Abertamente e sem vergonha: militares dos EUA planejam copiar armas russas

As metralhadoras russas são as melhores do mundo e as forças especiais dos EUA querem se apoderar delas a todo custo… copiando-as sem licença.

“Por que as forças especiais dos EUA querem fabricar metralhadoras russas?”, pergunta-se Michael Peck, analista militar norte-americano em artigo na revista The National Interest.

“Bastaria assistir a “qualquer vídeo de um conflito como o do Iraque ou Síria e a resposta se torna clara”, disse ele. “Muitos dos combatentes usam armas russas, soviéticas ou suas cópias, de fuzis e lança-foguetes a metralhadoras pesadas montadas em caminhonetes”, acrescentou o analista.

Segundo Peck, “quando as forças especiais dos EUA fornecem armas a alguns desses grupos eles têm que adquirir as armas russas em mercados internacionais de armamento”. O especialista sublinha que nessas circunstâncias os líderes do Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos (USSOCOM) fazem com que as empresas arranjem um plano para produzir armas russas.

Em outras palavras, os norte-americanos podem começar a produzir cópias de armas russas sem licença alguma ou através de simples roubos de propriedade intelectual, em termos jurídicos.

Tanto o especialista da National Interest como o Comando de Operações Especiais dos EUA estão conscientes disso. Peck tenta explicar: “perguntam-se se pode haver problema de direitos intelectuais com a produção de armas russas nos EUA sem licença, embora espiões russos e chineses não estejam nem um pouco interessados em possuir tecnologia dos EUA.”

“De qualquer maneira, parece uma ideia sensata e econômica produzir armas estrangeiras nos EUA em vez de recorrer a elas através de comerciantes internacionais de armas”, afirmou o analista.

O objetivo que o USSOCOM estabeleceu perante as empresas nacionais é “desenvolver uma capacidade doméstica inovadora para produzir cópias em pleno funcionamento de armas de fabricação estrangeira que sejam iguais ou melhores do que as produzidas a nível internacional”.

Mais especificamente, o USSOCOM quer que as empresas dos EUA estudem viabilidade “da engenharia reversa ou do redesign e produção interna de armas estrangeiras, como uma metralhadora leve com calibre de 7,62 x 54R que seja parecida com a metralhadora Kalashnikov [PK-PKM], de design russo, e uma metralhadora pesada de 12,7 × 108 mm semelhante ao NSV [Nikitin, Sokolov, Volkov], de design russo”.

Fonte: Sputnik

 

6 Comentários

  1. Deixe-os copiar. Não atingiram o mesmo grau de proficiência, mesmo que as copiem.

    Para o S-88: o Assad ainda não caiu?

  2. 7 de dezembro de 2017 at 19:16
    São tão boas as armas russas que até os Spetsnaz andam usando o HK-415 na Síria

    São tão ruins as armas russas, que até a maior potência do planeta copia.
    Desde os fins da IIWW !

  3. Russia e EUA não começaram a desenvolver e construir armas ontem.
    Estranho seria alguém copiando armas bolivianas por exemplo.

1 Trackback / Pingback

  1. Abertamente e sem vergonha: militares dos EUA planejam copiar armas russas | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.