não haveria diálogo, más mísseis e bombas. Não que devêssemos ter neste momento. Más nunca deveríamos ter aberto mão de desenvolver nosso arsenal nuclear. Deveríamos deixar em aberto a possibilidade, é ter a mão a tecnologia para desenvolver rapidamente, incluindo mísseis que pudessem ser convertidos para tal finalidade. Más mente pequena e fechada nós colocaram como uma nação menor na geopolítica mundial. Nós entregam a preço de bagatela.

1 Trackback / Pingback

  1. Secretário de Estado diz que EUA estão prontos para conversar com a Coreia do Norte | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.